quinta-feira, 18 de novembro de 2010

madeleines de limão e baunilha


A minha cozinha anda devagar, e eu também caminho bem devagar por ela. Semana passada passei por uma cirurgia, coisa simples mas que exige repouso, por isso não tenho feito nada ultimamente - estou morrendo de vontade de bater um bolinho! Mas ainda é melhor eu ficar quietinha para evitar qualquer complicação. Estas madeleines fiz há bastante tempo, confesso meio envergonhada que comi quase todas, foi a minha primeira fornada e estava muito boa! Receita do livro da Dorie.

2/3 xícara farinha de trigo
¾ colher (chá) fermento em pó
pitada de sal
½ xícara açúcar
raspas de 1 limão
2 ovos grandes, temperatura ambiente
2 colheres (chá) baunilha
6 colheres (sopa) manteiga, derretida e fria
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Misture a farinha, fermento e sal. Na tigela da batedeira misture o açúcar e as raspas de limão e esfregue com os dedos, até soltar os aromas. Adicione os ovos e na batedeira bata até ficar uma mistura clara, por 2-3min, adicione a baunilha. Com uma espátula, coloque delicadamente os ingredientes secos, em seguida adicione a manteiga derretida. Cubra a tigela com filme plástico e leve à geladeira no mínimo por 3 horas (no máximo por 2 dias, eu deixei por uma noite). Pré-aqueça o forno a 200ºC, unte com manteiga as cavidades da forma e distribua a massa às colheradas. Leve ao forno por 11-13 min ou até dourar. Retire do forno e desenforme com o auxílio de uma faca. Deixe em gradinhas até esfriar. Polvilhe com açúcar de confeiteiro depois de frio.


11 comentários:

  1. Oi, Tati,

    Tenha um pouco de calma, aguarde um tempinho até que o seu período de repouso se complete, rsrs.
    As suas madeleines (e os outros bolinhos gourmet, a bem da verdade) saíram tão perfeitinhas!
    Elas certamente também são saborosas, a julgar pelos ingredientes.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Melhoras!!!Nossa que delícia!!!

    Bjs...

    ResponderExcluir
  3. Oi querida
    Espero que se recupere logo, bom repouso.
    Que delicia de madeleines, se fosse eu também comeria quase todas!
    Bjo grande
    Léia

    ResponderExcluir
  4. Oi Tati, estimo sua rápida recuperação,

    e as madeleines, deliciosas, mais uma receitinha muito bem vinda ao meu hall...acho ótimo,

    e ficaram perfeitas né? Parabéns,

    Um abraço,

    Renata

    ResponderExcluir
  5. Oi Tati,

    Espero que sua recuperação seja o menos tediante possível. E que seja mais rápida do que você espera.

    Essas madeleines ficaram lindas. Entendo o porque de ter comido quase tudo..:)

    Beijos Carol

    http://cozinhando7.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu geralmente faço madeleines para presentear justamente para não correr o risco de comer todas, Tati. :D

    Lindas! Adorei os sabores.

    ResponderExcluir
  7. Esqueci de dizer que espero que esteja tudo bem e que a cirurgia não tenho sido para nada grave.

    xx

    ResponderExcluir
  8. me deu vontade de experimentar as madalenas, apesar de serem... madalenas. tava lembrando da textura delas, acho que me deu saudade.

    e força aí, vamo ficando boinha pra bater bolo, bolinho e bolões. ;D

    beijo

    ResponderExcluir
  9. Tati,
    Que lindas as suas madeleines...fico imaginando o sabor...hummmmmm
    preciso providenciar as forminhas de madeleines...
    Melhoras para você!
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Изумительная статья, как долго ожидать поступление обновлённого материала и вообщем стоит ожидать ?

    ResponderExcluir
  11. Tati,
    Me perdoe...estive ausente e não soube de sua cirurgia...espero que tenha dado tudo certo e que esteja se recuperando bem.
    E que seu cumpadi esteja te fazendo muitos agrados para melhorar mais rápido, viu! =}
    Acho uma graça madeleines...não tenho essa forminha...E fico sempre pensando nelas em um chá da tarde...
    Minha filha assiste "Madelaine" desenho de uma francesinha que vive num colégio interno...acho que misturo as coisas...devo estar vivendo no mundo de Bob...=D
    Ficaram lindas! Tb comeria bastante...rs
    Um bejim e melhoras!

    ResponderExcluir