segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

bolo (simples) de chocolate


Faz meses que comprei o Bittersweet e estava parado na estante. Num primeiro momento até me arrependi da compra, mas depois, olhando bem, percebi que vou usá-lo bastante daqui pra frente.
Este bolo me chamou a atenção pela possibilidade de usar as velhas e boas claras congeladas (agora elas acabaram, o horror). Me atrapalhei um pouco com os tempos de batedeira cronometrados, deixei o celular todo sujo de farinha, fiquei com medo do bolo não crescer por isso, soltei gritinhos em frente ao forno quando vi que o bolo cresceu... E o melhor de tudo: esse bolo de gostinho de infância, justamente por não ser amanteigado, fica macio e esfarelento, lembrou muito os bolos que minha mãe fazia quando era criança...

1 xícara + 2 colheres (sopa) açúcar
1 xícara farinha de trigo
½ xícara cacau em pó natural
3/8 colher (chá) bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) sal
4 colheres (sopa) manteiga, temperatura ambiente
1 ovo gelado
2 claras geladas
1¼ colher (chá) café solúvel
1 colher (chá) baunilha
½ xícara leite semi-desnatado, gelado
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e polvilhe com farinha uma forma de furo no meio de 20cm (ou que tenha capacidade para 6 xícaras). Na tigela da batedeira coloque o açúcar, farinha, cacau, bicarbonato e sal, misture com uma colher. Adicione a manteiga, ovo e claras. Ajuste um timer para 2min e ligue a batedeira em velocidade média, quando os ingredientes secos ficarem incorporados e mais úmidos, aumente a velocidade para alta e complete os 2min. Enquanto isso misture o café, baunilha e leite. Adicione à massa e bata por mais 2 min. Coloque a massa na forma preparada (coloquei uma assadeira embaixo) e leve ao forno por 35-40min. Não asse demais para não ressecar. Deixe esfriar sobre uma gradinha antes de desenformar. Se preferir, polvilhe com açúcar de confeiteiro.