23.2.12

doce de abóbora com coco


"A doçaria brasileira, minha amiga, é muito doce". Essa frase foi de uma professora de antropologia que conheci na faculdade - uma figura, em todos os sentidos. Não me lembro do contexto da fala, só de um causo que ela contou, que ofereceu quindins para alguns amigos ingleses e eles não gostaram pelo excesso de açúcar. Essa frase voltou tão forte na minha cabeça, que procurei para ler Açúcar, do Gilberto Freyre, tema daquela aula há uma década atrás.
E o que a frase tem a ver com doce de abóbora? Foi a primeira coisa que me veio à cabeça quando comi uma colherada grande desse doce. Delicioso e um pouco doce demais para o meu paladar de hoje. Já minha mãe, a formiga-mór da família, achou que estava no ponto. E falando em ponto, achei um pouco difícil encontrar o ponto certo do doce, tive receio de cozinhar demais e ficar puxa-puxa, e acabei deixando um caldinho extra - mas acho que isso varia de acordo com a preferência pessoal.
Encontrei várias receitas de como fazer, e preferi ficar com esta aqui.

500g abóbora picada em cubos de 2cm
250g açúcar
6 cravos-da-india
3 paus de canela
½ xícara coco ralado, usei em flocos e adoçado

Numa panela grande coloque a abóbora, açúcar, caro e canela, misture bem e deixe a abóbora cozinhando até ficar macia. Retire os pedaços com uma escumadeira e amasse com um garfo (pode usar um amassador de batatas também), volte tudo para a panela e deixe cozinhar até secar, mexa de vez em quando. Adicione o coco, misture bem. Mantenha na geladeira.

16 comments:

  1. lindo demais. a cor, a textura, nhaaam.
    adoro dodeabó...

    ReplyDelete
  2. Adoro doce de abobora e este com coco ficou 5* amiga!bjs

    ReplyDelete
  3. Os doces brasileiros, além de super doces, têm as receitas mais requenguelas ever, não? Instruções incompletas - todo o poder de adivinhação do cozinheiro posto à prova - medidas esquisitas (1 prato de alguma coisa - q?). Mas o teu doce tá lindo demais, hein? Luminoso! Deu vontade de roubar um pouquinho. :)

    Beijo, querida!

    ReplyDelete
  4. Hummm... eu adoro abóbora, esse docinho deve ser maravilhoso.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  5. É sem dúvida alguma o meu doce favorito!
    Ficou lindo o teu!
    Beijinhos grandes.

    ReplyDelete
  6. Este doce ficou com uma cor linda uma textura excelente.

    Beijinho

    ReplyDelete
  7. Adorei esse doce! Bem docinho mas sabe tão bem, não é mesmo? Nós por cá também temos alguns doces bem doces, principalmente os da doçaria conventual.
    Um beijinho.

    ReplyDelete
  8. Aqui em casa tb é assim, gostam de tudo doce d++++++!!!!
    Eu faço sempre ao meu gosto e não é que depois as formiguinhas vão no açúcareiro colocar mais!!!rsrs

    O seu doce ficou lindíssimo, com uma cor de dar água na boca!!!

    Bjs....

    ReplyDelete
  9. É meu doce caseiro preferido, pois me leva a uma infância feliz!
    Está lindo teu doce, já do meu, só me resta um pouquinho, mas tenho outra abóbora na espera!rs...
    Bom fim de semana...

    ReplyDelete
  10. Tati querida
    Doce de abóbora é o meu preferido!
    O Michele também acha os doces brasileiros muuuuuuito doces!
    Teu doce ficou com uma cor linda.
    Bjim
    Léia

    ReplyDelete
  11. hummmmm... delicia!!! E a cor desse doce, gente?? Só a cor já me convida para comer.

    www.mulhersemmanual.blogspot.com

    ReplyDelete
  12. Tati,

    É verdade: nossos doces são mais doces (e os salgados são mais salgados! rsrs). Mas este doce ficou lindo demais!

    Beijoca e boa noite!

    ReplyDelete
  13. Oi Tatiane,
    Esse é dos melhores doces pra mim.Não tinha uma receita, vou adotar a sua, experimentar e depois lhe e conto.
    Bj,
    Lylia

    ReplyDelete
  14. Um dos meus doces favoritos :)

    ReplyDelete
  15. Adoro doce de abobora, meu pai fazia um campeão. E tambem acho os doces brasileiros - principalmente os do norte/nordeste - dulcíssimos. Brinco que qualquer doce nesta região começa com 2 kg de açucar, depois eles pensam o resto...abs!

    ReplyDelete
  16. Gostei muito! Doce de abóbora é uma delicia! Estou doido pra tentar fazer essa receita!

    ReplyDelete