11.3.10

scones de pasta de amêndoas


Quando vi essa receita sabia que precisaria fazê-la, afinal, amêndoa é minha fruta seca favorita, mas e a tal pasta de amêndoa? Pensei em somente bater as amêndoas com um pouquinho de leite, mas vi que não daria certo porque na receita dos scones pede uma pequena quantidade de açúcar, então precisaria de uma pasta doce. Depois de uma rápida procura, esta receita de pasta me contentou, porém, não tinha processador, só um pequenino, usado para triturar pequenas quantidades de frutas secas. Por causa destes scones decidi comprar um processador, eu que estava resoluta a não entulhar os armários com mais tranqueiras, acabei descobrindo que é muito rápido fazer massas sem ficar com meus dedos doloridos! A receita é do Baking Unplugged, da Nicole Rees, mas dessa vez eu fiz plugged, pois sou obrigada a admitir que processador não é tão inútil quanto julgava ser = )

scones

2 xícaras farinha de trigo
2 colheres (sopa) açúcar
2 colheres (chá) fermento em pó
1/4 colher (chá) sal
1/3 xícara pasta de amêndoa - aperte na xícara na hora de medir
1/3 xícara manteiga gelada
1/3 xícara gotas de chocolate
1/3 xícara creme de leite fresco
1 ovo grande
1/2 colher (chá) baunilha
1/4 colher (chá) essência de amêndoas

Pré-aqueça o forno a 190ºC e forre duas assadeiras com papel manteiga. Misture numa tigela grande a farinha, açúcar, fermento e sal. Coloque a pasta de amêndoa e a manteiga cortada em pedaços e com um garfo, ou os dedos, vá combinando a massa até formar uma farofa grossa. Numa tigelinha misture o ovo e creme de leite, e misture aos poucos à massa. Por último coloque as gotas de chocolate e combine somente para incorporar. Coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada e faça um círculo de aproximadamente 20cm de diâmentro e 4cm de altura, corte em 8 pedaços usando uma faca afiada. Disponha os pedaços triangulares sobre as assadeiras e leve ao forno por 15-18min, ou até ficar ligeiramente dourado. Se quiser, polvilhe um pouco de açúcar antes de assar.


pasta de amêndoas

280g amêndoas sem casca e sem pele
280g açúcar de confeiteiro
140g açúcar granulado
1/4 xícara glucose de milho (karo)
1 xícara de água

Misture a água, açúcar granulado e glucose numa panelinha e leve ao fogo até levantar fervura, deixe ferver por uns minutinhos, desligue e deixe esfriar. Enquanto isso, coloque as amêndoas no processador de alimentos até ficar fininho, adicione o açúcar, e com o processador ligado coloque lentamente a calda de açúcar até formar uma pasta. Coloque em pote hermético e guarde na geladeira por até uma semana.
Fiz meia receita desta pasta, e rendeu aproximadamente 3/4 xícara.