11.5.10

friands


Estes foram meus primeiros friands, feitos há bastante tempo. Achei os bolinhos bem diferentes, feitos só com claras, estes ficaram mais douradinhos assim porque não tirei a pele da amêndoa - acho que foi isso. Pode usar também outra fruta vermelha. Receita daqui.

125g manteiga
1 xícara amêndoas moídas
1 2/3 xícara açúcar de confeiteiro, peneirado
¾ xícara farinha de trigo, peneirada
½ colher (chá) fermento em pó
5 claras
1/3 xícara blueberries

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Derreta a manteiga e reserve. Numa tigela coloque a amêndoa moída, açúcar de confeiteiro, farinha e fermento. Mexa tudo para combinar. Adicione as claras e misture bem. Adicione a manteiga e misture novamente. Unte 10 forminhas de muffin e coloque 2 colheres de sopa da massa em cada uma das forminhas. Coloque algumas frutinhas sobre cada uma. Leve ao forno e asse por 15-20 min, ou até dourar e permanecer úmido no centro. Deixe esfriar antes de desenformar.
- fiz meia receita acima, e rendeu 7 friands.

13 comments:

  1. Opa, receita com claras.
    tenho diversas no congelador (depois que aprendi que pode congelar, ando congelando TUDO).
    aí tava criando coragem pra fazer aquele bolo do anjo (hehehe. o angel food cake), mas acho que eu tenho mais coragem de fazer esses friands.

    agora, a dúvida besta: a clara é pra juntar assim mesmo na massa sem bater nada ou bater um pouquinho, ou em neve?
    :S
    =***

    vamo lá no Living Colour, vá? dorme o sábado todinho até meia noite e, depois, o domingo inteiro tb. :D

    ReplyDelete
  2. Oi querida
    Fiquei curiosa com o sabor desse bolinho, por ser feito somente com as claras do ovo! Poderia chama'-los bolinhos macarrons - adorei!
    Bjim com muito karim
    Léia

    ReplyDelete
  3. Que bonitinhos! Parecem bolinhos de chá de bonecas! Uma graça!

    Beijos!

    ReplyDelete
  4. Tati,

    Não fosse pelas amêndoas eles seriam angel food cupcakes, rsrs.
    Mas se os cupckes já são saborosos, esses friands com amêndoas devem ser muito mais!

    Beijinho

    ReplyDelete
  5. Adorei a sugestão!

    Uai, tenho claras, blueberries, e talvez amendoas...então...quem sabe?

    Adoro friands, com chá pra aproveitar o frio que chegou!

    Um abraço,
    Re

    ReplyDelete
  6. hum, adorei, parecem ótimos, amo blueberry, também coloquei uma receita de uns muffins um tempinho atraz, amo. :)
    beijinhos

    ReplyDelete
  7. Eles ficaram iguaizinhos aos do livro, querida! Tão lindos!
    Já fiz friands com framboesa e agora quero provar com mirtilos, também.
    Beijo!

    ReplyDelete
  8. Olá, tudo bem?
    Obrigada pelo comentário e pelas visitas no blog.
    Não conhecia o seu, agora vou vir mais vezes.
    =)
    Beijos
    Fla

    ReplyDelete
  9. Hum...mah que que isso minha gente?!!
    Com esse tempin que amo...e esse seu bolin (chicoso, claro!) não tem mió..
    Gostei da dica...só com claras...
    E ficaram com uma cor linda, eu achei! :D douradin...
    Um bejim, tá Tatíssima!

    ReplyDelete
  10. Que lindos Tati! Não sei porquê, mas acho que esses bolinhos com claras parecem muito mais leves do que os normais.. Com certeza deliciosos!

    Beijos!

    ReplyDelete
  11. Que lindinhos, Tati! Adorei a receita! E com blueberries ainda...delícia!!!
    beijos!
    Thais

    ReplyDelete
  12. Je découvre ton blog.
    De bonnes recettes gourmandes.
    A bientôt.

    ReplyDelete
  13. Oi Tati, fiz esses friands hoje, acho que ficaram ótimos, digo acho, pq fiz de manhã e me mandei pro trabalho, quando chegar em casa, se tiver sobrado algum vou verificar...rsss...

    Maravilha, valeu!

    Um abraço,
    Re

    ReplyDelete