terça-feira, 6 de setembro de 2011

frango tikka masala


Quem me apresentou este prato foi o marido que gosta de preparos mais condimentados. Tentamos algumas vezes esta receita - que é excelente - mas demorou para acertar o ponto da pimenta. Na primeira vez ficou tão apimentado, que apesar de muito saboroso, deu perda total no prato. Simplesmente não deu para comer, minha língua queimava, tentei tomar leite, iogurte e o que acalmou mesmo foi chocolate branco, o que de certa forma virou extensão do almoço, porque não deu para terminar o prato. Na outra tentativa, passou um pouco do ponto da pimenta, ficou muito bom e eu comi toda feliz por dias e dias, embora ainda não estava do jeito que eu queria que ficasse. Impressionante o poder de ardor da pimenta cayena, um pouquinho bem pouco a mais e tudo fica apimentado em excesso! Bom, agora finalmente acertei o tempero para o meu paladar, o segredo - bem óbvio - é ir colocando a pimenta bem de pouquinho mesmo, mexe bem, aguarda uns minutos e experimenta. Na receita abaixo colocarei as quantidades que encontrei na receita original, porque deve haver alguém no mundo que consegue suportar tal quantidade, mas não recomendo nem metade disto. Ah, para quem não come carne, vegetais em cubinhos podem susbstituir o frango. Receita daqui.

marinada:
1 xícara iogurte desnatado
2 dentes de alho, picadinho
1 colher (sopa) gengibre ralado
1 ½ colher (chá) cominho em pó
1 ½ colher (chá) coentro em pó
¼ colher (chá) cardamomo em pó
¼ colher (chá) pimenta cayena
¼ colher (chá) cúrcuma
sal e pimenta-do-reino, a gosto
1,2kg sobre-coxa de frango, sem osso

¼ xícara amêndoas inteiras, sem pele
1 cebola grande, picada
2 dentes de alho, picados
1 colher  (chá) gengibre ralado
1 ½ colher (sopa) garam masala
1 ½ colher (chá) chili em pó - essas medidas podem ser exageradas para algumas pessoas
½ colher (chá) pimenta cayena
1 lata tomates pelados
pitada de açúcar
1 xícara creme de leite

Misture todos os ingredientes da marinada. Numa tigela grande coloque os pedaços de frango, junte a mistura e mexa bem. Deixe na geladeira por uma noite. No dia seguinte, raspe bem o frango para tirar o excesso de iogurte. Coloque o frango numa assadeira e leve ao forno por 12min, ou até assar. Corte em pedaços de 5cm e reserve.
Numa frigideira coloque as amêndoas com um fiozinho de óleo. Toste levemente, em seguida triture num processador e reserve.
Numa panela grande coloque 1 colher (sopa) óleo, cebola, alho e gengibre. Refogue em fogo baixo, até a cebola ficar macia, cerca de 8min. Adicione o masala, chili em pó, pimenta cayena e mexa bem por 1 min. Adicione a lata de tomates, pitada de açúcar, cubra e deixe cozinhar por 20min, até o molho engrossar. Em seguida adicione o creme de leite, amêndoas, cozinhe por mais 10min. Coloque o frango e deixe no fogo por 10min. Finalmente sirva com arroz basmati.

8 comentários:

  1. Comida indiana é simplesmente magnifica.Os temperos e especiarias que usam deixam a comida irresistivel!Faço muitas vezes e adoro!

    Bjoka
    Rita

    ResponderExcluir
  2. Que delícia heim? Realmente, errar na pimenta é terrível, amiga! rss Já fiz isso, e não teve jeito, a não ser, descartar o prato... Que bom que vc conseguiu acertar!
    Beijinho!

    www.amenidadesdekelly.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adoro estes pratos, à bem pouco tempo também coloquei uma experiência com estas iguarias na minha cozinha, ficou bem apetitoso!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Aqui em casa tb adoramos comidas com bastante condimentos!!!
    Adorei a receita, vou guardar!!!
    Assim que o maridão melhorar do estômago, farei!!!

    Bjs....

    ResponderExcluir
  5. Hum...queria ter nascido com língua mexicana...pq pelejo prá aguentar uma pimentinha a mais =)
    Claro q não consigo...rs
    A comidinha indiana é rica por conta dessa mistura boa de especiarias, né?!Gostei da ideia dos vegetais.
    Um bejim!

    ResponderExcluir
  6. Tati,

    Eu já fui mais amante dos ardores das pimentas, rsrs. Nos últimos anos me tornei, sei lá, meio mole, e tenho reduzido muito as quantias que uso, rsrs. Ainda assim, sou fã da comida indiana, que acho cheia de personalidade. Mas quase não tenho feito, pois meu marido não aprecia, rsrs. Este frango é uma delícia!

    Beijoca, boa noite e bom domingo!

    ResponderExcluir
  7. Ahhh, por isso é que quando vc usa masala lembra de mim???rsrs
    Uma substituição do frando poderia ser cogumelo, estou aqui pensando...eu não tenho muita intimidade com pimenta, teria que ir bem aos poucos. Mas comida indiana pe assim spicy mesmo!
    Beijocas

    ah, sobre a alfarroba, qdo vc encontar compra um pouquinho, 1 colher de sopa já deixa bem escuro o bolo. E o sabor é sutil, engraçado, e tem um perfume também que eu gostei...

    ResponderExcluir
  8. AMEI, AMEI!

    A cayena é a minha preferida!

    Vou ensaiar esse prato só pra mim, já que ninguem em casa come pimenta...put´s, vou comer feliz da vida!

    Valeu!

    ResponderExcluir