29.3.12

muffins integrais com mirtilo e chocolate


Marquei esta receita faz um tempão, e lá ficou esquecida entre as dezenas de outras. Até que a curiosidade me venceu: blueberry e chocolate meio-amargo combinam? Fui lá preparar, na primeira vez deu errado, só lembrei do açúcar aos 45 do segundo tempo, e mesmo ficando esquisitões gostei bastante do resultado (quando uma receita de muffin indicar "não mexa demais a massa" pode ter certeza que isso tem um motivo). E resolvi fazer de novo, dessa vez sem nenhuma desatenção à lista de ingredientes e até o marido que torce o nariz para as blueberries disse que ficaram saborosos.
Ah, eu usei papel manteiga como forminhas, só para fazer uma graça, e olha, funcionou melhor do que qualquer forminha de papel que já tenha comprado na vida!

1 xícara farinha de trigo branca
1 xícara farinha de trigo integral
1 ½ colher (chá) bicarbonato de sódio
pitada de sal
2 colheres (sopa) cacau em pó sem adição de açúcar
2/3 xícara açúcar mascavo
1 colher (chá) canela em pó
1 ovo grande
1 colher (chá) baunilha
¼ xícara manteiga, derretida
1 xícara leite
1 xícara mirtilos (usei congelado)
½ xícara chocolate meio-amargo picado, ou gotas
açúcar granulado, para polvilhar (opcional)

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Numa tigela grande misture as farinhas, bicarbonato, sal, cacau, açúcar e canela. Em outra tigela menor coloque o ovo, baunilha e leite, misture bem. Coloque a mistura líquida sobre os ingredientes secos, mexa somente até incorporar tudo, não misture demais. Adicione os mirtilos e chocolate picado, misture. Coloque a massa em forminhas preparadas, salpique o açúcar granulado - se usar - e leve ao forno por 18-25min, ou até um palito sair seco. Deixe esfriar sobre uma gradinha. 
Fiz meia receita acima e obtive 6 muffins.

15 comments:

  1. Que muffins tão apetitosos, fiquei com vontade de experimentar!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  2. Oi querida
    Acho um charme usar papel manteiga como forminhas!
    Amo mirtilo e adorei teus muffins!
    Bjo grande
    Léia

    ReplyDelete
  3. Tati, querida,

    Fiquei muito interessada nestes muffins e vou
    levar a receita, rsrs. O uso do papel como forminha
    é mesmo uma idéia bacana, rsrs.

    Beijoca e boa tarde!

    Ah, a receita daquelas bolachinhas do meu último post
    já indicava o uso da farinha de arroz, eu não fiz substituições.
    Mas fui obrigada a fazer acréscimo (como o da xícara de amido),
    porque a massa ficou super mole, quase de bolo, rsrs.

    ReplyDelete
  4. ficaram com excelente aspecto. E claro, chocolate e mirtilos é uma combinação deliciosa, portanto estes queques devem estar igualmente bons :)

    ReplyDelete
  5. ABSOLUTAMENTE LINDOS HEEIN. O MC CAFÉ VENDE UNS QUE SÃO EXATAMENTE IGUAIS A ESSE, AMEI ESSA COISA DO PAPEL MANTEIGA, VOU TESTAR. FIQUEI COM DUAS DÚVIDAS. VC DISSE QUE FEZ MEIA RECEITAS, MAS O QUE VC PASSOU FOI A RECEITA INTEIRA OU SÓ MEIA MESMO? E SERÁ QUE POSSO FAZER SEM O TRIGO INTEGRAL?
    UM ABRAÇO

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nunca comi esse do McCafé - o preço me assusta! A receita que posto é sempre inteira, só indico que fiz metade para eu ter uma idéia de rendimento em futuras consultas, afinal, o blog também é meu caderno de receitas, rs. Já corrigi no texto pra ficar mais claro.

      Delete
    2. Ah, sim. Esqueci da outra pergunta. Pode fazer só com farinha branca também :)

      Delete
  6. Deliciosa combinação sem dúvida!Ficaram muito bonitos tbm!
    Achei a ideia do papel manteiga nas forminhas muito charmosa e se funciona bem, ficou melhor ainda!
    bjs,

    ReplyDelete
  7. Também gosto de usar assim o papel Tatiane!
    E agora fiquei eu curiosa com o sabor dos mirtilos com o chocolate :)
    Que lindos!
    Um beijinho.

    ReplyDelete
  8. Tatiane, fiquei aqui de boca aberta, devem ter ficado deliciosos, receita anotada...ah, e a idéia do papel manteiga também...rs!
    Bjuss!!!

    ReplyDelete
  9. o aspecto deles é muito apelativo, devem ser uma dleicia!

    bjs

    ReplyDelete
  10. Hummm, divino!!!Integral melhor ainda!!!

    Bs...

    ReplyDelete
  11. que jeitosas suas forminhas home made...

    ReplyDelete
  12. huM!!! Tati, eu tbm prefiro usar papel manteiga em forminhas convencionais...
    Beijoka pra vc e ótima semana!

    http://amenidadesdekelly.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  13. É verdade, esse é um segredinho do muffin, não mexer demais.
    Acho que todas nós temos uma lista interminável de "receitas a fazer", que ficam, como a minha, alguns anos na espera...
    Gostei da forminha improvisada, mas o muffin..., sobrou algum pra mim?
    Boa semana!

    ReplyDelete