27.1.12

pudim (assado) de chocolate


Havia me programado para preparar um gelato nesse final de semana, mas este friozinho fora de época em SP tá pedindo quitutes mais confortantes, que combinam com cobertor no sofá. Apesar de adorar o frio, não me iludo: o verão ainda dará as caras por aqui e não vai faltar oportunidade para o gelato. Por enquanto vou aquecendo o estômago - e o coração, por que não? chocolate é amor - com este pudim. Ficou com essa aparência cascuda, mas na primeira colherada surge um creminho macio e delicioso! Receita do Modern Classics 2.

185g chocolate meio amargo, picado
185g manteiga*
4 ovos
½ xícara açúcar
½ xícara farinha de amêndoas
3 colheres (sopa) farinha de trigo
3 colheres (sopa) açúcar

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte seis potinhos com capacidade para 1 xícara cada. Numa tigela coloque o chocolate + manteiga e leve para derreter (fiz no microondas). Reserve. Numa tigela grande coloque as gemas e o açúcar, bata até ficar um creme claro. Adicione a mistura de chocolate derretido, farinha de amêndoas e farinha de trigo, misture bem. Bata as claras até formar picos suaves, então adicione as 3 colheres de açúcar e continue batendo até ficar brilhoso. Coloque as claras na tigela da mistura e mexa delicadamente até incorporar tudo. Distribua a massa nos potinhos preparados, coloque-os numa assadeira alta e despeje água quente na assadeira, até cobrir metade dos potinhos. Com cuidado, coloque a assadeira no forno, por 25min, ou até que os pudins fiquem secos nas bordas e levemente macios no centro. Retire do forno. Sirva com creme de leite, ou não.
*fiquei horrorizada com a quantidade de manteiga e coloquei somente metade disso.

11 comments:

  1. Tati, aquele encontro ainda não rolou. Se demorar, vamos tomar um café dia desses? Nos falamos por e-mail, tem lugares bem gostosinhos pra papear.
    Que chuvinha e friozinhos irritantes! Nem sou tão amiga do calor, mas chuvinha dessas que não para não dá. Agora, e esse pudim? Hmmm, deu tentação.
    Também faço uma avaliação nessas quantidades excessivas dos ingredientes. Outra coisa que corto qdo ultrapassa meu limite do aceitável é o açúcar. Menos é mais...rsrs
    Beijocas, vamos nos falando!

    ReplyDelete
  2. amei. faltam-me os ovos, porque tava saindo correndo daqui pra fazer um potão desse pudinho só pra mim!

    =***

    ReplyDelete
  3. boa noite,fofo demais, bjs
    chocolatesdocemel.blogspot.com

    ReplyDelete
  4. Levo esta receitinha comigo, pois fiquei encantada com estes pudins, obrigado amiga devem ter ficado uma delicia!

    Bjs

    ReplyDelete
  5. Tati,

    A menção ao creminho me deixou com água na boca, que delícia, isto parece um peitit gateau em forma de pudim, rsrs.

    Beijoca e bom fim de semana, querida.

    ReplyDelete
  6. Tati querida
    Que deliciosa maneira de aquecer o estômago!
    Tenho esse livro, mas ainda não experimentei essa receita!
    Bjo grande e tenha um aconchegante fim de semana.
    Léia

    ReplyDelete
  7. Por vezes também fico horrorizada com as quantidades de manteiga! :) E acabo por reduzir. Nossa, chocolate é mesmo sinónimo de amor e aconchego. Sobremesa boa!
    Um beijinho.

    ReplyDelete
  8. Não custa nada reduzir um poukinho aquiele ingrediente que achamos inadequado, e por vezes, como na sua, não altera em nada a qualidade final do prato não é

    ReplyDelete
  9. Esse livro só tem receita boa, é uma coisa! Esses pudinzinhos cremosos por dentro são deliciosos mesmo nesse tempo frio. Também ia fazer sorvete pro João mas acabei desistindo.
    Beijo, querida!

    ReplyDelete
  10. Tati, Curitiba pede uns docinhos assim... Humm! Deu vontade!
    Beijinho!

    www.amenidadesdekelly.blogspot.com

    ReplyDelete
  11. Que delícia esses pudinzinhos, estou levando a receita para qdo esfriar um pouquinho por aqui!
    E a tortinha de nome estranho ali de baixo tbm parece ótima!!
    Bj...

    ReplyDelete