quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

galette de cebola caramelada, abóbora e gorgonzola


Ultimamente garrei amor na abóbora. Passei a vida inteira sem nunca ter experimentado (abobrinha italiana não conta) e sem nenhum motivo para isso, e agora que eu descobri quero provar de todos os jeitos. Marido não agüenta mais ver abóbora por aqui toda semana - claro que ele não é obrigado a acompanhar minhas obsessões alimentares. E continuando na onda dos experimentos, assim que bati o olho nessa galette fiquei doida para fazer, a lista de ingredientes parecia promissora e a combinação dos sabores só podia resultar em algo delicioso. Numa próxima vez trocaria o tipo de queijo, achei que o gorgonzola encobriu os outros sabores. A receita veio do Fast, Fresh and Simple.
E por falar em Donna Hay, eu quase nunca vejo televisão, descobri só nesta semana que o FoxLife está passando o programa dela, ainda não vi - passa hoje às 23h.

massa:
225g farinha de trigo
125g manteiga, gelada e cortada em cubinhos
3 gemas
1 colher (sopa) água - ou mais, se necessário

recheio:
¾ xícara cebola caramelada
150g queijo gorgonzola
450g abóbora cortada em cubos de 2cm
sal, pimenta
12 folhas de sálvia (usei manjericão)

Comece pela massa. Coloque no processador a farinha e manteiga e pulse até formar uma farofa úmida. Com o processador ligado, coloque as gemas, uma a uma, e a água gelada, até formar uma massa homogênea. Amasse algumas vezes,  com as mãos forme um disco, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 30min.
Arrume a abóbora numa assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC, até ficar quase macia, mas ainda um pouco resistente ao garfo. Retire do forno e deixe esfriar.
Enquanto isso, prepare a cebola caramelada. Aqueça um fio de óleo numa panela. Corte uma cebola grande em rodelas e coloque na panela, mexa para o óleo encobrir a cebola. Adicione uma colher de chá de açúcar mascavo e um tiquinho de molho shoyu (para equilibrar os sabores), mexa bem e deixe cozinhar em fogo baixo até ficar macia. Se começar a queimar na panela, coloque um pouquinho de água. Retire da panela e deixe esfriar.
Divida a massa em duas partes, a abra com um rolo formando uma círculo até ficar com pouco mais de 0,5cm de espessura. A massa é bem chata para abrir, embora deliciosa, por isso achei mais fácil colocá-la dentro de um saco plástico e abrir assim, não grudou do plástico e nem quebrou. Coloque os discos de massa sobre uma assadeira forrada com papel manteiga.
Espalhe a cebola pelas massas, deixando uns 5cm longe das bordas, por cima distribua o gorgonzola em pedaços, em seguida espalhe as abóboras, tempere com sal e pimenta moída na hora. coloque as folhas de sálvia. Feche a galette sobrando a massa por cima do recheio. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 25min ou até a massa dourar.
Serve 2 porções. Fiz 2/3 da receita acima, montei 1 galette - e comi sozinha em 2 refeições.

11 comentários:

  1. Parabens ficou excelente!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. que delícia eu adoro abobora beijos

    ResponderExcluir
  3. Adoro essa massa de torta da DH, sempre dá certo!
    Eu fazia abóbora direto em casa quando era solteira, meu pai adora. Hoje em dia faço muito pouco. :(
    Eu sou ansiosa e vi o programa dela todo no You Tube ano passado. Não gostei dos primeiros episódios mas depois peguei amor. :)

    Sua torta, além de linda, está com cara de muito saborosa, Tati.

    Beijo, querida!

    ResponderExcluir
  4. JÁ USEI ABOBORA EM DOCES E GOSTEI MUITO.
    RECEITA APROVADA, ASPECTO SUPER DELICIOSO.
    BJS

    ResponderExcluir
  5. Tati,

    A galette fica linda e além de ser um tantinho 'gourmet' é praticamente uma refeição completa, gostei!

    Beijoca e boa tarde!

    ResponderExcluir
  6. Querida Tati
    Adoro abóbora!
    Na última vez que fui a feira comprei uma abóbora gigante que encheu o meu carrinho!!! Tive que congelar!
    Adorei essa galette e a foto ficou linda!
    Bjos
    Léia

    ResponderExcluir
  7. Esse livro da Donna Hay é fabuloso. Tive a sorte de o receber no Natal. E adoro abóbora de todas as maneiras. Lindíssima galette.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  8. pois que eu acredito na combinação de ingredientes, mas sabe que a gorgonzola me arrepia um pouco? adoro esse queijo, mas ele quase sempre mascara tudo.
    ficou lindona a cor da abóbora na galette. amo galette.
    é muito amor.

    ResponderExcluir
  9. Tati, confesso que no primeiro episódio fiquei um pouco desapontada com o programa, achei ela meio lerda. Mas, depois do susto inicial, agora não perco um! A galette está linda e, realmente, abóbora é o tipo da coisa que vai bem com tudo. Sabe como eu amo?! Um ensopadinho simples de abóbora com agrião.. Pense numa felicidade! :D

    Beijão pra vc!

    ResponderExcluir
  10. Ficou linda !!!!
    Amoooo abóbora!!!!

    Bjs...Bom final de semana!!!!

    ResponderExcluir
  11. Essa galette tem tudo o que eu gosto. Adorei!

    ResponderExcluir