terça-feira, 23 de novembro de 2010

muffins de parmesão, azeitonas e tomilho


Vocês já devem ter percebido como eu gosto de muffins. Eles são super fáceis de fazer, práticos para transportar e ainda ficam bonitinhos! Esta é a segunda vez que preparo a versão salgada - não gostei muito do resultado da primeira vez. E estes ainda levam azeitonas pretas! Nada demais, se eu não passasse minha vida toda desprezando as pobres azeitonas, mas finalmente me rendi a elas. Adaptei um pouco, fiz meia receita, coloco as medidas de como eu fiz. A receita original está aqui.

150g farinha de trigo com fermento*
40g farinha de trigo
pitada de sal
75g azeitonas pretas, picadas
40g parmesão ralado
½ colher (sopa) tomilho seco
1 ovo
125ml leite (usei semi-desnatado)
65g manteiga derretida

Numa tigela coloque as farinhas peneiradas e sal. Misture as azeitonas, queijo e tomilho, mexa bem. Numa tigela pequena, misture o ovo, leite e manteiga, deixe bem misturado. Combine as duas misturas e coloque a massa nas forminhas, enchendo ¾ da capacidade das forminhas, polvilhe um pouco de queijo sobre a massa. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até dourar, faça o teste do palito.
rendimento: 9 muffins em forminhas com capacidade para 1/3 xícara.
*para 1 xícara de farinha, misture 1 colher (chá) fermento em pó, ¼ colher (chá) bicarbonato de sódio e ¼ colher (chá) sal.

11 comentários:

  1. eu gosto muito de bolinhos salgados... os primeiros muffins que fiz na vida, aliás, foram de queijo, e eu gostei bastante.

    eu tenho uma relação estranha com azeitonas; e não gosto mesmo das pretas... mas os bolinhos estão tão lindos que eu não negaria a experiência.

    :D

    ResponderExcluir
  2. Oi Tati, esses estão super especiais, e perfeitos pra mim, pois adoro as azeitonas pretas...huuummmm que perfume, ai, deixa eu correr pra almoçar, deu fome!

    ResponderExcluir
  3. Tati, acredita que eu ainda não me arrisquei a fazer muffins salgados!! Mas agora, acho que vou me atrever!kkkk adorei essa receita!! Ficou demais!
    Bjs Fe

    ResponderExcluir
  4. Tati,

    Nossa que 'transmimento de pensação', rsrs. Eu tenho andado testando receita de muffins salgados para acompanhamento de carnes no Natal!
    Gostei destes, parecem muito saborosos!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  5. Oi querida
    Amei esses muffins! Essa semana mesmo quero fazê-lo!
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir
  6. Tati,
    Que delicias...muffins salgados!
    Eu nunca fiz, mas estou super curiosa.
    só vou ter que substituir as azeitonas pretas, porque os filhos não gostam....
    adorei a receita.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Nossa, salgado ainda não comi, mas deve ser maravilhoso!!!

    Bjs...Estão lindos!!!

    ResponderExcluir
  8. Tati, seus muffins são um pecado, menina!! Logo agora q estou numa dieta...rs...acho q vou declinar... :). Adoto tudo com tomilho.

    Bjo gde, Dani :)

    ResponderExcluir
  9. Eu preciso experimentar muffins salgados - nunca lembro de fazê-los...
    Estão lindos, Tati - e se tem azeitona me ganha de cara. :D
    Beijo, querida!

    ResponderExcluir
  10. Nossa vida minha amiga! O q se passa nessa cozinha...eu amei, amei essa mistura que vc fez!
    Confesso, gosto mais dos salgados!
    E tenho uma queda por azeitonas, verdes, pretas...tanto faz...
    E tomilho, tenho paixão!
    Agora, juntar tudo isso... tinha que ser ideia sua Tati...vou experimentar com certeza!
    E tudo azul...ficou lindo!
    Um bejim bem grande...dus bitélo mess!

    ResponderExcluir