8.12.11

pão de canela com passas


Eu gosto de fazer pães caseiros, mas nem tanto assim. Sempre me vejo dando alguma desculpa para adiar a produção de pães: hoje o tempo está frio e úmido, a massa não vai crescer direito; eu pintei as unhas ontem, nem gosto de usar luvas e vai estragar o esmalte e o pão; tenho esse corte no dedo picando cebola, não é muito higiênico sovar pão assim... e por aí vai. Mas aí eu venço todas as desculpas preguiça e sinto aquele cheirinho maravilhoso de pão recém assado e prometo que vou fazer pães todas as semanas... algo que nunca acontece, é claro.
Nesta receita, assim que vi logo me lembrei do similar Nutrella que comprei algumas vezes e parei de consumir porque tinha uma textura terrível, muito borrachudo. Já esta versão caseira resulta num pão bem denso e delicioso. Por fim, uma dica: aqueça uma fatia no microondas por alguns segundos, esse recheio vai derreter e... nham!
Receita do livrinho da Martha.

7g fermento biológico seco
2 xícaras leite morno (cerca de 38ºC)
6 ½ xícaras farinha de trigo
100g manteiga, temperatura ambiente
½ xícara açúcar
2 ovos grandes
2 colheres (chá) sal
1 xícara uva-passas
1 colher (sopa) canela em pó
recheio:
1 xícara açúcar
2 colheres (sopa) canela em pó
1 ovo, para pincelar

Misture o fermento e o leite. Adicione o leite, manteiga cortada em cubinhos, ovos, açúcar e sal. Coloque a farinha aos poucos, e vá sovando a massa (eu não usei toda a farinha, a massa ficou pesada e parei de adicionar). Sove por uns 10 minutos. Adicione a canela e as passas e sove para incorporar à massa. Coloque numa tigela untada com óleo, e deixe num lugar morno por 1 hora. Passado o tempo, abra a massa com as mãos, formando um retângulo, levante um terço da massa e dobre para o centro, faça o mesmo com o outro terço (como se fosse uma carta). Recoloque a massa na tigela, com a parte dobrada para baixo e deixe no lugar morno por mais 40min. Faça o recheio, misturando o açúcar e canela. Divida a massa em duas partes. Abra uma metade da massa formando um círculo, espalhe metade do recheio por cima, dobre para dentro as extremidades do círculo, formando um quadrado e enrole a massa, apertando bem. Coloque a massa numa forma de bolo inglês (25x10cm) bem untada com manteiga, e deixe por mais 30min no lugar morno. Repita o procedimento com a outra metade da massa. Enquanto os pães crescem, aqueça o forno a 200ºC. Pincele o topo da massa com o ovo batido (usei somente gema). Asse por 40-45min. Se o topo dourar muito rápido, na metade do tempo cubra com uma folha de papel alumínio.
rendimento: 2 pães médios, fiz meia receita.