segunda-feira, 16 de abril de 2012

almôndegas com parmesão



Acho que eu vivo em busca da "almôndega perfeita", já fiz com outras carnes, experimentei outras receitas com carne bovina que foram mais ou menos emocionantes. A última testada foi essa, ainda não é a perfeita mas me agradou muito pela simplicidade e rapidez do preparo, além combinação de ingredientes: nunca imaginei que noz-moscada se harmonizasse tão bem com carne! Receita do livro aqui.

750g carne moída
½ xícara queijo parmesão, ralado na hora
4 pitadas de noz-moscada, ralada na hora
¼ xícara salsinha picada
sal e pimenta-do-reino
4 colheres (sopa) de óleo

Coloque a carne numa tigela grande, tempere com sal e pimenta. Adicione a noz moscada, parmesão e salsinha, e usando as mãos, misture bem todos os ingredientes. Com as mãos umedecidas, faça bolinhas com a massa, de aproximadamente 2cm. Coloque metade do óleo numa frigideira grande, leve para aquecer em fogo médio e coloque metade das bolinhas de carne e frite, faça movimentos circulares com a frigideira, para as almôndegas dourarem por todos os lados. Quando estiverem cozidas, cerca de 5 min no fogo, retire,  coloque num prato de servir e repita com a outra metade de óleo e bolas de carne.
Rende 6 a 8 porções. Faço cerca de 1/3 da receita para duas pessoas bem servidas.

16 comentários:

  1. Pois esta receita me parece perfeita e deliciosa demais Tati

    beijos e obrigada por partilhar!

    ResponderExcluir
  2. Tati,
    que maravilha de almondegas :)
    Devem ser mesmo uma maravilha, com o parmesão que dá um belo toque!
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  3. Sabe o que mais me chamou a atenção neste prato? O Molho de tomate lindo lindo que esta acompanhando as almondegas rsrsrs. Pena que não tem a receita dele hein. Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Noz moscada sempre uso para temperar carne de boi gosto muito, na costela de boi então fica excelente, o que nunca tinha usado era queijo nas almôndegas, mas gostei muito da sugestão e as almôndegas ficaram muito apetitosas.
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Oi, Tati,

    Aqui eu já cheguei à receita perfeita de almôndegas
    de frango, mas a de carne também tem deixado a desejar.
    Agora estou com umas idéias, que pretendo botar em prática, rsrs.
    Considerei esta diferente, pelo acréscimo do queijo, rsrs.

    Beijoca e boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Com esse molhinho impossibel não gostar ficaram pefeitas!

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Lá em casa era assim também, Joãozito adora almôndegas e eu vivia testando uma ou outra receita, até fazer uma do Jamie e daí nunca mais mudei.
    Que lindas ficaram, hein, querida? Deu fome!

    xx

    ResponderExcluir
  8. Hummm, ficou muito apetitoso!!!
    Aqui em casa meu filho é fã!!!

    Tem sorteio lá no blog passa lá!!!!!!!

    Bjs...

    ResponderExcluir
  9. Tatíssima!
    O que é esse molho?! Encorpadinho com cara de mamma, amei!
    A foto também ficou linda... clarinha e bem posicionada =)
    ... a carninha 'iêu tem dó', né?!...rs
    Um bejim e tenha uma semana linda e bem fresquinha!

    ResponderExcluir
  10. Nossa... Ficaram lindas e, com certeza, deliciosas!!!
    Receita anotada =D

    Beijos
    Lari

    ResponderExcluir
  11. Adoro almondegas! Por acaso coloco sempre noz-moscada na carne de vaca picada, e também um pouco de canela. Resulta na perfeição!

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro almôndegas, e adorei a tua sugestão.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Querida Tati
    Quando comia carne também adorava almôndega!
    Pegava um pão de queijo grandão e recheava com a almôndega!
    Ótima receita! Lindo aspecto.
    Bjos
    Léia

    ResponderExcluir
  14. Essa é uma busca minha também, e por esse motivo vou logo levando sua receita a apresentação esta perfeita.

    Eli

    ResponderExcluir
  15. Essa receita é bem parecida com a que minha avó fazia, a noz moscada dá um sabor especial.
    A foto está linda! bjs

    ResponderExcluir
  16. Querida Tatiane,
    ADOREI!!! Fiquei com água na boca!!! A apresentação ficou LINDA!!!
    Ah!!! Se você se interessar em conhecer Okara... Você pode encontrar em lojas que vende produtos orientais como tofû...
    Grande beijo, Irene

    ResponderExcluir