segunda-feira, 23 de julho de 2012

honey beescotti


Achei tão bonitinho o título original que resolvi mantê-lo. É biscotti, vai mel, laranja cristalizada e alcaravia. Foi essa combinação de ingredientes que me deixou muito curiosa para preparar e receita. Percebi que ultimamente minha escolha de receitas é movida mais pela curiosidade que pela gula, isso deve ser bom, eu acho. Para a casca de laranja cristalizada você pode comprar pronta e nem é tão boa ou pode fazer quase de graça, com aquelas cascas que iriam para o lixo. Eu preparo usando a ótima receita do Pecado da Gula, é bem fácil, já fiz inúmeras vezes e sempre dá certo. A receita veio deste livro.


4 colheres (sopa) manteiga, amolecida
¾ xícara açúcar
3 colheres (sopa) mel, preferencialmente aromatizado
¼ colher (chá) sal
2 ovos grandes
1 ½ colher (chá) baunilha
3 colheres (sopa) casca de laranja cristalizada
1 ¾ xícara farinha de trigo
1 colher (chá) fermento em pó
2 colheres (chá) alcaravia (kümmel)
½ xícara amêndoas, grosseiramente picadas

Numa tigela misture a manteiga, açúcar, mel e sal. Bata por 3-4 min, ou até ficar um creme claro e fofo. Adicione os ovos, baunilha e misture até combinar. Coloque a laranja cristalizada e misture. Numa outra tigela, misture a farinha, fermento e alcaravia. Adicione à mistura de manteiga, aos poucos, batendo bem após cada adição. Por útlimo misture as amêndoas. Coloque a massa sobre um prato forrado com papel alumínio leve à geladeira por 1 hora. Passado o tempo, despeje a massa sobre uma superfície enfarinhada - pode ser necessário adicionar mais farinha, umas três colheres de sopa, se a massa estiver muito grudenta. Divida a massa ao meio e forme duas toras, com uns 30cm cada. Coloque as toras numa assadeira forrada com papel manteiga, deixando uns 10cm de distância, e leve à geladeira por 30 min, ou até firmar. Enquanto isso pré-aqueça o forno a 180ºC. Coloque a assadeira no forno por 30min, ou até dourar e ficar levemente firme. Retire do forno, abaixe a temperatura do forno para 135ºC - deixe uma colher de pau segurando a porta para o forno ficar entreaberto. Quando as toras estiverem mornas, faça cortes diagonais usando uma faca serrilhada, formando fatias de aproximadamente 1 cm de espessura. Disponha os biscoitos sobre a assadeira e retorne ao forno (ainda nos 135ºC) assando por 20min, vire os biscoitos e asse por mais 20 min. Retire na forma e deixe esfriar sobre uma gradinha antes de guardá-los em pote hermético.
rende cerca de 3 dúzias

11 comentários:

  1. NUNCA FIZ BISCUIT MAS TENHO VISTO RECEITAS BEM INTERESSANTES E ESTOU COM VONTADE DE FAZER.
    ESTES FICARAM COM MUITO BOM ASPECTO E ACHEI OS INGREDIENTES MUITO BONS.
    BOA SEMANA
    BJ

    ResponderExcluir
  2. nossa, com meu chá de maracujá os assado-duas-vezes devem ficar incríveis!

    e fiquei mega inacreditável com a facilidade de fazer laranjinha cristalizada - e escandalizada com os valores apontados na postagem praticados pelo FUÉM mercado municipal. quero cristalizar TUDO agora.

    =*

    ResponderExcluir
  3. Que delícia de título e de biscotti! Perfeito para matar a fominha do meio da tarde...

    Bjão

    ResponderExcluir
  4. Sou um grande fã de biscotti!!
    E estes devem ser deliciosos, com essa combinação de ingredientes :)

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não fiz...mas tenho visto algumas receitas aqui e estou ficando curiosa!!!
    Tenho que fazer logo...logo!!!

    Bjs...Uma linda semana!!!!

    ResponderExcluir
  6. o titulo é lindo mesmo...intrigante a combinação! tb estou curiosa para saber o sabor...foto linda, deu vontade de provar!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Parece ter ficado muito bom.Essas canequinhas ficaram lindas.Também gosto muito das receitas da Akemi.Vou experimentar qualquer dia.Beijos e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  8. Tati,
    suas propostas são sempre tão harmoniosas.
    Já consegui encontrar a alcaravia!! Ando empolgada em experimentar.
    Adorei seus beescotti tão originais.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  9. Tati,

    Adorei o nome beescotti, rsrs. Recentemente eu fiz biscotti, tivesse visto esta receita antes, teria feito com certeza, agora fica para a próxima vez, rsrs.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Faço sempre uma casca de laranja em calda que peguei no livro do David Lebovitz, dei uma olhada na receita da Akemi e parece bem fácil mesmo! Que delícia de biscotti, hein, Tati? Bjão!

    ResponderExcluir
  11. Tatiane, adoro esses biscottis, com laraja deve ser delicioso...os teus ficaram lindos!
    Tenha um lindo sábado!!

    ResponderExcluir