terça-feira, 3 de abril de 2012

pão de centeio "judeu"



Tem sido realmente divertido fazer pão caseiro, tento fazer a cada dez dias mais ou menos, porque em casa não conseguimos dar conta. O marido até pediu um pão branco dessa vez, mas estou numa fase tão, tão... integral que farinha refinada me parece meio sem graça. São fases, sempre fases e daqui a pouco passa. Aqui a receita pede farinha de glúten, eu uso da Macrozen, (deve vender em lojinhas de produtos naturais, por aqui eu compro na Liberdade). Além desta receita, a farinha de glutén pode ser usada para preparar "farinha para pães" caseira, adicionando uma colher de sopa da farinha de glúten para cada xícara de farinha de trigo.
Dos pães recentes que preparei elegi este como o melhor: saboroso, fácil de sovar, cresce bem. As sementes de alcaravia não são obrigatórias, mas sua presença melhora consideravelmente o resultado. Receita aqui.

1¼ xícara água morna
4 colheres (sopa) manteiga, amolecida
2 colheres (sopa) mel, morninho
2 ½ colheres (chá) fermento biológico seco
1 colher (chá) sal
2 a 3 colheres (chá) alcaravia , ou kümmel (opcional)
1 2/3 xícara farinha de centeio
2 xícaras farinha de trigo branca
¼ xícara farinha de glúten
¼ xícara leite em pó

Misture a água, manteiga, mel e fermento, deixe alguns minutos, até começar a espumar. Numa tigela grande coloque o sal, alcaravia, centeio, 1xícara da farinha de trigo, farinha de glúten e leite em pó. Adicione a mistura líquida às farinhas e sove a massa, adicionando o restante da farinha de trigo aos poucos (pode não ser necessário usar toda a farinha, se a massa não estiver grudando nas mãos, pare de colocar farinha, o excesso pode deixar o pão muito seco). Sove por uns 10min. Coloque a massa numa tigela enfarinhada, cubra com filme plástico e um pano, deixe num lugar morno, sem corrente de ar, por 30-45min, ou até dobrar de tamanho. Retire a massa da tigela, coloque numa superfície enfarinhada e retire o ar da massa, afundando-a. Faça o formato desejado ao pão - ou coloque numa forma untada - e deixe crescer novamente no local morno, por mais 30min. Enquanto isso, aqueça o forno a 180ºC. Asse o pão por 35-43min, ou até que  faça um ruído oco quando bater na parte debaixo do pão.