quinta-feira, 19 de agosto de 2010

cobbler de morango


Eu cismei que o nome desta sobremesa é clubber, e acho que nada vai mudar isso. Bom, cobbler é tradicional no Reino Unido e EUA, no entanto, na terra da rainha é salgado, e nos EUA é uma sobremesa, geralmente feita com um purê de frutas e coberto com uma massa de biscoito. Escolhi de morango porque deixei a preguiça de lado para andar três quarteirões com a sacola cheia e agora vou à feira quinzenalmente, e assim compro um monte de morangos bem baratinhos. E também porque desde que provei o crumble de morangos da Pat, descobri que morangos assados são deliciosos. Receita daqui.

1 ½ xícara açúcar
2 colheres (sopa) amido de milho
2 colheres (sopa) água
1 ½ colher (sopa) suco de limão
6 xícaras morangos, lavados, sem o cabinho e cortados ao meio (aprox. 3 bandejinhas)

Numa panela coloque o açúcar, amido, água e limão. Por último coloque os morangos, mexa bem e cozinhe em fogo médio, até engrossar um pouco. Retire do fogo e coloque a manteiga. Despeje num refratário grande untado, ou faça em porções individuais.

cobertura:
1 ½ xícara farinha de trigo
2 colheres (chá) fermento em pó
½ colher (chá) sal
2 colheres (sopa) açúcar granulado
5 colheres (sopa) manteiga
½ xícara leite frio

Peneire a farinha, fermento, sal e açúcar. Coloque a manteiga e misture tudo com as pontas dos dedos. Usando um garfo, gentilmente misture o leite, até a massa ficar homogênea e se desprender fa tigela. Coloque colheradas da massa sobre os morangos e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC.
Fiz meia receita e coloquei em três tigelas com capacidade para 1 xícara. Se fizer porções individuais não coloque morangos demais nas tigelas, pois pode derramar no forno :(

12 comentários:

  1. Tah...
    Primeiro estava com saudades de vc, viu?! De vir aqui e aprender essas novidades (prá mim pelo menos)
    Não conhecia essa receita...achei lindo esse contraste do vermelho em sua tigelinha bem branquinha...
    E o sabor deve ficar maravilhoso, né?!
    brigadinha por ensinar e explicar as origens...;]
    Um bejim bem grande procê!

    ResponderExcluir
  2. eu achei tão linda a cor do seu clubber, bem fashion.

    tenho pregui de fazer coisas com morango porque gosto muito de comê-los puros.
    mas esse eu quero fazer porque ele escorre todo e eu acho lindo, que nem os crumbles.

    ;)
    beijo

    ResponderExcluir
  3. Nossa lindo ficou e deve ter ficado mais doque saboroso!!!

    BJs...

    ResponderExcluir
  4. Ta, eu adorei seu cobbler !! Ficou lindo demias!! Eu to com duas caixinhas de morango aqui, vou ver se faço!
    Bjao

    ResponderExcluir
  5. Super!!! O que eu mais adoro nessas sobremesas de morangos é a cor!!! Maravilha!

    Muito bom, uma ótima idéia pra aproveitar os belíssimos morangos que estão por aí! Gostei!

    ResponderExcluir
  6. Tati, super diferente esta receita, não conhecia. Como é maravilhosa essa época de ano, com tantos morangos, e tantas receitas com eles...rs

    Bjo gde, Dani :)

    ResponderExcluir
  7. Tati, confesso a você que tenho um problema com morangos assados (oi, strawberry crumble né?!) mas prometi a mim mesma que vou tentar de novo.. E que receitinha delícia!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Tati,

    É bom "ver" você aqui novamente, já estava com saudades.
    Que bela (literalmente, rsrs) maneira de empregar os morangos numa sobremesa! Vou levar essa receita porque não resisto aos morangos, principalmente nessa época de abundância, em que a gente os ver em toda parte, rsrs.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  9. Tati,
    Cobler, Crumble, ou qualquer outro nome... O que importa é que é gostoso, tentador e lindo demais.
    Valeu a pena sua andança com a sacola cheia. Nunca comi morangos assados. depois de seus post vou experimentar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ah, totalmente a favor da mudança do nome pra clubber, muito mais legal. :)
    Lindos, Tati! Voltou com tudo, querida!
    xx

    ResponderExcluir
  11. Que delícia!!!! Uma das minhas sobremesas prediletas! :)
    Beijinhos,
    Thais

    ResponderExcluir