quinta-feira, 19 de abril de 2012

brownies de cacau com nozes



Procuro evitar comer doces durante a semana, na maior parte do tempo as frutas e café adoçado dão conta do desejo por açúcar. Mas há épocas que isso não é suficiente, e para não atacar a primeira lata de leite condensado que aparecer na frente, prefiro escolher um docinho gostoso e bem-feito, afinal, se for para enfiar o pé na jaca, que seja bem-feito, décadence avec élégance (da versão tosquíssima da Deborah Blando, mesmo). E lá estava eu preparando estes brownies antes mesmo do café da manhã! Não, eles não serviram de desjejum, antes que vocês façam mau juízo de mim - eu sei que não fariam ;)
Receita do Bittersweet.

10 colheres (sopa) manteiga sem sal*
1 ¼ xícara açúcar
¾ xícara + 2 colheres (sopa) cacau em pó
¼ colher (chá) sal
½ colher (chá) baunilha
2 ovos grandes
½ xícara farinha de trigo
2/3 xícara nozes, opcional

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma quadrada de 20cm** e cubra com papel alumínio, deixando um pedaço extra de papel para fora da forma, que servirá de alça no momento de desenformar. Numa tigela misture a manteiga, açúcar, cacau e sal, e leve ao fogo em banho-maria até a manteiga derreter, mexa bem. Retire do fogo e deixe amornar um pouco. Adicione a baunilha, em seguida coloque os ovos, um a um, mexendo vigorasamente a massa. Adicione a farinha e mexa até incoporar bem à massa. Coloque as nozes, se usar e misure. Despeje a massa na forma preparada, nivele e então leve ao forno por 20-25min, ou até que um palito saia úmido quando inserido no centro da forma (com algumas migalhas, não molhado). Deixe esfriar completamente sobre uma gradinha. Desenforme, levantando cuidadosamente o papel - primeiro desgrude todos os lados da forma, só então levante o papel para retirar massa (já quebrei alguns brownies por retirar direto o papel). Corte em quadradinhos. 
rende: 16 ou 25 quadradinhos, depende do tamanho.
*Minha medida de colher de sopa de manteiga é sempre 10g. 
** Fiz meia receita acima e coloquei numa forma quadrada de 15cm, rendeu 9 quadradinhos.

21 comentários:

  1. Olha eu também evito os doces mas eu comeria sem culpa um quadrado desses e ficaria feliz por demais viu?!

    Eli

    ResponderExcluir
  2. Parece bem legal, no ponto perfeito! Gostei muito do seu blog, os fotos faz voce querer fazer :-) Entendo também que voce quer evitar muitos doçes durante a semana. Eu cortei os carboidratos na meu cardapio, mas aprendi fazer doces sem farinha ou açucar e só com adoçantes naturais. Se voce quer experimentar um brownie com nozes, mas sem acucar ou outros carboidratos tenta este. Ficou muito bom!: http://maisgorduramenoscarboidratos.com/2012/04/08/brownie-intense-bolo-de-chocolate-do-setimo-ceu/

    No meu blog voce tambem acha outras receitas de doçes mais saudaveis , sem açucar, que voce pode experimentar (torta de limão, brigareiros, etc.) Bemvinda!
    Bjs Maria

    ResponderExcluir
  3. Quem me dera ter um pequeno almoço assim. Mas fico-me pelo pão caseiro, que também não é mau. Doces só mesmo ao fim de semana :)

    ResponderExcluir
  4. Esses brownies ficaram de fazer água na boca, bem escurinhos, fiquei com água na boca!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Tati,
    que gulosa elegância :)
    Concordo com você, às vezes temos mesmo de saciar nossas gulas com algo assim, feito por nós e bem delicioso. Também tento não comer doces durante a semana.
    Adorei seus brownies, aliás saio daqui com uma vontade enorme de comer chocolate :)
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  6. Wouw!!!! ficaram fantàsticas estas brownies, mt dificil lhe resistir!

