28.4.11

bolo-brownie com caramelo e amendoim


Semana que passou foi aniversário do marido, e não tinha quase tempo nenhum para preparar um bolo na véspera. Passei os olhos nos livros procurando algo bonito, simples e com chocolate - afinal, também era Páscoa - e encontrei este bolo-brownie. Muito fácil de fazer, é só separar e medir os ingredientes, sem batedeira, três tigelas e está tudo pronto. E claro, além de fácil, fica muito gostoso, daqueles que só uma fatia pequena já sacia as lombrigas chocólatras. Um bolo simples, com cara de festa, sem muitos cremes e nenhum recheio: esta virou a minha definição de bolo de aniversário, mais ou menos como este, que fiz ano passado. Ah, a receita é deste livro.

bolo:
1 xícara farinha de trigo
1 colher (chá) bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) sal
100g manteiga sem sal, cortada em pedaços
140g chocolate meio-amargo, picado grosseiramente
3 ovos grandes
½ xícara açúcar mascavo - usei demerara
¼ xícara açúcar
3 colheres (sopa) glucose de milho (karo)
½ colher (chá) extrato de baunilha

cobertura:
2 xícaras açúcar
½ xícara água
1 ½ colheres (sopa) glucose de milho
2/3 xícara creme de leite
2 colheres (sopa) manteiga, cortada em pedacinhos, temperatura ambiente
1 xícara amendoim salgado torrado e sem pele (usei sem sal)




Comece pelo bolo. Coloque a grade do forno na prateleira do meio. Pré-aqueça o forno 175ºC. Unte uma forma redonda de 20cm, com fundo removível, nas laterais polvilhe com farinha e no fundo forre com papel manteiga. Coloque a forma sobre uma assadeira de beiradas baixas, forrada com papel manteiga ou um tapetinho de silicone (este procedimento é importante para o bolo não queimar embaixo).
Numa tigela misture a farinha, bicarbonato e sal, reserve. Em outra tigela, misture a manteiga e chocolate e leve para derreter em banho-maria, mexa de vez em quando, e assim que derreter retire a tigela da água quente. Numa terceira tigela, misture os ovos e açúcares até ficar bem homogêneo, em seguida coloque a glucose e baunilha, misture. Adicione o chocolate derretido e mexa com um fouet. Agora adicione a mistura de farinha e misture somente até a farinha ser incorporada na massa, que estará líquida e pegajosa. Coloque a massa na forma preparada, e leve ao forno por 40-45min, teste com um palito, espetando no centro da forma, deverá sair com algumas migalhas um pouco úmidas. Retire do forno e transfira para uma grade. Após 15min, passe uma faca por toda a lateral da forma, então retire o aro. Quando esfriar completamente, retire o fundo da forma. Lave a forma e recoloque o bolo na posição que foi assado (provavelmente o bolo terá achatado no centro), aqui eu usei um aro do mesmo tamanho sobre um prato.
Prepare a cobertura. Numa panela coloque o açúcar, água e glucose, leve para ferver, em fogo médio-alto, sem mexar, por 5-10min, até adquirir uma cor âmbar, teste a cor colocando uma gota do caramelo sobre uma louça branca. Abaixe o fogo, e coloque o creme de leite e manteiga, mexa bem até ficar uma mistura lisa. Adicione o amendoim e misture bem. Retire do fogo e coloque numa tigela.
Usando uma colher, para pinçar todo o amendoim, coloque a calda de caramelo sobre o bolo. Deixe esfriar, e antes de servir, retire o aro em volta do bolo passando uma faca na lateral. Certamente irá sobrar um tanto de calda, que poderá ser guardada na geladeira, depois de fria.