quinta-feira, 4 de março de 2010

cupcakes de manteiga de amendoim


Mais fácil impossível estes bolinhos! Só fiquei na dúvida se a consistência deles era mais firme mesmo, ou se foi o método "coloque tudo na batedeira" que os deixaram mais durinhos. Como faço sempre na primeira vez de uma receita, sigo o modo de fazer certinho, mas na próxima vez farei aquele esquema de sempre, bate manteiga com açúcar, depois ovos, farinha... E em alguns bolinhos, coloquei uma pequena quantidade de geléia de morango no meio, antes de assar, e ficaram muito bons. Receita do Modern Classics 2, da Donna Hay.

175g manteiga sem sal, amolecida
150g açúcar
3 ovos
1 3/4 xícara farinha de trigo
2 colheres (chá) fermento em pó
manteiga de amendoim cremosa, quanto baste

Coloque todos os ingredientes na tigela da batedeira e bata até ficar uma massa homogênea, cerca de 5min. Distribua a massa em forminhas para muffin, e por cima coloque de 1 a 1 1/2 colher (chá) manteiga de amendoim, e com o auxílio de um palito de dente faça movimentos circulares para a manteiga de amendoim se misturar à massa. Leve ao forno pré-aquecido (160ºC) por 20min, ou até um palito sair seco.
rendimento: 12 bolinhos.

11 comentários:

  1. Fia! :)
    Num pode colocá quanto baste na manteiga...penso que não conseguirei parar de colocar...=D
    É bão purdimais!
    Ficou firminho, mas gostou do resultado então já vamos experimentar aqui na roça tb...;)
    Ainda bem q cê lê esses livro tudo chique e traduz prá nóis!
    Brigadinha e um bejim,
    da Vinni

    ResponderExcluir
  2. Oi Tati, eu tbm vivo experimentando receitas com manteiga de amendoim, uma das minhas paixões!
    Com geléia então, ual! Tipo Peanut Butter and Jelly, gostei!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a idéia de acrescentar geléia de morango aos bolinhos - que ficaram lindos, Tati. Sou suspeita pra falar bem das receitas da Donna Hay...
    Delícia!

    ResponderExcluir
  4. Ah Tati, agora você me pegou!!! Eu sou apaixonada por manteiga de amendoim! Desde criança quando comia de colherada. Estes cupcakes devem ser uma perdição de tão bons. Já guardei a receita e vou fazer depois do casamento quando puder voltar a comer algum docinho...hahaha
    Bjinhos querida

    ResponderExcluir
  5. eita que a manteiga de amendoim tá com tudo nessa semana.
    e ontem, pra piorar, eu vi um potão de 1kg de manteiga de amendoim e quase chorei de não poder trazê-lo comigo.
    ó, eu comi manteiga de amendoim com geléia pela primeira vez essa ano (nunca entendi como poderia ser bom) e, olha, achei tudo na vida.
    e isso q a tal manteiga era aquela lá, conhecida da infância, que hoje tá um sebinho... gostei mesmo assim.
    agora eu quero seus cupcakes.
    manda um pra mim? :D

    beijão

    ResponderExcluir
  6. Tati,
    Quanta delicias eu perdi!!!!
    fiquei com agua na boca, adoro manteiga de amendoim.
    Pois é, realmente foi a correria do dia a dia, e agora que meus filhos estudam em periodos diferentes, parece que fico sintonizada 24 horas na casa e nos filhos, sem tempo até para fazer minhas delicias.
    Mas não vou sumir....
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, Tati,
    Isso deve ser saboroso, aaff. Ficaram altinhos e bonitos!

    ResponderExcluir
  8. Oi querida, dei uma sumidinha, pois estava doente!

    Tenho este lindo livro da Donna Hay, mais ainda nao fiz esta receita. Quando farei, seguirei a tua dica de bater manteiga com açúcar, depois ovos, farinha...
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  9. Tati, ficaram lindos! E retinhos pra cima, os meus nunca ficam assim... deve ser a fôrma, né?

    Manteiga de amendoim combina demais com uma boa geleia né?

    bjim, parabens pelo dia internacional da mulher!
    :D

    ResponderExcluir
  10. Amei os bolinhos Tati! E manteiga de amendoim me salta aos olhos, gosto dela com tudo no mundo!


    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Vinni, morri de rir com seu comentário, e ainda fica um cheirinho de paçoca enquanto assa! bjs

    Renata, achei que ficaria boa essa combinação com geléia, deveria ter colocado em todos! bjs

    Pat, ficaram mais docinhos com a geléia. Acho que ainda vou reproduzir todo o livro da Donna Hay ;) Beijos

    Fabiana, na infância tb era doida por amendoim. Espero que vc possa fazer logo! beijos

    Quéroul, essa marca tá meio sebosa mesmo, mas aqui é mais o marido que é fã da manteiga de manteiga de amendoim. Bjs! Ah, vem aqui comer!

    Fabiana, espero que vc encontre um tempinho para voltar para o blog, vc faz falta. Beijos

    Marly, obrigada! :) Beijos

    Léia, espero que esteja melho, querida, ainda não testei, mas acho que assim deixará os bolinhos mais macios. Beijos

    Richie, eu uso forminhas próprias para muffin, pelo menos assim que dizia na embalagem, e não vi mais pra vender. Mas boa geléia foi o que faltou aqui, rs. Beijos

    Renata, essa é a primeira vez que cozinho com manteiga de amendoim, tb gosto bastante. Beijos

    ResponderExcluir