quinta-feira, 11 de novembro de 2010

friands de pecãs e cranberries


Vocês já devem estar fartos de tantas receitas com pecãs, mas eu comprei uma quantidade grande, e a durabilidade delas é incrível. Ainda tenho um outro tantinho reservado para outra receita num futuro próximo. Estes friands ficaram fantásticos (sim, merece um adjetivo desses!) e ainda tive outra cobaia, além das minhas habituais. Fico feliz que tenha gostado, Quéroul.
Nesta receita diminuí um pouco a quantidade de manteiga, mesmo assim ficou bem macio, e apesar de não ter feito, aconselho a polvilhar um pouco de farinha, além de untar as forminhas, pois alguns quebraram para sair da forma, e só retire depois de frios. Receita daqui.

1 ½ xícara açúcar de confeiteiro
½ xícara farinha de trigo
1 xícara pecãs, picadinhas
¾ xícara cranberries secas, picadinhas
6 claras
185g manteiga, derretida
açucar de confeiteiro, para polvilhar



Pré-aqueça o forno a 180ºC, unte com manteiga forminhas de muffins. Numa tigela peneire o açúcar e a farinha, acrescente as pecãs e cranberries picadinhas (cerca de ½ xícara, reserve outra parte). Noutra tigela bata ligeiramente as claras, com um garfo, somente até espumar. Adicione as claras à mistura seca, mexa bem, e por último coloque a manteiga derretida, mexa até homogeneizar. Distribua a massa nas forminhas preparadas, enchendo cerca de 2/3 das formas, coloque o restante das cranberries por cima, e leve ao forno por 15-20min, ou até dourar e um palito sair seco. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma gradinha, desenforme com cuidado. Polvilhe com açúcar de confeiteiro.
Fiz meia receita acima, e consegui 8 bolinhos.