19.10.10

madeleines de laranja-cardamomo


Antes de tudo, queria agradecer demais os comentários deixados no post anterior, fiquei emocionada com as palavras de vocês. Muito obrigada pelo carinho, de coração!
Sobre a receita, estava com muita vontade de experimentar madeleines, e não tinha a forma. Até que o marido trouxe de viagem, e rolou uma certa tensão porque quando fui testar no forno, quase-quase não cabia, a forma só permite fechar o forno se estiver na diagonal, não é o ideal, mas é o que tem pra hoje. Melhor do que pedir emprestado fornos alheios para assar os bolinhos ;)
Fiz antes a "tradicional" - em breve postarei aqui - e estas ficaram muito saborosas, ainda mais porque adoro a combinação laranja + cardamomo. Receita da tia Martha.

4 colheres (sopa) manteiga
1 colher (sopa) mel
¾ xícara farinha de trigo
1 colher (chá) fermento em pó
1 pitada de sal
¾ colher (chá) cardamomo em pó
¼ xícara açúcar
2 ovos

glacê:
¾ xícara açúcar de confeiteiro, peneirado
1 colher (chá) raspas de laranja
2 colheres (sopa) suco de laranja

Derreta a manteiga e misture o mel, mexa bem e deixe esfriar por 10 min. Numa tigela misture a farinha, fermento, sal e cardamomo. Adicione o açúcar, ovos e misture bem. Por último coloque a manteiga + mel e mexa até ficar homogêneo. Cubra e leve à geladeira por 30min. Prepare a forma de madeleines, untando com manteiga, e coloque a massa às colheradas, não se preocupe em nivelar, pois a massa se acomoda ao molde com o calor do forno. Leve ao forno pré-aquecido a 170ºC por 7-8min, ou até dourar. Densenforme e coloque numa gradinha para esfriar.
Para o glacê, misture todos os ingredientes, deve ficar firme e opaco, mas não muito ralo. Depois que as madeleines esfriarem, espalhe o glacê no lado do desenho de conchinhas, espere 15min até o glacê secar.
rendimento: 12 bolinhos