quinta-feira, 11 de novembro de 2010

friands de pecãs e cranberries


Vocês já devem estar fartos de tantas receitas com pecãs, mas eu comprei uma quantidade grande, e a durabilidade delas é incrível. Ainda tenho um outro tantinho reservado para outra receita num futuro próximo. Estes friands ficaram fantásticos (sim, merece um adjetivo desses!) e ainda tive outra cobaia, além das minhas habituais. Fico feliz que tenha gostado, Quéroul.
Nesta receita diminuí um pouco a quantidade de manteiga, mesmo assim ficou bem macio, e apesar de não ter feito, aconselho a polvilhar um pouco de farinha, além de untar as forminhas, pois alguns quebraram para sair da forma, e só retire depois de frios. Receita daqui.

1 ½ xícara açúcar de confeiteiro
½ xícara farinha de trigo
1 xícara pecãs, picadinhas
¾ xícara cranberries secas, picadinhas
6 claras
185g manteiga, derretida
açucar de confeiteiro, para polvilhar



Pré-aqueça o forno a 180ºC, unte com manteiga forminhas de muffins. Numa tigela peneire o açúcar e a farinha, acrescente as pecãs e cranberries picadinhas (cerca de ½ xícara, reserve outra parte). Noutra tigela bata ligeiramente as claras, com um garfo, somente até espumar. Adicione as claras à mistura seca, mexa bem, e por último coloque a manteiga derretida, mexa até homogeneizar. Distribua a massa nas forminhas preparadas, enchendo cerca de 2/3 das formas, coloque o restante das cranberries por cima, e leve ao forno por 15-20min, ou até dourar e um palito sair seco. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma gradinha, desenforme com cuidado. Polvilhe com açúcar de confeiteiro.
Fiz meia receita acima, e consegui 8 bolinhos.

7 comentários:

  1. aaaai, os deliciosos friands!!!
    eu também tenho fotos deles, hohoho.

    nham, tenho saudades deles. friands são bolinhos muito bons, né? e a massa crua deles, ui! hehehe.


    beijo, e obrigada por me permitir ser cobaia. aceito mais experiências, heeein. ;)

    ResponderExcluir
  2. Vão já pra minha lista - vc sabe o quanto eu amo friands, né, querida? :D

    Delícia de sabores!

    ResponderExcluir
  3. Querida Tati
    Estou adorando tuas receitas com pecãs, ainda mais com cranberries.
    Bjo grande
    Léia

    ResponderExcluir
  4. Tati,
    'Pelamor', desse jeito você me deixa confusa, pois eu já havia selecionado outra receita sua pra fazer e agora fiquei na dúvida, rsrs. Ficaram lindos, os seus friands!

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Tati,
    essa sobremesa nunca experimentei...e já vai para o meu caderninho de receitas.
    Só vou ter que substituir os cranberries, porque nao sei onde encontrar aqui em SJC.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Hum, quero ser cobaia que nem Queróul! =D
    Que delícia essa receita, Tati...nem me importaria com os quebradinhos...
    Fia, comprou cranberries na C.Sta Luzia? (pode responder aqui, volto p ler, tá:)
    Um bejim grande no seu coração e espero que o feriado tenha sido bom...

    ResponderExcluir
  7. Vinni, as cranberries o marido me trouxe de viagem. Nunca fui ao Santa Luzia, mas já li algo da Ana Elisa (La Cucinetta) dizendo que lá vende.
    beijos, querida! Sempre bom ver você por aqui :)

    ResponderExcluir