5.8.10

brigadeiro de chocolate branco com limão siciliano


Não posso dizer que sou louca por brigadeiros, ou que uma panela de brigadeiro de colher é comfort food. Ao contrário, faz muito tempo que brigadeiro deixou de ser meu doce preferido, nas festinhas de criança se há cajuzinho de amendoim é com ele que eu fico. Mas aí eu tive vontade de fazer estes docinhos, enquanto mexia o doce na panela me dei conta que a última vez que preparei brigadeiros foi o ano passado e era encomenda. Bom, já tinha visto algumas receitas do docinho que misturavam chocolate branco com limão siciliano, é uma combinação realmente deliciosa. Testei outros ingredientes para enrolar, e não deram muito certo; usar açúcar aromatizado com a raspa do limão foi a melhor adaptação, pois além do sabor, fica úmido.
Ah, o blog entrará num breve recesso, dia 19 eu voltarei - isso é uma promessa e uma ameaça! rs.

brigadeiro:
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) manteiga
70g chocolate branco, picado
2 colheres (sopa) suco de limão siciliano

para enrolar:
¼ xícara açúcar
1 colher (chá) raspas de limão

Para o brigadeiro, coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo, mexa de vez em quando até o chocolate e a manteiga derreterem. Quando começar a ferver, deixe em fogo brando e mexa sempre, até a mistura engrossar e se desprender do fundo da panela - pode demorar mais tempo para dar o ponto. Coloque num prato untado e deixe esfriar completamente, de um dia para o outro.
Para enrolar, misture o açúcar e as raspas e esfregue com as pontas dos dedos até o açúcar ficar bem aromático. Faça bolinhas com a massa, passe pelo açúcar e coloque em forminhas.
rendimento: cerca de 50 brigadeiros pequenos.

11 comments:

  1. Parece que você fez esse brigadeiro especialmente pra mim, Tati. :)
    Vou provar - acho que vou fazê-los pro aniversário da Jéssica, no meio do mês.
    Beijo, querida, e aproveite os dias de folga!

    ReplyDelete
  2. ai, que delícia. experimentei leite condensado com limão siciliano e, oh.my.gods! jesus puro.

    agora vou falar, hein? essa forminha de bolinha é a coisa mais irritante de soltar. comprei várias brancas e pretas pro aniversário da minha irmã: ô teste de paciência. essas reentrâncias são UÓ DO BORÓ.

    e bom recesso. :D

    ReplyDelete
  3. Tatiane... Acabastes de complicar um bocado o meu dia... Não tem nenhum lugar que venda esses brigadeiros e só chego em casa depois das 21h...O que é que eu vou fazer agora?!! Problema...

    Beijos!

    ReplyDelete
  4. Menina,ficaram maravilhosos!Prefiro fingir que nem vi, pois já estou nos muffins de baixo, brigadeiros agora seriam too much!

    Mas...daqui uns dias...por que não?

    Um bom descanso, e não demore!

    ReplyDelete
  5. Tati,
    Ficaram lindinhos (e, certamente, deliciosos). Bom descanso, girl!

    ReplyDelete
  6. Tati,
    Também fiz essas maravilhas!
    Realmente uma delicia!
    bom descanso e volte logo..kkkk
    beijos

    ReplyDelete
  7. Tati, a foto está tão convidativa...Ao contrário de você, sou doida alucinada por brigadeiros e não consego resistir aos pequeninos!
    Amanhã passo para comprar o limão e botar a mão na massa :)
    bjs,

    ReplyDelete
  8. Oi Tati!

    Adoro essa versão com limão. Eu também fiz um super parecido, só que cobri com pistache, ficou tudo de bom!

    O seu parece super apetitoso, adorei!

    Beijos!

    ReplyDelete
  9. Oi Tati,
    Nunca tinha visto essa versão de brigadeiro. Realmente, deve ser muito boa. Adoro as combinações de sabor doce com raspas de limão.
    Beijos. Bom final de semana

    ReplyDelete
  10. Tati, meus sais!!! Que delícia, amoooooo!
    Beijinhos,
    Dani

    ReplyDelete
  11. Tati, que delicinha de brigadeiros! Tenho certeza de que o limão combina perfeitamente com a doçura do leite condensando e do chocolate branco..

    E volte logo, estamos com saudades!

    Beijos!

    ReplyDelete