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. É, tem dias que só mesmo com chocolate...rsrs Hoje pra mim é um deles...afff
    Adorei os brownies Tati, mas às vezes até de café da manhã a gente pode se permitir#junkiefoodlover...kkk

    Outro dia estava pensando no nosso encontro, ando com uma noção de tempo meio surtada, fazem 2 meses e a mim me pareceu anos!...engraçado. Qualquer dia vamos marcar outro café?

    beijos querida

    ResponderExcluir
  8. Querida Tati
    Infelizmente como doce todos os dias, é mais forte do que eu!:(
    Jamais faria mal juízo de ti, mas você faria de mim, pois não tenho ora para "degustar" doces!
    Salivei com a tua receita.
    Bjos
    Léia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Léia, também jamais faria mau juízo de vc :D
      Ultimamente o colesterol tem me assustado mais que a balança, por isso prefiro passar uns dias sem doces a correr o risco de nunca mais poder comer :/

      beijos!

      Excluir
    2. O Michele também estava com o colesterol alto, então fiz uma dieta drástica para ele e agora está tudo ok!
      Se cuida amiga!
      Bjo grande
      Léia

      Excluir
  9. Eu tb sou muitoooo fã de doces!!!E não consigo ficar um dia sem comê-lo!!!
    Mas principalmente nas épocas de tpm!!! Isso é muitooooo dificil, mas mês passado não comi doces!!!rsrs ! Acredita? Isso é raridade!
    E estes brownies estão magnificos!!!

    Bjs...

    ResponderExcluir
  10. TAMBÉM ADORO DOCES E ESSES BROWNIES SE ESTIVESSEM AQUI JÁ TINHAM IDO.
    ESTÃO PERFEITOS...UMA DELICIA COM TODA A CERTEZA.
    BSJ

    ResponderExcluir
  11. Tati, querida,

    A foto diz: sou irresistível! rsrs. Eu tenho procurado fazer doces só no fim de semana, o que aqui não resolve nada, pois o povo compra doce e come! rsrs. Tô rindo mas isto me aborrece.

    Beijoca e boa noite!

    ResponderExcluir
  12. Querida Tati,
    Fiquei sem palavras... Fiquei babando olhando essa foto... Que DELÍCIA!!!
    Grande beijo, Irene

    ResponderExcluir
  13. ai, ai, bráunis.
    amor em quadradinho.

    ResponderExcluir
  14. Tati, eu até tento evitar de ver essas receitas... Mas é mais forte que eu! rss Adorei sua receita! Tenho que fazer tbm!
    Beijinho e bom final de semana! Vamos aproveitar sábado e domingo para tirar o atraso nos nossos doces ;-)

    http://www.amenidadesdekelly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. ai, ai, bráunis.
    amor em quadradinho²

    AMO a voz da Deborah Blando :)

    Qdo preciso de uma dose extra de chocolate, faço essa receita:
    http://acozinhacoletiva.blogspot.com.br/2010/10/dica-rapida-de-um-bolo-demorado.html

    Mas uso chocolate com 70%de cacau e apenas 50 gr de açúcar.
    Aqui em casa é a medida perfeita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E já tem dois anos que eu faço a receita pelo menos uma vez por mês :D

      Excluir
  16. Adoramos o seu blog,é maravilhoso e sempre estamos por aqui conferindo todas as novidades.
    Desejamos a vc uma ótima semana cheia de muito amor e paz.
    Super beijos da Glorinha.
    Estamos com a campanha G+1 e contamos com a sua participação.
    http://sbrincos.blogspot.com
    http://www.airu.com.br/loja/sobrincos

    ResponderExcluir
  17. Oi Tatiane, entrei para procurar uma receita de brownies,
    mas já vi que tem muitas receitas deliciosas.

    bjs

    Neide Medeiros
    www.kalanguinho-rosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Chocolate + Nozes = Brownie só pode ser delicioso!

    JotaSousa
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderExcluir