quinta-feira, 8 de setembro de 2011

mousse de chocolate branco com limão siciliano


A receita é simples: junte algumas claras congeladas que se proliferam em progressão geométrica, um tantinho de chocolate branco já passando do prazo de vencimento, combine um limão vergonhosamente esquecido na gaveta da geladeira e um marido chegado em sobremesas cremosas. Junta tudo e se transforma nesta deliciosa mousse.
Mas nem tudo é festa. Eu levo um baile do chocolate branco que sempre teima em não derreter completamente, fica cheio de carocinhos - dependendo do uso ainda passa, mas para mousse não dá. Aquecer mais também não é uma boa opção, porque já queimei chocolate assim. Nesta receita minha solução foi adicionar um tanto mais de chocolate, depois de muito mexer e chegar naquele ponto em que os carocinhos não se desfazem, eu os descartei (na verdade eu comi, mas só quis dizer que retirei da mistura :p)
Se alguém souber como derreter chocolate sem carocinhos invencíveis, eu agradeço muito!
Ah, a receita é do Larousse do Chocolate.

1 limão siciliano
150ml creme de leite
250g chocolate branco, picado
5 claras
20g açúcar

Coloque numa panelinha o creme de leite e raspas do limão. Leve ao fogo até abrir fervura. Desligue e adicione o chocolate picado. Mexa até derreter todo o chocolate. Quando a mistura chegar até 30C (aqui você pode usar um termômetro culinário, ou testar a temperatura que deverá ser levemente fria, sem aquela sensação de calor) coloque o suco do limão, mexa bem para incorporar. Bata as claras em neve, adicione o açúcar, e bata até chegar a picos firmes. Adicione ¼ das claras à mistura de chocolate, misture bem, e adicione as claras restantes, mexa delicadamente para as claras não perderem o volume. Coloque numa tigela - ou em potinhos individuais - cubra com filme plástico e leve à geladeira.
Fiz meia receita acima, rendeu 3 tigelinhas generosas.

21 comentários:

  1. Olá eu não sou muito fã de doce, mas confesso que esta me fez salivar.
    Parece ter ficado ótima.
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Tatiane,
    Essa mousse esta com um aspecto delicioso : ) Então com o toque do limão deve ter ficado uma maravilha... Gosto muito do gostinho de cítricos.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. HUmmm, adorei!!!
    Gostei muito da mistura chocolate branco e limão!!!

    Bjs....

    ResponderExcluir
  4. Tah,
    Primeiro, brigadinha pela receita... meu cumpadi amou! Fiz uma versão com castanha...e não tinha a forma pequenininha, a solução foi o potim..
    Se vc aprovou é isso q importa! =)

    Gosto do choc amargo e do branco... e limão sempre tenho... acho q fazer um plágio de sua cozinha vai ser a alternativa =]

    Lindim o guardanapo! Lembrou a pintura nova da minha cozinha, né?!
    Um bejim amiga!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Tati,

    Eu estou para escrever um post cobrando um chocolate branco melhor dos fabricantes, rsrs. Sim, porque este que consumimos quase não tem manteiga de cacau e ainda sofre o acréscimo de uma substância que dificulta o derretimento. Há dele no exterior (principalmente na forma de gotas) mas cadê a alternativa?
    De qualquer forma a mousse deve ter ficado deliciosa, uma mistura dessas não tem como ficar ruim, rsrs.

    Beijoca e boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Essa tacinha está a pedir mesmo para ser comida!!!Deve ser muito boa a tua mousse.

    Bjoka
    Rita

    ResponderExcluir
  7. meu reino (encharcado) por uma mousse. :/

    ResponderExcluir
  8. Marly, o chocolate que usei na mousse é Callebaut, aquele de gotinhas que você mencionou. Mesmo não havendo gordura hidrogenada, o derretimento é bem complicado. Talvez haja técnicas específicas para chocolate branco que eu desconheço.
    beijos!

