25.8.11

torta de abobrinha, tomate e ricota


Bem que eu tentei fazer tortas com mais frequência, só que eu ando muito preguiçosa para cozinhar. Há fases de preguiça mesmo, eu aproveito ao máximo e só tomo cuidado para não comer muita besteira por conta disso. Aí parece que "magicamente" a preguiça foi embora e sem fome o suficiente para esperar esta torta ficar pronta e decidi preparar. Desde que vi a torta fiquei com vontade. E como estava bem inspirada, a ricota usada foi caseira, receita da Pat - fiz no mesmo dia pela manhã - e decidi que ricota comprada no mercado nunca mais! A torta é ótima, e como não tinha forma no tamanho pedido (10cm) fiz numa forma maior, de 20cm, e precisei aumentar um tiquinho a quantidade de massa.

massa:
½ xícara + 2 colheres (sopa) farinha de trigo
1 ½ colher (chá) açúcar
¼ colher (chá) sal
4 colheres (sopa) manteiga, gelada e cortada em cubinhos
1-2 colheres (sopa) água gelada

recheio: 
9 tomatinhos cereja
½ abobrinha pequena (usei a italiana)
2 colheres (sopa) azeite
1 dente de alho, picadinho
¼ xícara ricota 
2 colheres (sopa) mussarela ralada
1 colher (sopa) manjericão picado (usei salsinha fresca)

Comece pela massa. Coloque no processador a farinha, açúcar e sal, pulse para misturar. Adicione a manteiga picada e pulse até formar uma farofa úmida. Aos poucos coloque a água gelada, e processe até formar uma massa homogênea. Retire a massa do processador e amasse algumas vezes. Unte duas forminhas para torta de 10cm cada (usei uma forma de 20cm com fundo removível), e forre com a massa - aqui achei mais prático abrir com rolo. Leve à geladeira por 30min. Aqueça o forno em 180°C. Retire a massa da geladeira, unte com manteiga uma folha de papel alumínio e coloque o lado untado sobre a massa, por cima jogue feijões crus para fazer peso (tenho sempre um tanto de feijões para este fim, depois de frios, guardo num vidro e reutilizo na próxima torta). Leve ao forno por 35-45min, ou até dourar levemente, então retire o papel alumínio com os feijões, e deixe a massa dourar mais, cerca de 5-10min. Deixe esfriar completamente sobre uma gradinha. Enquanto isso, prepare o recheio.
Numa tigelinha coloque 1 colher de sopa de azeite e o alho picadinho. Misture e reserve. Numa outra tigela coloque a ricota, mussarela, 1 colher de sopa de azeite, tempere com sal e pimenta a gosto. Corte a abobrinha no sentido do comprimento e corte em fatias finas. Deixe secar sobre papel tolha. Corte em fatias os tomatinhos e também coloque sobre o papel toalha. Quando a massa estiver fria, espalhe a mistura de ricota. Arrume as fatias de abobrinha e tomate, intercalando ambas. Por cima espalhe o azeite com alho, por fim, salpique o manjericão picado. Retorne ao forno pre-aquecido a 200°C, deixe assar por 20-25min, ou até que o queijo esteja borbulhando. Coloque numa gradinha, deixe esfriar por uns 20min antes de servir.

18 comments:

  1. Estas tortas ou tartes, são a minha perdição não deixo passar muito tempo sem fazer uma...eheh!
    Ficou maravilhosa bem apetitosa, o recheio está muito light, adorei!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  2. Hmmmm, vou fazer para o jantar, tá decidido!
    Adorei, Tati, também só tenho a forma de 20 cm...perfeito, os deuses da cozinha estão a meu favor...rsrsr
    Beijos

    ReplyDelete
  3. Que torta linda. eu amo abóbrinha. Com certeza vou fazer em casa nos próximos dias!

    ReplyDelete
  4. Haaa, tem dias que eu tb estou com muita preguiça e não faço nada!!!
    Mas esta torta ficou d++++ !!!!

    Bjs...

    ReplyDelete
  5. afe, a sua ficou lindíssima, mais que a inspiradora.

    nhaaaam. que vontade de tortas assim lindas. mas com queijo DE VERDADE, que ricota é deveras saudável.

    =*

    ReplyDelete
  6. Nós duas fomos de torta hoje... rs

    ReplyDelete
  7. Tati,

    A torta ficou linda e deve ter ficado também deliciosa! Eu hoje fiz abobrinhas assadas no forno com tomates e outros vegetais. E antigamente fazia a minha própria ricota, com leite e limão, hoje eu tenho um pouco de preguiça, rsrs.

    Beijoca!

    ReplyDelete
  8. Essa torta tem um visual apaixonante!
    Todo mundo tem seus momentos de muita disposição e outros... nem tanta!
    Bjs.

    ReplyDelete
  9. Menina,

    Que torta mais linda essa!

    Visual bem legal, e o sabor tenho certeza que tbm é 10!

    Fiquei curiosa com essa ricota caseira, vou procurar...

    Abraço pra voce
    Bom dia!

    ReplyDelete
  10. Tati, abri o blog e pulou essa torta linda na minha cara! Que fome que me deu!! Amei a apresentação do prato, e a ricota caseira também é uma delícia, eu pelo menos não compro fora nunca mais!

    Beijão!

    ReplyDelete
  11. Mas que torta mais linda, Tati! Vc caprichou, hein? Amei o jeito como vc dispôs os legumes. E que bom que vc gostou da ricota caseira, fiquei tão feliz!
    Beijo, querida!

    ReplyDelete
  12. Que torta linda, ficou com um visual muito apetitoso.
    Bjs

    ReplyDelete
  13. Estou fã do seu blog, fiz o sorvete de morango e ficou delicioso. Copiei as receitas com Lavandas, pois adoro de paixão, tanto as flores como usar na comida. Sou fã de cardamomo tb. Parabéns aqui é tudo lindo e caprichado.
    Silvia

    ReplyDelete
  14. Que delícia! Amei a aparência da torta... Uma ótima opção!
    Olha, eu quero agradecer o recadinho fofo que vc deixou em meu blog... Obrigada pelo carinho! Mto bom saber que vc sempre passa por lá. Saiba que eu estou sempre por aqui tbm, e amo as suas receitas!
    Um beijo!!!

    www.amenidadesdekelly.blogspot.com

    ReplyDelete
  15. Silvia, obrigada por me contar do sorvete! Fico muito feliz em saber que gosta do blog!
    beijos

    ReplyDelete
  16. A apresentação ficou linda. Sou fã de abobrinha! Ela não soltou água? tentei fazer uma coisa assim há um tempo atrás mas ela soltou muita água! Beijos, Ju

    ReplyDelete
  17. Ju, vc deixa as rodelas de abobrinha no papel toalha por alguns minutos que absorve bem a água, uns quinze minutos já é suficiente.
    beijos

    ReplyDelete
  18. Nossa vida!
    Que torta linda, linda!
    É muito caprichosa vc minha amiga...
    foi praticamente uma terapia intercalar a abobrinha com o tomatim, né?! =) amei! A primeira foto ficou linda com o guardanapo cor de berinjela (chique!)
    Se cada vez que demorar vier com uma lindeza dessas...estará perdoada..rs
    Um bejim procê!
    ps: já falei, mas vou falar d novo...podia pensar em colocar nome nas fotos =}

    ReplyDelete