terça-feira, 6 de dezembro de 2011

(mais um) muffin de mirtilos


Tem sido muito raro comer doces industrializados, quando como acho absurdamente açucarado e nem levo adiante. Acho que meu paladar se acostumou com os doces que eu mesma preparo. E me surpreendo quando acho que alguma receita que preparei não ficou adoçada suficientemente, como estes muffins. Logo que saiu do forno eu provei um e pensei, será que errei na medida do açúcar? Na hora pensei em não postar a receita e fiquei decepcionada, depois me conformei e concluí que geléia resolve tudo. No dia seguinte comi mais um no café da manhã e achei que estava doce na medida certa.
Só um adendo, evitem os mirtilos congelados da Qualitá, aquela marca do Grupo Pão de Açúcar. Sabe aquela história do barato que sai caro? Pois é.
Receita encontrei aqui.

1/3 xícara açúcar
1 ½ colher (chá) raspas de limão
2 xícaras mirtilos frescos (usei congelado)
1 1/8 xícara açúcar
2 ½ xícaras farinha de trigo
2 ½ colheres (chá) fermento em pó
¼ colher (chá) sal
2 ovos grandes, temperatura ambiente
4 colheres (sopa) manteiga, derretida e fria
¼ xícara óleo
1 xícara leite 
1 ½ colher (chá) baunilha

Comece misturando 1/3 xícara de açúcar com as raspas de limão. Esfregue com as pontas dos dedos para soltar os aromas. Numa panelinha coloque 1 xícara de mirtilos com 1 colher (chá) açúcar e leve ao fogo médio até formar uma geléia, mexa constantemente (demora uns 6-7min), retire do fogo e deixe esfriar (depois de retirar do fogo amassei com um garfo). Numa tigela grande misture a farinha, fermento e sal, reserve. Noutra tigela, misture os ovos e o açúcar e bata até ficar uma mistura pálida. Adicione a manteiga, óleo, leite e baunilha. Junte esta mistura à farinha, mexa para combinar tudo, não bata demais - não há problema em deixar carocinhos na massa. Junte a xícara restante de mirtilos e misture ligeiramente. Coloque a massa em forminhas preparadas, encha até a metade das forminhas. Coloque 1 colher de chá da geléia por cima da massa, use um palito de madeira para espalhar bem e por último salpique o açúcar aromatizado. Leve ao forno pré-aquecido a 205ºC por 17-20min, ou até que um palito saia seco quando inserido.
rendimento: 12 muffin. Fiz meia receita acima e obtive 8 bolinhos (forminhas de 80ml cada).