5.4.12

bolo de chocolate - para a páscoa e para o ano inteiro



Confesso que não sou muito chegada em ovos de Páscoa, seja pela qualidade de uns ou o preço de outros raramente me animo a comprar para mim. Prefiro usar um chocolate decente em docinhos como este bolo, que sacia a vontade por chocolate e ainda tem aquele gostinho de "fui eu que fiz". Esse eu fiz, sujei mais louça que o necessário, a batedeira parou de funcionar no momento crucial (pois é, de novo) e tive que bater as claras em neve na mão, quebrei meu velho fouet... e depois de toda esta epopéia, bolo ficou delicioso, bem molhadinho e valeu a pena! A receita veio do Ready for Dessert.

280g chocolate meio-amargo, picado ou gotas
½ xícara (115g) manteiga com sal (usei s/ sal e coloquei uma pitada)
1 colher (sopa) café espresso
½ colher (chá) baunilha
6 ovos grandes, temperatura ambiente
¼ xícara (50g) + 2 colheres (sopa) açúcar
2 colheres (sopa) sementes de cacau (opcional)
cacau em pó, para polvilhar a forma
açúcar de confeiteiro, para polvilhar o bolo (opcional)




Pré-aqueça o forno a 175ºC, unte uma forma redonda de 23cm* e polvilhe com cacau em pó. Numa tigela grande coloque o chocolate, manteiga picada e o café. Derreta, misture bem e adicione a baunilha. Reserve. Separe as claras das gemas. Com as gemas misture ¼ xícara do açúcar e bata até formar um creme fofo e claro. Com as claras, bata em neve até incorporar, adicione o açúcar restante e bata até formar picos suaves. Coloque a mistura de gemas na tigela do chocolate. Adicione metade da clara em neve, misture delicadamente, coloque a outra metade de clara e misture, envolvendo o creme debaixo para cima, mas não misture demais. Coloque a massa na forma preparada, salpique as sementes de cacau, se usar, e leve ao forno por 25min, ou até que o centro da forma esteja levemente balançando. Deixe esfriar completamente, antes de desenformar e para isso passe uma faca pelo entorno da forma. Polvilhe com açúcar de confeiteiro, se desejar.
Para diminuir o risco do bolo queimar no fundo, sempre coloco uma assadeira embaixo da forma. Nos bolos que levam uma grande quantidade de chocolate, o risco de queimar é maior.
* Fiz 2/3 da receita acima, coloquei numa forma redonda de 20cm com fundo removível e deu certinho.