terça-feira, 9 de março de 2010

sorvete de passas ao rum


Cansada daquele mesmo sorvete do supermercado, que para encontrar passas era uma questão de sorte e sentir o sabor do rum dependia da imaginação, decidi testar esta receita. Este sorvete fica super suave  na textura e as passas depois de 24h maceradas concentram todo o sabor do rum. Aos poucos confirmo que todas as versões caseiras dos meus sabores preferidos são incomparáveis aos industrializados. Receita do Perfect Scoop, do David Lebovitz.

100g uva passa (claras e escuras misturadas, só usei as escuras)
125ml rum escuro
3cm da casca de laranja (ou limão)
180ml leite integral
130g açúcar
375ml creme de leite (1 1/2 xícara)
pitada de sal
4 gemas

Numa panelinha coloque as passas, rum e a casca da laranja, leve para aquecer por 2 min e retire do fogo. Cubra e deixe as passas macerar por algumas horas, ou de um dia para o outro. Aqueça o leite, açúcar, 125ml do creme de leite. Numa tigela grande coloque o creme de leite restante (250ml) e deixe uma peneira por cima. Em outra tigela bata ligeiramente as gemas, e lentamente despeje a mistura de leite aquecido sobre as gemas, mexendo bem. Devolva a mistura à panela, em fogo baixo mexa até engrossar, sem deixar ferver; a mistura deve cobrir as costas de uma colher de pau. Coloque este creme na tigela reservada, passando pela peneira, misture bem e leve à geladeira. Enquanto isso, retire as passas do rum, descarte a casca da laranja. Meça o rum drenado e se for necessário acrescente mais para completar 3 colheres de sopa (45ml). Misture o rum à mistura de sorvete e coloque na sorveteira, de acordo com as instruções do fabricante, e quando o sorvete estiver pronto, acrescente as passas, deixe a máquina ligada por mais alguns segundos. Leve ao freezer em pote hermético por algumas horas antes de servir.

9 comentários:

  1. Oi querida
    Dos sorvetes prontos, o meu preferido sempre foi passas ao rum, mas agora com a tua receita, nao irei mais comprar! Assim que começar um calorzinho por aqui irei experimenta'-lo.
    Um abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  2. Nossa adoro esse sorvete com bolo simples de chocolate! Que delicia! Ficou lindo! Bjinhos

    ResponderExcluir
  3. que sorvete lindo..amravilha de receita..bjus

    ResponderExcluir
  4. Tati,
    Esse é um dos meus preferidos! A sua foto está super apetitosa, vou levar a receita!

    Beijinho e boa tarde.

    ResponderExcluir
  5. Tati, minha mãe é louca por este sorvete, já estou encaminhando a receita pra ela. A foto ficou muito linda!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  6. Gente, assim eu fico doida! Vou ter que me entender com a minha sorveteira de qualquer jeito...que bela foto hein?

    ResponderExcluir
  7. Tati, todos que provam os sorvetes lá de casa dizem que se pudessem nunca mais comeriam sorvete industrializado - sei que isso não soa nada modesto, mas os sorvetes caseiros são infinitamente superiores, sim.
    O seu está lindo! Tenho aprendido a gostar de passas. A Valentina comentou comigo que fez um sorvete de oatmeal com passas, tô louca pra ver.

    Beijos, querida!

    ResponderExcluir
  8. Confesso que nunca gostei de sorvete de passas ao rum - mais pelo rum do que propriamente pelas passas, que eu adoro. Mas esse seu parece maravilhoso, super cremoso!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Léia, flocos e passas ao rum são meus preferidos. Acho que vc vai gostar desse. Beijos!

    Paula, deve ficar uma delícia com bolo de chocolate! beijos

    Iliane, obrigada, querida! beijos

    Marly, tb é dos meus preferidos, espero que goste! beijos

    Fabiana, tomara que sua mãe goste da receita! obrigada, bjs

    Renata, aos poucos vc e sua sorveteira se entendem, rs. beijos

    Pat, eu tb não consigo mais comer industrializado, tem um haagen no freezer desde o ano passado que ninguém quer acabar porque os caseiros sempre ficam melhores. beijos

    Renata, meu problema era não sentir o sabor do rum, esse mudou tudo, rs. bjs

    ResponderExcluir

Servimos bem para servir sempre.