terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

pão-de-ló recheado com chantilly e geléia


Semana passada estava assistindo ao programa da Sophie Dahl, no Fox Life, gostei das receitas, mas ela fala e cozinha tão devagaaar, confesso que me irritou um pouquinho. A questão é que a primeira receita do programa foi um pão-de-ló com geléia, em seguida veio o programa do Bill Granger, com mais uma receita de pão-de-ló, e o marido dando umas pescoçadas na TV de vez em quando perguntou quando faria um bolo desses. Pode ser este final semana? Claro! Só precisava comprar ovos e no sábado de manhã o bolo estava pronto.
Sei que ainda preciso treinar mais, eu fazia pão-de-ló bem fofinho, mas com a falta de prática parece que desaprendi, pois quando tudo parecia misturado - e metade já estava na assadeira - ainda apareceram umas "bolhas" de farinha na massa, o que infelizmente comprometeu a textura. A receita da massa tirei do programa Bill's Holiday.

massa (sponge cake):
170g farinha de trigo
2 colheres (sopa) amido de milho
2 ½ colheres (chá) fermento em pó
4 ovos, temperatura ambiente
200g açúcar
2 colheres (sopa) manteiga
80 ml (1/3xícara) água fervente

recheio: 
200ml creme de leite fresco
2 colheres (sopa) açúcar de confeiteiro
5 colheres (sopa) geléia de morango (ou outra da sua preferência)
açúcar de confeiteiro

Pré aqueça o forno a 180ºC, forre com papel manteiga o fundo, unte e polvilhe com farinha as laterais de duas formas redondas de 20cm. Misture a farinha, amido e fermento, peneire por duas vezes. Ferva a água e misture a manteiga, mexa até derreter. Na batedeira coloque os ovos + açúcar e bata por 7-8min, ou até ficar um creme leve e fofo. Desligue a batedeira, peneire novamente a mistura de farinha, e com uma colher de metal, misture delicadamente, coloque a mistura de água e manteiga, e misture novamente, até incorporar tudo. Divida a massa entre as formas e leve ao forno por 20min, ou até dourar levemente. Espere esfriar para desenformar. 
Para o recheio, bata o creme de leite com o açúcar até formar um creme firme. Espalhe o recheio sobre um dos bolos. Coloque a geléia por cima (para a geléia espalhar melhor, mexa com uma colher antes de utilizar) e cubra com o outro bolo, polvilhe açúcar de confeiteiro por cima, e leve à geladeira até o momento de servir.

11 comentários:

  1. Eu adoro a Sophie Dahl - descobri os programas dela no you tube (pena que tem pouca coisa) e logo comprei o livro. Sábado passado descobri o programa na Fox Life - morri de vontade de tomar aquela sopinha de tomates assados!

    Agora quem está com vontade de fazer esse bolo aí sou eu, mocinha. :D

    Beijo, querida!

    ResponderExcluir
  2. FICOU COM MUITO BOM ASPECTO, ADORO CHANTLLY MISTURADO COM DOCE.
    BJS

    ResponderExcluir
  3. a massa tá tão bonita olhando daqui. e aquela geléia marota ali no canto tá um fofor.

    simples e com uma cara de aaaaai, me dá!

    ResponderExcluir
  4. Tati, esse seu bolo tá com uma cara ótima! O que eu achei impagável foi a cara do Bill quando perdeu o concurso.. Hehehehe, nem ele escapou! E recheio de geléia e chantily é de matar um!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não vi este programa, qual é o horário e o dia dele???

    O bolo ficou lindo!!!

    Bjs...

    ResponderExcluir
  6. Tati,
    Que lindo bolo!
    Ficou com uma textura diferente nas bordas.
    E o recheio, simples e saboroso.
    adorei tudo!
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Ué, não parece que a massa não tenha sido devidamente misturada, pois o aspecto é de bolo fofo, rsrs. Eu adoro pão-de-ló e bolinhos básicos e este virou uma big sobremesa!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  8. Vi esse programa tb e fiquei com vontade de experimentar...O seu pão de ló está deveras apetitoso!

    Bjinho
    Rita

    ResponderExcluir
  9. Concordo com a Marly, Tati, a cara do bolo tá de macio da silva!
    Eu nao tenho pratica nenhuma de pao-de-ló ou bolo de camadas [acho um terror fazer], mas do seu eu gostei pq é simples na montagem {nao tem q rezar pra nao entortar, tompar, derreter} e o recheio deve se mto bom! Alias, acho que esse seu bolo é super clássico, chama Victoria Sandwich.
    bjo e obrigado pelas visitas!

    ResponderExcluir
  10. Adorei seu pão de ló e a mistura de chantily com geléia é perfeita! bsj

    ResponderExcluir
  11. Obrigado, vou ficar atenta!!!!Na grade de programação!!!

    Haaa, se vc provar, com certeza vc vai gostar!!!!

    BJs...Obrigado pela visita!!!

    ResponderExcluir