segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

bolo (simples) de chocolate


Faz meses que comprei o Bittersweet e estava parado na estante. Num primeiro momento até me arrependi da compra, mas depois, olhando bem, percebi que vou usá-lo bastante daqui pra frente.
Este bolo me chamou a atenção pela possibilidade de usar as velhas e boas claras congeladas (agora elas acabaram, o horror). Me atrapalhei um pouco com os tempos de batedeira cronometrados, deixei o celular todo sujo de farinha, fiquei com medo do bolo não crescer por isso, soltei gritinhos em frente ao forno quando vi que o bolo cresceu... E o melhor de tudo: esse bolo de gostinho de infância, justamente por não ser amanteigado, fica macio e esfarelento, lembrou muito os bolos que minha mãe fazia quando era criança...

1 xícara + 2 colheres (sopa) açúcar
1 xícara farinha de trigo
½ xícara cacau em pó natural
3/8 colher (chá) bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) sal
4 colheres (sopa) manteiga, temperatura ambiente
1 ovo gelado
2 claras geladas
1¼ colher (chá) café solúvel
1 colher (chá) baunilha
½ xícara leite semi-desnatado, gelado
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e polvilhe com farinha uma forma de furo no meio de 20cm (ou que tenha capacidade para 6 xícaras). Na tigela da batedeira coloque o açúcar, farinha, cacau, bicarbonato e sal, misture com uma colher. Adicione a manteiga, ovo e claras. Ajuste um timer para 2min e ligue a batedeira em velocidade média, quando os ingredientes secos ficarem incorporados e mais úmidos, aumente a velocidade para alta e complete os 2min. Enquanto isso misture o café, baunilha e leite. Adicione à massa e bata por mais 2 min. Coloque a massa na forma preparada (coloquei uma assadeira embaixo) e leve ao forno por 35-40min. Não asse demais para não ressecar. Deixe esfriar sobre uma gradinha antes de desenformar. Se preferir, polvilhe com açúcar de confeiteiro.

17 comentários:

  1. Gosto da consistência do bolo, parece ter ficado muito fofinho. E para mim os bolos simples são os melhores :)

    ResponderExcluir
  2. gritinhos na frente do forno é o tempero!
    ;)

    belo bolo. eu já ia jogar trocentos litros de cobertura também, eeee.

    ResponderExcluir
  3. Como dizes, simple e eu acrescento bonito e perfeito, adoro estes bolinhos simples são os que melhor sabem!!!!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Bolo lindo e fofinho hein, mas só uma coisa, 3/8 de colher de chá é osso, nem imagino medindo isso rsrsrsr difícil

    ResponderExcluir
  5. D Augusto, se vc tiver aquele kit de colheres medidoras, basta colocar 1/4 + 1/8 de colher de chá.

    ResponderExcluir
  6. Tati, esse bolo está de matar viu?! Passando para desejar uma ótima notícia e tb para informar que está tendo sorteio lá no blog. Beijinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Essa fatia super fofa está chamando por mim! Adoro bolo de chocolate. Ficou lindo!
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  8. boa noite, eu digo delicia.
    chocolatesdocemel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. SIMPLES E DELICIOSA COM TODA A CERTEZA.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderExcluir
  10. Tati querida, adorei nosso encontro, pra mim foi uma tarde muito gostosa. Meu presente (o que vc me deua0 será usado nessa semana, vou fazer um quitute dele para dar boas vindas a minha filhota.
    Que bom que vc gostou do bolo, alfarroba realmente tem um gosto que é dela, não dá para comparar.

    Gritinhos na frente do fôrno parece mandinga...rsrs...vou adotar!
    Comeria uma fatia desse bolo com uma bola de sorvete de baunilha derretendo sobre ele. Ia casar bem, eu acho
    Beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  11. Nossa, que delícia!!! Nada melhor que um bolo de chocolate, né... E olha que ele cresceu e ficou lindo mesmo, apesar dos percalços =D

    Beijos
    Lari

    ResponderExcluir
  12. Tati, querida,

    Fui lendo o post e recordando os bolos que comiámos na infância, simples, como este, e amados por todos nós. Este deve ficar como aqueles, uma delícia! Ah, achei curioso o emprego de ovos gelados, rsrs.

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  13. Um bolinho de chocolate é sempre muito bem vindo, e com gritinhos de alegria fica infinitamente melhor!

    Bjo

    ResponderExcluir
  14. Tati, eu tive a mesma sensação quando comprei este livro; entretanto, algumas receitas dele me fizeram mudar de idéia. A mulher é a rainha do chocolate - tem muita receita boa lá!
    Lindo esse bolo! Alto e imponente. Delícia!
    xx

    ResponderExcluir
  15. Um bolinho simples de chocolate, daqueles com textura macia que esfarela na boca. esse parece ser assim :)

    ResponderExcluir
  16. Eu gosto de bolo recheados e tal - mas minha paixão são os bolos simples que se pode facilmente acompanhar uma xícara de café ou chá - que pode ser devorado pela manhã e pela tarde. Amei!


    www.feijaonoprato.com

    ResponderExcluir
  17. Adoro bolo assim! Adorei a receita.
    Bjos
    Léia

    ResponderExcluir