Há tempos estava com vontade de comer um bolo simples de limão, quando me deparei com esta receita não tive dúvidas que faria o quanto antes. Aqui diminuí um pouco a quantidade de manteiga (no meu atual sedentarismo convalescente economizar qualquer caloria é bem-vindo), e ainda assim resultou num bolo super fofinho, daquele que praticamente desmancha na boca. Ah, pena que já acabou...
320g açúcar
3 ovos
raspas de 2 limões sicilianos
350g farinha de trigo
1 ½ colher (chá) fermento em pó
1 colher (chá) sal
250ml leite integral
½ colher (chá) extrato de baunilha
200g manteiga sem sal, derretida
calda:
raspas e suco de 1 limão
50g açúcar
100ml água
Pré-aqueça o forno a 170ºC. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de bolo inglês de 23 x 13 cm. Na batedeira coloque o açúcar, ovos e raspas de limão, bata bem. Peneire a farinha, fermento e sal. Numa tigela misture o leite e baunilha. Com a batedeira ligada, coloque cerca de um terço da misture de farinha, intercalando com leite, até adicionar toda a farinha e leite. Bata até a mistura ficar clarinha e fofa (ou até formar bolhas na massa). Diminua a batedeira para velocidade baixa e adicione a manteiga derretida, bata bem até incorporar. Coloque a massa na forma e leve ao forno, cerca de 1h15, ou até dourar e um palito sair seco.
Enquanto o bolo assa prepare a calda. Coloque todos os ingredientes numa panelinha, mexa bem e leve ao fogo baixo, deixe ferver até a mistura reduzir pela metade ou adquirir uma consistência de xarope.
Coloque a calda sobre o bolo ainda quente. Deixe o bolo esfriar completamente antes de desenformar.