8.2.11

pão-de-ló recheado com chantilly e geléia


Semana passada estava assistindo ao programa da Sophie Dahl, no Fox Life, gostei das receitas, mas ela fala e cozinha tão devagaaar, confesso que me irritou um pouquinho. A questão é que a primeira receita do programa foi um pão-de-ló com geléia, em seguida veio o programa do Bill Granger, com mais uma receita de pão-de-ló, e o marido dando umas pescoçadas na TV de vez em quando perguntou quando faria um bolo desses. Pode ser este final semana? Claro! Só precisava comprar ovos e no sábado de manhã o bolo estava pronto.
Sei que ainda preciso treinar mais, eu fazia pão-de-ló bem fofinho, mas com a falta de prática parece que desaprendi, pois quando tudo parecia misturado - e metade já estava na assadeira - ainda apareceram umas "bolhas" de farinha na massa, o que infelizmente comprometeu a textura. A receita da massa tirei do programa Bill's Holiday.

massa (sponge cake):
170g farinha de trigo
2 colheres (sopa) amido de milho
2 ½ colheres (chá) fermento em pó
4 ovos, temperatura ambiente
200g açúcar
2 colheres (sopa) manteiga
80 ml (1/3xícara) água fervente

recheio: 
200ml creme de leite fresco
2 colheres (sopa) açúcar de confeiteiro
5 colheres (sopa) geléia de morango (ou outra da sua preferência)
açúcar de confeiteiro

Pré aqueça o forno a 180ºC, forre com papel manteiga o fundo, unte e polvilhe com farinha as laterais de duas formas redondas de 20cm. Misture a farinha, amido e fermento, peneire por duas vezes. Ferva a água e misture a manteiga, mexa até derreter. Na batedeira coloque os ovos + açúcar e bata por 7-8min, ou até ficar um creme leve e fofo. Desligue a batedeira, peneire novamente a mistura de farinha, e com uma colher de metal, misture delicadamente, coloque a mistura de água e manteiga, e misture novamente, até incorporar tudo. Divida a massa entre as formas e leve ao forno por 20min, ou até dourar levemente. Espere esfriar para desenformar. 
Para o recheio, bata o creme de leite com o açúcar até formar um creme firme. Espalhe o recheio sobre um dos bolos. Coloque a geléia por cima (para a geléia espalhar melhor, mexa com uma colher antes de utilizar) e cubra com o outro bolo, polvilhe açúcar de confeiteiro por cima, e leve à geladeira até o momento de servir.