terça-feira, 17 de maio de 2011

crumble de morango e amêndoa


Como se já não faltassem motivos para amar este tempo frio (é gostoso para dormir, me sinto mais disposta durante o dia e as roupas são mais bonitas), é esta a época das minhas frutas preferidas: mexerica e morango. Ainda estão meio azedinhas e caras, mas nas próximas semanas isso deve melhorar. Não consegui resistir e com uma das caixinhas de morango preparei este delicioso crumble. A intenção era fazer duas porções grandonas e dividir com o marido, mas olha, eu comi a minha como lanchinho da tarde, e ainda comi metade da porção dele na sobremesa... glutonaria, este é meu nome!
Receita do Nigella Kitchen.

500g morangos, sem os cabinhos
¼ xícara açúcar
¼ xícara amêndoa moída
4 colheres (chá) extrato de baunilha

farofinha:
2/3 xícara farinha de trigo
1 colher (chá) fermento em pó
5 colheres (sopa) manteiga gelada, picada
1 ¼ xícara amêndoas laminadas
½ xícara açúcar demerara

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Coloque os morangos num refratário, 20cm de diâmetro e 5cm de profundidade. Salpique por cima o açúcar, amêndoa moída e baunilha, mexa para misturar. Para fazer a farofinha do topo, misture numa tigela a farinha, fermento e coloque a manteiga picada. Mexa com as pontas dos dedos, misturando bem, até ficar com aspecto de areia úmida, mas ainda com pedacinhos do tamanho de um grão de feijão. Coloque o açúcar e as amêndoas laminadas, misture e despeje sobre os morangos, espalhando bem. Cubra com uma folha de papel alumínio, aperte levemente nas beiradas do refratário e leve ao forno por 30m, ou até ficar dourado. Eu retirei o papel alumínio na metade do tempo de forno. Sirva com creme de leite, se preferir.
rendimento: 6 porções, fiz meia receita e dividi entre 2 tigelas, resultou em porções bem generosas.

21 comentários:

  1. Hmmmmmm, Tati, que delícia! Também adoro morangos e mexirica e também laranja, que lembra meu saudoso pai...adorei a receita, tão simples, linda e deliciosa!

    Agora, coitado do maridão, hein??? rsrsr

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Tati,
    Adorei o crumble feito com farinha de amendoas.
    Deve ficar uma delicia!
    Estou ansiosa para encontrar morangos a preços acessiveis e que estejam bonitas.
    No frio, me dá mais preguiça, e como muito mais nessa epoca...

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Deliciosa receita.
    Tenho feito muito crumble ultimamente, de pera, maçã, abacaxi, fica sempre delicioso. Vou experimentar com morangos. O último que fiz de maçãs, usei entre as maçãs e a farofinha um creme, à base de leite condensado, gema, leite e amido.
    Ficou muito gostoso.
    Esta sua apresentação na tigelinha ficou linda.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Tati, UAU! Amo morangos e esta combinação com amêndoas deve ser perfeita! Preciso desse crumble agora! hahahah
    Beijos,
    Fabi

    ResponderExcluir
  5. Aiii que delícia!
    Adoro receitas assim, com cara de friozinho!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Hummm Tati adorei o aspecto deve ser uma delicia só...

    beijos e obrigado por partilhar!

    ResponderExcluir
  7. Oi Tati
    Nao gosto de frio, acho que o motivo é o frio rigoroso daqui, na maior parte do ano. Mas realmente tem as suas vantagens!
    Obrigada por mais uma deliciosa receita.
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  8. sempre curti frio, mas agora já idosa, não tenho aguentado muito não...

    eu amo essa cor d o morango escorrido na xicrinha branca, viu... quero crémboul!

    =***

    ResponderExcluir
  9. Ficou maravilhoso!!!
    Mas coitado do marido!!!
    As vezes eu tb faço isso!!!kkkkk
    Eu gosto mas do tempo fresco,não muito frio como está hj, fico preguiçosa, sou muito frienta!!!

    BJs...

    ResponderExcluir
  10. Eu confesso que tbm não resistiria...coisa mais gostosa não existe...e o clima está mesmo convidativo pra uma tijelinha dessas!!!

    Boa Noite!

    ResponderExcluir
  11. Gosto do frio, de morangos e amei a tigelinha =) a ideia de sermos vizinhas me agrada bastante...rs
    Vc comprou a amêndoa já moída? (aqui nunca vi) e seria possível substituir? Se puder, responda aqui...daí volto para ler.
    Um bejim!

    ResponderExcluir
  12. Vinni, também adoraria ser sua vizinha, teria alguém para me ensinar a fazer um café bem mineirinho!
    Sobre as amêndoas, eu compro inteira, retiro a pele (aprendi como fazer aqui: http://kafkanapraia.blogspot.com/2005/12/descascando-amndoas.html), depois passo pelo processador, quando a quantidade é pouca, como neste caso, eu pico com a faca, bem miudinha.
    Agora não sei qual seria um bom substituto, talvez castanha do caju sem sal, ou mesmo nozes, acho que seria o caso de experimentar mesmo.
    E já que vc precisa comer mais castanhas, com sua dieta, não sei se você gosta de granola, eu coloquei o link de uma receita na postagem dos cookies, vai uma boa quantidade de castanhas, fica bem saborosa e nutritiva.
    Espero ter ajudado!
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Mais que delicia....

    Bjs

    Andreia Braga

    ResponderExcluir
  14. Eu super entendo você ter comido quase tudo sozinha - eu faria o mesmo! Que delícia de crumble, querida! Lindos os potinhos!
    xx

    ResponderExcluir
  15. Tati,

    Outono/inverno é a minha época do ano preferida, por todas as razões que você mencionou e outras mais, rsrs.
    Este crumble - fora de brincadeira - me deixou com água na boca, por causa da lembrança do azedinho do morango. E morango combinado com amêndoas e esta farofinha, afe, que tentação! rsrs.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  16. Olá! Passei aqui para retribuir a visitinha no meu blog, e olha só o que eu encontro... Só coisa boa, muito boa!!!! rss Adorei! Estou seguindo! Beijoka!

    http://www.amenidadesdekelly.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Tati, mas olha, o próprio nome do meu blog!!!! E vou te contar um segredo secreto: DETESTEI crumble de morango quando fiz pela primeira vez.. Tenho que tentar de novo - ou trocar o nome do blog! :P

    Beijo, sumida!

    ResponderExcluir
  18. Fiquei imaginando devorar um desses depois de um risotto bem cremoso... Humm, o frio é mesmo uma tentação à parte!

    BEIJOS!

    ResponderExcluir
  19. Olá....fiz uma receitinha sua lá no blog....depois dá uma passadinha por lá...
    Amei mais essa receita...

    bjim

    ResponderExcluir
  20. Tati,
    Vim agradecer e retribuir a visita ao meu blog : ) Que delicia que ficou o seu crumble. Ja estou a seguir, e' só coisas boas neste cantinho : ) Parabéns pelos 100 seguidores.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  21. Oi Tati!
    Achei q se eu fosse processar ficaria gordurosa...
    Vou dar uma olhadinha no link do cookies, gosto muito de granola.
    Estou em um dieta rigorosa com o Orto e tem horas q nem sei mais o q comer... =(
    brigadinha por responder!
    Um bejim!

    ResponderExcluir