terça-feira, 24 de janeiro de 2012

almôndegas de carne de porco com cinco especiarias


Sabe quando você prepara uma receita e não tem a menor idéia de como ficará o resultado final, e quando dá a primeira mordida parece que uma nova janela de sabores se abriu à sua frente? Foi exatamente o que senti quando experimentei essas almôndegas. Admito que fui movida apenas pela curiosidade, percebi que tinha todos os ingredientes em casa, inclusive as "cinco especiarias" que comprei sem saber porquê - aliás, a Andréa tem um post ótimo explicando o que é - comprei no Mercadão e foi bem baratinho.
Fiquei em dúvida sobre como servir, no livro é sugerido comer como tacos, com alface e ervas. Optei por um sanduíche de ciabatta, o marido comeu com shoyu e disse que ficou show (o trocadilho besta é meu, mesmo). Receita do Cooking at Home.

625g carne de porco (usei o filé mignon suíno)
90g amendoim cru
6 folhas de hortelã, picadas
6 folhas de coentro, picada (usei cebolinha)
pitada de sal
2 claras
2 colheres (chá) cinco especiarias chinesa
4 colheres (sopa) óleo de amendoim, ou outro óleo vegetal (usei de milho)

Pique a carne em cubos. Coloque a carne, amedoim*, hortelã, coentro, sal, claras e cinco especiarias no processador até ficar bem moída. Pegue uma colher de sopa da mistura da carne e faça bolinhas. Modelar as bolinhas com a mão molhada facilita bastante. Coloque 2 colheres (sopa) de óleo numa panela, leve para aquecer, quando o óleo estiver quente, coloque metade das almôndegas e deixe cozinhar bem, cerca de 10min, Coloque o restante do óleo + restante das almôndegas e faça o mesmo. Eu preferi deixar dourar por uns 5min na panela e deixei mais 10min no forno, para garantir que ficaria completamente cozida.
rendimento:  fiz meia receita e obtive 16 almôndegas
*sugiro colocar o amendoim no processador antes e pulsar, só para ficar mais quebradinho, alguns amendoins ainda estavam inteiros nas almôndegas.

9 comentários:

  1. A almôndega de porco é realmente muito boa, eu adoro e esta receita parece ter ficado divina.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Gosto imenso de almôdegas e confeço que estas ficaram perfeitinhas e sem duvida bem saborosas!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Tati que lindas ficaram as almôndegas, caseirinhas muito melhores :)

    Beijinho

    ResponderExcluir
  4. suas bolotinhas estão tão sequinhas que parecem assadas. curiosíssima pela receita, mesmo com meu primeiro 'iiiirc' por causa do porco - sempre tenho um pé atrás com os porquinhos, mas tem coisas bem gostosas feitas com eles (beijos, torresmo!).

    que fome!
    :)

    ResponderExcluir
  5. Oi, Tati,

    As suas almôndegas devem ter ficado super saborosas, os temperos listados dizem tudo, rsrs.
    Sabe que quando quero 'garatir' que uma carne cozinhe por dentro, num caso deste, tenho usado o microondas? Pois é, alio a economia com a pressa e mando ver, rsrs.

    Beijoca e boa tarde, darling!

    ResponderExcluir
  6. É de facto delicioso quando não contamos com um resultado final tão arrebatador :) Devem ser muito aromáticas essas almôndegas.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  7. Querida Tati
    E' sempre uma grande satisfação quando fazemos uma receita sem grandes expectativas e depois nos surpreendemos, né?!
    Bjos
    Léia

    ResponderExcluir
  8. que delícia ja anotei a receita ,nunca tinha feito com carne de porco
    vou fazer beijos

    ResponderExcluir
  9. Tem gente lá em casa que é doido por almôndegas - estas estão lindas, Tati! Adorei a idéia de usar as especiarias chinesas em pratos salgados (só usei em doces até hoje).
    Beijo!

    ResponderExcluir