10.2.11

almôndegas de atum



Dias atrás procurava nos meus livros uma receita com vôngole (peguei trauma, nunca mais jogo os bichinhos vivos na panela quente), não encontrei mas fiquei com o olho grande nestas almôndegas. Dias depois, no mercado, me deparo com o atum baratinho - não sei qual é o parentesco com o "real" atum, pois se trata de um peixe que pesa cerca de1kg. Perfeito para as almôndegas, que ficam bem diferentes e saborosas - não imaginava que atum combina tão bem com canela! Fiz algumas substituições com o que tinha disponível em casa, a receita é do livro A Itália de Jamie, que ganhei no sorteio da Stefânia - demorou mas eu postei!

almôndegas de atum:
400g atum
50g pinolis (não tinha, usei amêndoas picadas)
1 colher (chá) canela em pó
1 colher (chá) orégano seco
punhado de salsinha picada
100g migalhas de pão amanhecido (usei pão de forma)
50g parmesão ralado na hora
2 ovos
raspas e suco de 1 limão siciliano (usei o tahiti)
sal, pimenta-do-reino a gosto

molho de tomate:
1 cebola pequena, picadinha
4 dentes de alho, picadinhos
1 colher (chá) orégano seco
2 latas (400g cada) tomates pelados
sal, pimenta-do-reino a gosto
vinagre de vinho tinto (usei o balsâmico)

Para as almôndegas, corte o atum em cubinhos de 2,5cm. Numa frigideira grande coloque para aquecer um pouco de azeite, em seguida coloque o atum, canela e pinolis. Tempere suavemente com sal e pimenta, e deixe fritar até tudo ficar douradinho. Retire do fogo, despeje numa tigela grande e deixe esfriar por 5min. Coloque na tigela os demais ingredientes, e se achar necessário, acerte o sal. Amasse tudo com as mãos, até ficar uma massa homogênea e o atum triturado. Faça bolinhas, coloque num prato e leve à geladeira por 1hora.
Enquanto isso, prepare o molho. Refogue em azeite a cebola e alho, adicione o orégano, tomates, sal e pimenta. Deixe cozinhar em fogo brando por 15 min. Se preferir, passe o molho pelo liquidificador, eu apenas amassei os tomates com um garfo e deixei o molho mais pedaçudo. Coloque um pouquinho de vinagre, e acerte o sal.
Na mesma frigideira onde o atum foi frito, coloque um pouco mais de azeite, adicione as almôndegas, e dê sacudidas na panela até que todas dourem por inteiro.
Sirva as almôndegas sobre o molho, acompanhando alguma massa, eu usei linguine. Se preferir finalize o prato com salsinha picada por cima, achei que ficaria melhor com lascas de queijo pecorino.
Rendimento: 4 porções. Fiz meia receita, obtive 16 almôndegas.

7 comments:

  1. Muito, muito legal!

    Almondega de atum pra mim é novidade, e essa mistura de especiarias é coisa que eu preciso de experimentar!

    Bjos
    Re

    ReplyDelete
  2. Que delícia de prato Tati! Eu o devoraria inteiro agora, sou doida por massas! E que belíssimas as almôndegas.
    Hoje no blog também tenho uma receitinha com atum, talvez você goste.
    Beijos,
    Fabi

    ReplyDelete
  3. Nossa, que delícia, Tati! Fiz uma receita parecida (Donna Hay) mas era com atum em lata. Agora quero provar essa sua. Não tenho esse livro do Jamie - é bacana?
    xx

    ReplyDelete
  4. Tatiane, cada dia que passo aqui minha lista de receitas só faz crescer!
    Hoje postei uma receita sua, os muffins de laranja e chocolate, ficou muito bom! bjs

    ReplyDelete
  5. com atum de verdade deve ser bem gostoso; eu fiz almôndegas uma vez com o de lata e ficou meio bonzinho, e eu ando muito de má vontade com atum de lata, viu...

    eu achei que suas almôndegas eram assadas, tão tão bonitas!
    mas são fritinhas, né?

    nham.
    =**

    ReplyDelete
  6. Oi, Tati,

    Que diferente! O mais próximo disso que eu experimentei foram os gelfite fish, os bolinhos de peixe judaicos, rsrs. Vou levar esta receita.

    Um beijo e boa tarde

    ReplyDelete
  7. Tati,
    Sempre venho no seu blog, como uma formiguinha atras de açucar....kkkkk
    E quando voce troca o doce por salgado, você capricha na receita, hein?!?
    Adorei e fiquei com agua na boca.
    beijos

    ReplyDelete