quinta-feira, 25 de agosto de 2011

torta de abobrinha, tomate e ricota


Bem que eu tentei fazer tortas com mais frequência, só que eu ando muito preguiçosa para cozinhar. Há fases de preguiça mesmo, eu aproveito ao máximo e só tomo cuidado para não comer muita besteira por conta disso. Aí parece que "magicamente" a preguiça foi embora e sem fome o suficiente para esperar esta torta ficar pronta e decidi preparar. Desde que vi a torta fiquei com vontade. E como estava bem inspirada, a ricota usada foi caseira, receita da Pat - fiz no mesmo dia pela manhã - e decidi que ricota comprada no mercado nunca mais! A torta é ótima, e como não tinha forma no tamanho pedido (10cm) fiz numa forma maior, de 20cm, e precisei aumentar um tiquinho a quantidade de massa.

massa:
½ xícara + 2 colheres (sopa) farinha de trigo
1 ½ colher (chá) açúcar
¼ colher (chá) sal
4 colheres (sopa) manteiga, gelada e cortada em cubinhos
1-2 colheres (sopa) água gelada

recheio: 
9 tomatinhos cereja
½ abobrinha pequena (usei a italiana)
2 colheres (sopa) azeite
1 dente de alho, picadinho
¼ xícara ricota 
2 colheres (sopa) mussarela ralada
1 colher (sopa) manjericão picado (usei salsinha fresca)

Comece pela massa. Coloque no processador a farinha, açúcar e sal, pulse para misturar. Adicione a manteiga picada e pulse até formar uma farofa úmida. Aos poucos coloque a água gelada, e processe até formar uma massa homogênea. Retire a massa do processador e amasse algumas vezes. Unte duas forminhas para torta de 10cm cada (usei uma forma de 20cm com fundo removível), e forre com a massa - aqui achei mais prático abrir com rolo. Leve à geladeira por 30min. Aqueça o forno em 180°C. Retire a massa da geladeira, unte com manteiga uma folha de papel alumínio e coloque o lado untado sobre a massa, por cima jogue feijões crus para fazer peso (tenho sempre um tanto de feijões para este fim, depois de frios, guardo num vidro e reutilizo na próxima torta). Leve ao forno por 35-45min, ou até dourar levemente, então retire o papel alumínio com os feijões, e deixe a massa dourar mais, cerca de 5-10min. Deixe esfriar completamente sobre uma gradinha. Enquanto isso, prepare o recheio.
Numa tigelinha coloque 1 colher de sopa de azeite e o alho picadinho. Misture e reserve. Numa outra tigela coloque a ricota, mussarela, 1 colher de sopa de azeite, tempere com sal e pimenta a gosto. Corte a abobrinha no sentido do comprimento e corte em fatias finas. Deixe secar sobre papel tolha. Corte em fatias os tomatinhos e também coloque sobre o papel toalha. Quando a massa estiver fria, espalhe a mistura de ricota. Arrume as fatias de abobrinha e tomate, intercalando ambas. Por cima espalhe o azeite com alho, por fim, salpique o manjericão picado. Retorne ao forno pre-aquecido a 200°C, deixe assar por 20-25min, ou até que o queijo esteja borbulhando. Coloque numa gradinha, deixe esfriar por uns 20min antes de servir.