terça-feira, 6 de dezembro de 2011

(mais um) muffin de mirtilos


Tem sido muito raro comer doces industrializados, quando como acho absurdamente açucarado e nem levo adiante. Acho que meu paladar se acostumou com os doces que eu mesma preparo. E me surpreendo quando acho que alguma receita que preparei não ficou adoçada suficientemente, como estes muffins. Logo que saiu do forno eu provei um e pensei, será que errei na medida do açúcar? Na hora pensei em não postar a receita e fiquei decepcionada, depois me conformei e concluí que geléia resolve tudo. No dia seguinte comi mais um no café da manhã e achei que estava doce na medida certa.
Só um adendo, evitem os mirtilos congelados da Qualitá, aquela marca do Grupo Pão de Açúcar. Sabe aquela história do barato que sai caro? Pois é.
Receita encontrei aqui.

1/3 xícara açúcar
1 ½ colher (chá) raspas de limão
2 xícaras mirtilos frescos (usei congelado)
1 1/8 xícara açúcar
2 ½ xícaras farinha de trigo
2 ½ colheres (chá) fermento em pó
¼ colher (chá) sal
2 ovos grandes, temperatura ambiente
4 colheres (sopa) manteiga, derretida e fria
¼ xícara óleo
1 xícara leite 
1 ½ colher (chá) baunilha

Comece misturando 1/3 xícara de açúcar com as raspas de limão. Esfregue com as pontas dos dedos para soltar os aromas. Numa panelinha coloque 1 xícara de mirtilos com 1 colher (chá) açúcar e leve ao fogo médio até formar uma geléia, mexa constantemente (demora uns 6-7min), retire do fogo e deixe esfriar (depois de retirar do fogo amassei com um garfo). Numa tigela grande misture a farinha, fermento e sal, reserve. Noutra tigela, misture os ovos e o açúcar e bata até ficar uma mistura pálida. Adicione a manteiga, óleo, leite e baunilha. Junte esta mistura à farinha, mexa para combinar tudo, não bata demais - não há problema em deixar carocinhos na massa. Junte a xícara restante de mirtilos e misture ligeiramente. Coloque a massa em forminhas preparadas, encha até a metade das forminhas. Coloque 1 colher de chá da geléia por cima da massa, use um palito de madeira para espalhar bem e por último salpique o açúcar aromatizado. Leve ao forno pré-aquecido a 205ºC por 17-20min, ou até que um palito saia seco quando inserido.
rendimento: 12 muffin. Fiz meia receita acima e obtive 8 bolinhos (forminhas de 80ml cada).

6 comentários:

  1. Tati querida
    Muffin de mirtilo nunca é demais!
    Também acho que geleia resolve muita coisa:)
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  2. bem bonitocos seus muffins. minha irmã é doida por mirtilos - acho - mas sabe que eu ainda não me acostumei com essa frutinha???

    ResponderExcluir
  3. Ficaram muito bonitos os mirtilos lhe deram uma linda cor, gostei!

    bjs

    ResponderExcluir
  4. O problema de comprar berries congeladas no Extra e no Pão de Açúcar é que elas vêm todas grudadas, parecendo um bloco. Não compro lá há séculos. :S

    Por outro lado, teus muffins ficaram tão lindos, querida! Eu estava conversando com uma amiga outro dia sobre como ficamos exigentes à medida que cozinhamos mais e mais. Hoje em dia eu acho tudo mais ou menos (quando não acho ruim) e caro. :S

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Tati,

    Já aconteceu várias vezes comigo isso de achar que a 'coisa' está temeperada demais ou de menos, no momento em que fica pronto e depois mudar de opinião, rsrs.
    Os seus muffins ficaram muito apetitosos, a fartura de mirtilos no topo deixa qualquer um doido pra dar uma mordida, rsrs.

    Beijoca e boa tarde!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Tati!

    Também já caí na besteira de comprar os mirtilos congelados do Pão de Açúcar e minha receita virou uma meleca só!

    Eu me lembro que estava "aguada" p/ experimentar a receita de uns muffins da Patrícia, do Technicolor Kitchen - que sempre arrasa - mas a massa ficou arruinda quando entrou em contato com aquelas frutinhas esmigalhadas e soltando líquido por toda parte...

    Pode ter certeza de que seus muffins estão lindíssimos, se comparados aos meus... Não tive coragem nem de postar! Oh, dó!!!

    Vou testar sua receita (e repetir a da Patrícia)!

    Bjão

    ResponderExcluir