17.11.11

biscoitinho de laranja com chocolate


Meses atrás comprei o livro Cooking at Home porque seria uma esperança para melhorar o nível da gororoba servida à noite por/para mim e para o marido - o livro é cheio de receitas salgadas muito práticas. O tempo passou e o livro ficou parado na estante, a gororoba melhorou por outros motivos. Resolvi dar uma olhada no pobrecito do livro, e claro! A primeira receita escolhida tinha que ser doce, se não fosse assim, não seria eu, né? O lado bom é que a escolha foi acertada, sempre achei a combinação de laranja com chocolate meio estranha, mas sempre tive boas surpresas com ela.

1½ xícara (235g) farinha de trigo
½ xícara (125g) açúcar
¼ xícara (30g) amido de milho
1 colher (sopa) + 1 colher (chá) raspas de laranja
pitada de sal
¾ xícara (185g) manteiga, gelada e cortada em pedacinhos
½ colher (chá) baunilha
125g chocolate meio-amargo*, picadinho

Pré-aqueça o forno a 180ºC. No processador coloque a farinha, açúcar, amido, sal e raspas de laranja, pulse até combinar tudo. Adicione a manteiga e baunilha, processe até formar uma massa meio homogênea. Coloque a massa sobre uma folha de papel manteiga e amasse algumas vezes para uniformizar bem a massa. Se estiver muito mole a massa, coloque por alguns minutos na geladeira. Com um rolo, abra a massa sobre o papel, numa espessura de 0,5cm (eu sempre faço mais fino), corte com um cortador - usei um redondo de 5cm - e disponha os biscoitinhos numa assadeira forrada com papel manteiga. Não é necessário deixar muito espaço entre os biscoitinhos, pois eles não crescem muito. Leve ao forno por 15cm, ou até dourar levemente. Retire do forno, espere esfriar um pouco na assadeira, coloque sobre gradinhas e espere esfriar completamente.
Derreta o chocolate. De preferência use uma tigela estreita e funda, ou uma xícara. Mergulhe cada biscoitinho até a metade, e coloque sobre uma assadeira, também forrada com papel manteiga e leve à geladeira para o chocolate endurecer. Coloque os biscoitinhos em pote hermético e mantenha na geladeira até servir. Como o chocolate não passou pelo processo da temperagem, logo irá derreter se ficar muito tempo em temperatura ambiente. Num recipiente bem fechado os biscoitinhos não perderão a crocância - e nem vão durar muito ;)
Rendimento: 24 biscoitinhos, com cortadores de 7cm. Fiz meia receita, usei um cortador de 5cm, abri a massa fina e obtive 30 biscoitinhos.
* A quantidade de chocolate foi insuficiente, precisei derreter um pouco a mais.