quinta-feira, 6 de maio de 2010

bolo "fantasia" de chocolate


Esta receita é do meu primeiro bolo, aprendi a fazê-lo por volta dos 12, 13 anos. Minha mãe ficava por perto, me falando todos os detalhes que hoje estão de tal forma internalizados que faço sem pensar; ela suplicava para que eu mantivesse a cozinha minimamente limpa e organizada, coisa que só aprendi a fazer na minha minúscula cozinha (claro que o processo de aprendizagem incluía limpar tudo, inclusive a massa de bolo respingada no azulejo, que horror!). Durante um tempo tinha medo do forno, é meio bobo falar isso hoje, mas eu quase jogava a forma lá no forno quente e minha mãe que cuidava de esperar assar, porque morria de medo da possibilidade de me queimar ao fazer o teste do palito - medo esse que faz com que raramente me queime. Desta vez fiz tudo como mandava a receita, contive o hábito recém adquirido de usar cacau e recorri ao tradicional chocolate em pó... e ficou diferente daquele bolo que me lembrava, ficou gostoso, mais fofinho que na época, sem bordas queimadas - resultado dos anos de prática - mesmo sabendo que já adquiri várias "horas de cozinha" desde a adolescência, acho que ingenuamente esperava encontrar o mesmo bolo, e fiquei surpresa - e inexplicavelmente desapontada - por encontrar um bolo melhor . O nome do bolo tem esse "fantasia" no meio, sinceramente não sei o motivo, mas fica do jeito que está...

1 xícara manteiga
6 colheres (sopa) chocolate em pó
1 xícara açúcar
½ lata leite condensado
4 ovos
2 xícaras farinha de trigo
1 colher (sopa) fermento em pó
½ xícara leite

Bata em creme a manteiga, açúcar, gemas. Combine a farinha, chocolate em pó e fermento. Adicione aos poucos esta mistura seca no creme de manteiga, alternando com o leite e o leite condensado. Por último e já com a batedeira desligada, misture delicadamente as claras em neve - batidas previamente. Coloque em forma untada e leve ao forno pré-aquecido. Faça o teste do palito.
Fiz meia receita acima, e coloquei numa forma redonda de 20 cm.

Depois de frio, coloque uma calda por cima. Pode ser a calda de chocolate da sua preferência, a minha é esta:
120ml água
120ml leite
2 colheres (sopa) cacau em pó
3 colheres (sopa) açúcar
2 colheres (sopa) manteiga

Coloque tudo numa panela, leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, até engrossar. Coloque ainda quente sobre o bolo.

11 comentários:

  1. que bonitinha, Tati!
    bolinhos simples são legais, né? eu tô aprendendo só agora... acho sempre os mais gostosos.

    =***

    ResponderExcluir
  2. ai que gostoso um bolinho de infancia, pena que quando eu era mais novinha eu só fazia bolo de caxinha....hehe...ta lindo o bolo e deve ser deliciosos...adorei
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Que fofa Tati!
    Ah, o bolo também ficou bem fofo, imagino a delicia.
    Ja' comprei os ingredientes que faltavam para fazer a tua torta de limao. Farei domingo, para minha sogra, ja' que minha mae esta' no Brasil.
    Bjim com muito karim
    Léia

    ResponderExcluir
  4. Um bolo recheado de boas lembranças...não pode haver sabor melhor que esse!

    ResponderExcluir
  5. Esse é o típico bolo de chocolate q a gente pega um pedaço, depois outro, e 10 minutos depois tá passando o dedo pela assadeira vazia, querendo mais!

    ResponderExcluir
  6. eu adorei seu bolo..e..ficou alto!lindo!!coisa boa é rever as coisas da infancia né?amei suas lembranças...bjus

    ResponderExcluir
  7. excellent gâteau il est bien moelleux le glaçage est magnifique j'adore
    bonne soirée

    ResponderExcluir
  8. Tati, gostei tanto do post! Nem sou tão chocólatra assim, você sabe, mas fiz uma viagem ao passado te lendo agora, me lembrei dos meus primeiros bolos, também... Tão gostoso.
    O bolo está super bonito, parece fofíssimo! Adoro essa cobertura.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Tati, teu bolinho ficou mesmo com cara de infância! Daqueles que, pelo menos, lá em casa, apareciam sexta,na volta da escola.


    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Nossa que bolo fofinho!!!E que cobertura é essa, parece delíciosa!!!!

    Bjs...Ótimo fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  11. Tati,
    Seu bolo ficou lindo! Realmente o cacau deixa o bolo mais pesado e mais amargo, razão pela qual não se pode substituir o chocolate pelo cacau indiscriminadamente,rsrs.
    A combinação desses ingredientes, porém, tem de resultar num bolo saboroso!

    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderExcluir