20.2.12

pão com azeite e herbes de provence


Vira-e-mexe o bichinho do pão me pica e volto a fazê-los com frequência. Até então nenhuma receita nova, só repetindo aquelas que deram certo. Sinceramente tenho muita preguiça de sovar a massa por dez minutos, minha batedeira - apesar de ser planetária - funciona como um fusquinha para bater massas pesadas, e o único jeito é fazer no muque. Descobri que colocar os fones de ouvido enquanto sovo a massa (assim como faço na esteira, coisa que detesto fazer) ajuda muito o tempo passar.
Pãozinho muito saboroso e aromático, oferecimento de Thin Lizzy. Ah, receita peguei aqui.

7g fermento biológico seco
1 colher (chá) açúcar
1 xícara água morna
¼ xícara azeite
1 colher (chá) sal
2 ½ xícaras farinha de trigo
1 colher (sopa) herbes de provence

Numa tigela coloque o fermento, água e açúcar, misture bem e deixe por 10min. Numa tigela grande coloque o azeite e sal, então coloque a mistura de água e mexa bem. Adicione cerca de 1 ½ xícara da farinha, incorpore e coloque herbes de provence. Vá sovando a massa enquanto adiciona o restante da farinha (pode ser necessário mais ou menos farinha, lembre-se de não colocar farinha demais, senão o pão ficará seco). Sove por 10-15min. Coloque a massa na tigela, cubra com um pano e deixe num lugar morno por 45min. Passado o tempo, amasse algumas vezes a massa, para retirar o ar, dê o formato desejado e deixe fermentar por mais 30min no lugar morno. Enquanto isso pré-aqueça o forno a 200ºC, coloque a massa sobre uma assadeira polvilhada com farinha, faça uns cortes sobre a massa. Se preferir pincele manteiga derretida sobre a massa (eu fiz isso e a parte sem manteiga dourou mais, vai saber...). Leve ao forno por 25min, ou até ficar totalmente assado.

9 comments:

  1. Lindo pão e com herbes de province deve ter ficado bem saboroso!

    ReplyDelete
  2. Tati querida
    Adorei a tática do fone de ouvido - hehehehe!
    Teu pão ficou lindo!
    Bjim
    Léia

    ReplyDelete
  3. Gostosíssimo!

    kkkk...e gostei da dica dos fones de ouvido, acho que vou colocar em prática!!

    Bj
    Bom dia!

    ReplyDelete
  4. aaah, permanece o sonho da vida: fazer meu próprio pão.

    e a pregui, fica onde?
    =***

    ReplyDelete
  5. Tbm não tenho muita paciência para sovar, mas a ideia dos fones é ótima e o pão ficou lindo!
    Bj e boa semana...

    ReplyDelete
  6. Amei a sua dica!!!
    E o pão está maravilhoso!!!

    Bjs....

    ReplyDelete
  7. ESTOU ME ENCANTANDO EM FAZER PÃO EM CASA TB, TENHO ALGUMAS RECEITAS SEPARADINHAS PRA ME AVENTURAR RSRS
    ESSA FICOU MUITO LINDA HEIN

    ReplyDelete
  8. Tatiane, que belo pãozinho, super aromático. Seu perfume chegou no lado de cá :)
    Também eu por vezes tenho preguiça de o fazer, mas depois sabe sempre tão bem, não é?
    Um beijinho.

    ReplyDelete
  9. Tati,

    Já eu gosto de sovar massa de pão, encaro como um pequeno exercício, rsrs. Este pão fica bonito e deve ficar muito saboroso, os ingredientes dizem tudo! rsrs.

    Beijoca!

    ReplyDelete