9.3.10

sorvete de passas ao rum


Cansada daquele mesmo sorvete do supermercado, que para encontrar passas era uma questão de sorte e sentir o sabor do rum dependia da imaginação, decidi testar esta receita. Este sorvete fica super suave  na textura e as passas depois de 24h maceradas concentram todo o sabor do rum. Aos poucos confirmo que todas as versões caseiras dos meus sabores preferidos são incomparáveis aos industrializados. Receita do Perfect Scoop, do David Lebovitz.

100g uva passa (claras e escuras misturadas, só usei as escuras)
125ml rum escuro
3cm da casca de laranja (ou limão)
180ml leite integral
130g açúcar
375ml creme de leite (1 1/2 xícara)
pitada de sal
4 gemas

Numa panelinha coloque as passas, rum e a casca da laranja, leve para aquecer por 2 min e retire do fogo. Cubra e deixe as passas macerar por algumas horas, ou de um dia para o outro. Aqueça o leite, açúcar, 125ml do creme de leite. Numa tigela grande coloque o creme de leite restante (250ml) e deixe uma peneira por cima. Em outra tigela bata ligeiramente as gemas, e lentamente despeje a mistura de leite aquecido sobre as gemas, mexendo bem. Devolva a mistura à panela, em fogo baixo mexa até engrossar, sem deixar ferver; a mistura deve cobrir as costas de uma colher de pau. Coloque este creme na tigela reservada, passando pela peneira, misture bem e leve à geladeira. Enquanto isso, retire as passas do rum, descarte a casca da laranja. Meça o rum drenado e se for necessário acrescente mais para completar 3 colheres de sopa (45ml). Misture o rum à mistura de sorvete e coloque na sorveteira, de acordo com as instruções do fabricante, e quando o sorvete estiver pronto, acrescente as passas, deixe a máquina ligada por mais alguns segundos. Leve ao freezer em pote hermético por algumas horas antes de servir.

12 comments:

  1. Oi querida
    Dos sorvetes prontos, o meu preferido sempre foi passas ao rum, mas agora com a tua receita, nao irei mais comprar! Assim que começar um calorzinho por aqui irei experimenta'-lo.
    Um abraço
    Léia

    ReplyDelete
  2. Nossa adoro esse sorvete com bolo simples de chocolate! Que delicia! Ficou lindo! Bjinhos

    ReplyDelete
  3. que sorvete lindo..amravilha de receita..bjus

    ReplyDelete
  4. Tati,
    Esse é um dos meus preferidos! A sua foto está super apetitosa, vou levar a receita!

    Beijinho e boa tarde.

    ReplyDelete
  5. Tati, minha mãe é louca por este sorvete, já estou encaminhando a receita pra ela. A foto ficou muito linda!
    Bjinhos

    ReplyDelete
  6. Gente, assim eu fico doida! Vou ter que me entender com a minha sorveteira de qualquer jeito...que bela foto hein?

    ReplyDelete
  7. Tati, todos que provam os sorvetes lá de casa dizem que se pudessem nunca mais comeriam sorvete industrializado - sei que isso não soa nada modesto, mas os sorvetes caseiros são infinitamente superiores, sim.
    O seu está lindo! Tenho aprendido a gostar de passas. A Valentina comentou comigo que fez um sorvete de oatmeal com passas, tô louca pra ver.

    Beijos, querida!

    ReplyDelete
  8. Confesso que nunca gostei de sorvete de passas ao rum - mais pelo rum do que propriamente pelas passas, que eu adoro. Mas esse seu parece maravilhoso, super cremoso!

    Bjs!

    ReplyDelete
  9. Léia, flocos e passas ao rum são meus preferidos. Acho que vc vai gostar desse. Beijos!

    Paula, deve ficar uma delícia com bolo de chocolate! beijos

    Iliane, obrigada, querida! beijos

    Marly, tb é dos meus preferidos, espero que goste! beijos

    Fabiana, tomara que sua mãe goste da receita! obrigada, bjs

    Renata, aos poucos vc e sua sorveteira se entendem, rs. beijos

    Pat, eu tb não consigo mais comer industrializado, tem um haagen no freezer desde o ano passado que ninguém quer acabar porque os caseiros sempre ficam melhores. beijos

    Renata, meu problema era não sentir o sabor do rum, esse mudou tudo, rs. bjs

    ReplyDelete
  10. eu nao tenho a sorveteria teria como fazer so no freezer/?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Dá para fazer sem sorveteira, bata com a batedeira assim o sorvete ficará mais cremoso. Faz assim: bata, coloque no freezer, depois de 3 horas bata novamente. Repita esse processo quantas vezes quiser.

      Delete
  11. Sou muito fã do sorvete rum com passas, como eu não tinha rum, dei uma pesquisada sobre adição de álcool em sorvetes, coloquei a Vodca Green Apple Smirnoff no lugar do rum. Ficou bom demais. Daí fiz um outro com Curaçao, mas esse não ficou bom. Podem fazer com Vodka Maçã que fica bom mesmo, isto é se quiser um sabor alcoólico próximo do rum.

    ReplyDelete