16.11.10

quiche de alho-poró e cogumelos


Não tinha intenção de fazer esta quiche, até que trouxe para casa muito mais alho-poró e cogumelos que estava preparada para consumir. Mais alguém compra comida por impulso? Em minha defesa digo que estavam tão bonitos e baratos que foi difícil resistir : D
Para a massa, procurei uma receita que se acomodasse ao tamanho da minha forma, e encontrei esta, mais uma vez substituindo uma parte da farinha branca pela integral. O recheio é uma receita-base que uso para todas as quiches, e o queijo de coalho... era porque estava sobrando na geladeira, rs.

massa:
1 xícara farinha de trigo
½ xícara farinha de trigo integral
70g manteiga, gelada e cortada em cubinhos
1 ovo
2 colheres (sopa) água gelada
pitada de sal

recheio:
2 talos de alho-poró, só a parte branca
2 colheres (sopa) azeite
200g cogumelos Paris fresco
200ml creme de leite (1 caixinha)
3 ovos
2 colheres (sopa) cebolinha
1 bastão de queijo de coalho
sal, pimenta do reino e noz-moscada, a gosto

Comece pela massa, colocando as farinhas e sal no processador, pulse para combinar. Coloque o ovo e processe até formar uma farofa. Então coloque a manteiga e deixe o aparelho ligado, adicionando a água aos pouquinhos, até formar uma massa homogênea. Retire e amasse algumas vezes. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 30min. Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada, coloque a massa numa forma redonda de 24cm (a quantidade de massa é exata para o tamanho da forma), e leve novamente à geladeira por 15min. Coloque em forno pré-aquecido a 180ºC por 7-8min, assim a massa não ficará muito úmida depois de receber o recheio.
Para o recheio aqueça o azeite e coloque o alho-poró fatiado, cozinhe em fogo baixo até murchar, mexa de vez em quando e coloque sal e pimenta. Fatie os cogumelos, coloque numa tigela e cubra com água fervente, para escaldar, deixe alguns minutos. Numa tigela grande bata ligeiramente os ovos, adicione o creme de leite e misture. Coloque o alho-poró e o cogumelo - já frios - o queijo de coalho ralado e a cebolinha. Tempere com sal, pimenta e a noz-moscada ralada na hora. Coloque a mistura sobre a massa e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC, por 30min, ou até dourar.

8 comments:

  1. Tati que delícia de quiche! Adoro esta combinação!
    E olha, eu também cometo esse desloca de comprar mais cogumelos do que consigo consumir, ainda mais quando estão com preço bom.
    Beijos

    ReplyDelete
  2. nossa, que quiche lindona. nunca pensei em comer alho poró com cogumelos, mas gosto dos dois...
    e eu comprei um salsão do tamanho do brasil um dia, e ele acabou morrendo.

    :(

    beijo.
    você tá lindona, né?

    ReplyDelete
  3. Nossa, Tati, compro muita comida por impulso (talvez comida e livros sejam as únicas coisas que compro por impulso, pois pra roupa/sapato eu nem ligo). :D
    Linda quiche, amei a mistura de sabores!

    ReplyDelete
  4. Oi querida
    Infelizmente compro muita comida por impulso e sempre faço promessa a mim mesma que da próxima vez sera' diferente! Doce ilusão.
    Adoro alho-poró, gostei muito da tua quiche.
    Bjim
    Léia

    ReplyDelete
  5. Que coisa boa essa sua mistura =}
    cogumelos...amei...com quêjin coalho mioró demais! =D
    ..brigadinha por avisar das fotos, só apareciam no chrome...
    Um bejim bem grande!

    ReplyDelete
  6. Tati,

    Esta imagem ficou maravilhosa! E que combinação de sabores mais requintada! Adorei o acréscimo do queijo coalho, como boa mineira que sou, rsrs.

    Um beijo.

    ReplyDelete
  7. Tati, esta receita para com certeza para o meu blog! Que delicia menina, a foto esta sensacional!

    Bjo gde e uma ótima semana para vc!

    Dani :)

    ReplyDelete
  8. acontece!
    na minha ultima compra de alho poro comprei 3 duzias.fiquei doida fazendo de tudo com eles.vc deve ser mais normal que eu...sua quiche ficou linda. bjs

    ReplyDelete