    ResponderExcluir
  9. legal...a maneira de se contar e mostrar a receita. Muito gostoso de ler/ver

    ResponderExcluir
  10. É muito chato trabalhar com chocolate branco né? Eu tentei uma vez e desisti.
    Mas fica tão saboroso que eu tô pensando em tentar de novo...hehehe.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. hahahah, adoro essa sinceridade da motivação de cozinhar!
    O que me ocorre é que o chocolate branco na verdade é mais manteiga de cacau do que outra coisa, talvez por ele estar perto do prazo de validade tenha dado os caroçinhos. Eu uso o chocolate branco em barra, talvez o de gotinhas dê margem à dificuldade de derreter...suposições, minha cara amiga...rsrs
    Ah, a mousse tá irresistíve, diga-se de passagem!
    beijos
    Tati, vc tem perfil no Facebook? Tem um grupo lá, o Blogs de Gastronomia, a Tati do Panelaterapia é que criou, ele é fechado, só entra convidado. Não falamos de comida, mas dicas, dúvidas, sugestões...se quiser te incluo, mas vai ter que me add como amiga....rsrsnão tem outro jeito.

    ResponderExcluir
  12. Tati, chocolate branco nacional não derrete porque não tem qualidade. Mas sei que vc usa Callebaut. O meu de agora derrete que é uma beleza - usei 800g dele pra fazer uma receita que postei hoje e derreteu lindamente - mas o saco que acabou no começo do ano não derretia direito mais: estava velho, pra vencer.
    De qualquer maneira a mousse ficou linda e vc juntou saborfes que eu amo.
    Beijo, querida!

    ResponderExcluir
  13. Sandra, deve ser o prazo de validade, pois esperei até os 45' do segundo tempo para fazer algo com o chocolate. Sobre o Facebook, deletei minha conta mês passado, entretanto, obrigada pelo convite :)
    beijão!

    ResponderExcluir
  14. Pat, deve ser a velhice do chocolate mesmo. No começo do ano - quando comprei - fiz sorvete algumas vezes e derretia super bem. Pena que o Callebaut vende só naqueles sacões de 2,5kg, e o branco dura apenas alguns meses...
    beijão!

    ResponderExcluir
  15. Oi Tati
    Voltei ontem de férias! Por enquanto nao postarei la' no blog, pois tenho muita bagunça para arrumar!
    Nossa, isso sim é aproveitar o que tem na geladeira! Nao entendo muito de chocolate, mas gostei da alternativa de comer os carocinhos que nao derreteram!!!!
    Mil bjos querida
    Léia

    ResponderExcluir
  16. Tatiane,
    O nosso "chocolate" branco sempre dá esse baile. A gente apanha pra usá-lo.
    Grata pelas felicitações de aniversário de casamento. É sempre muito gostoso ver as pessoas compartilharem de momentos importantes em nossas vidas.
    Hoje tenho encontro de blogueiras. Uhu! Depois eu conto com quem estarei. É daqui a pouquinho...
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  17. Oi flor voltei para ver o que eu tinha perdido nesses dias fora e me deparo com essa tentação de mousse de chocolate hummm que delícia adorooo ótima semana bjs!

    ResponderExcluir
  18. pra chocolate branco ficar sem carocinho, eu derreto e misturo sem parar!

    a sua mousse está divina!!!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Olá

    Muito apelativo, dá vontade de degustar.
    Boa semana.
    Voltarei.

    Um beijo.

    Nita

    ResponderExcluir
  20. Comecei por esta receita, e quando di por mim tinha visto seu blog quase inteiro - uma montanha de receitas ótimas. Abraços

    ResponderExcluir
  21. VC adora acabar com a dieta das pessoas, não é mesmo? (rss)... Delícia!
    Beijinho pra vc!

    www.amenidadesdekelly.blogspot.com

    ResponderExcluir