Um bolinho que não precisa de batedeira, suja três tigelas, não precisa esperar a manteiga chegar à temperatura ambiente e ainda já vai para o forno com recheio é perfeito para aqueles dias em que a preguiça e a vontade de comer algo doce parece andar juntas de mãos dadas. Devo confessar que fiz este bolo num dia que queria algo mais trabalhoso na cozinha, queria passar algum tempo concentrada cozinhando para esquecer as minhas feridas que teimam em abrir porque eu não falo delas. Mas o bolo era fácil e rápido demais, quando coloquei no forno fiquei com cara de tacho: "puxa, mas já acabou!", aí eu só fiz meia receita, eu e o marido comemos enquanto víamos TV, e no dia seguinte fiquei de novo com a cara de tacho: "já acabou?". Receita daqui.
1 1/4 xícara + 2 colheres (sopa) açúcar
1 colher (sopa) + 2 1/2 colheres (chá) canela em pó
1 1/2 colher (chá) café solúvel
1 3/4 xícara farinha de trigo
2 colheres (chá) fermento em pó
pitada de sal
3/4 xícara leite
2 ovos grandes
1/2 colher (chá) extrato de baunilha
115g manteiga sem sal, derretida e fria
84g chocolate meio-amargo picadinho, ou 1/2 xícara gotas de chocolate
para a cobertura:
170g chocolate meio-amargo, bem picado
2 1/2 colheres (sopa) manteiga sem sal, cortada em 4 pedaços
Pré-aqueça o forno a 180ºC, unte uma forma quadrada de 20cm, forre com papel alumínio e unte novamente. Numa tigelinha misture 2 colheres (sopa) do açúcar, 2 1/2 colher (chá) da canela e o café solúvel e reserve. Numa tigela grande misture a farinha, o açúcar restante, fermento, sal e a canela restante. Em outra tigela, misture o leite, ovos e a baunilha. Coloque esta misture sobre àquela mistura de farinha e mexa até ficar homogêneo. Agora misture a manteiga derretida até que seja totalmente absorvida. Despeje metade da massa na forma preparada, nivele e distribua o chocolate picado, por cima deste polvilhe a mistura de canela feita inicialmente. Cubra com o restante da massa e leve ao forno por 35-40min, ou até o bolo estiver pronto, quando uma faca sair limpa quando inserida na massa. Deixe o bolo esfriar um pouco, desenforme, e espere esfriar completamente. Enquanto o bolo esfria, prepare o recheio, levando em banho-maria o chocolate picado e a manteiga, não aqueça demais, somente até derreter. Se a mistura ficar muito quente, espere esfriar antes de colocar sobre o bolo, pois poderá escorrer pelas laterais. Se quiser, faça movimentos circulares na cobertura, usando uma faca de mesa, para efeito de decoração.
Fiz meia receita acima, acomodada numa forma quadrada de 15cm.
Nossa, que fácil receita. Me interessei. Canela combina com o friozinho que deve chegar em alguns meses.
ReplyDeleteBoa dica. E tem dias que eu tb me coloco na cozinha para desligar dos problemas e me sentir melhor, e a terapia funciona.
Bjs
Nossa que petáculo de bolo! Vou anotar aqui, encheu minha boca de água! Delicia! Bjinhos
ReplyDeletePra quem pode encarar um bolito sem medo de ser feliz durante a semana, sem dúvida é uma ótima idéia...mas vou te dizer minha amiga...Tô podendo não...a coisa tá feia pro meu lado...mas olhar não engorda, Graças a Deus!
ReplyDeleteNossa, gostei mto dessa receita!! Ta com uma cara ótima seu bolo!
ReplyDeletebjs
Nossa que bela receita, e que cobertura linda!!Imagino o aroma na sua cozinha!!!
ReplyDeleteBjs...
Tati, eu amei esta receita! Rápida, fácil e ainda por cima, com muuuita canela que eu adoro!!! Farei com certeza.
ReplyDeleteBjinhos
Aff Tati, que pecado essa cobertura pedindo pra gente passar o dedo! Gostei da receita - prática e parece render um bolo de tamanho legal né?
ReplyDeleteO recheio entao, só pra provocar mais, né?
bjo, bom fds :D
Eu já fiquei de olho nesta receita várias vezes, por ser de canela - mas sempre acabo deixado para uma próxima ocasião. O teu bolo está lindo, Tati!
ReplyDeletetô horrorizada com esse bolo, com o recheio e com a cobertura! :o
ReplyDeletequero pra antesdeontem.
=***
\o/
feliz pra burro aqui! ;)
Tati
ReplyDeleteAmei esse seu bolo...
Tem dias que acordo com uma vontade de fazer um bolo, mas fico pensando na louça, e logo desisto..kkkkk
mas confesso que tem 2 ingredientes que nunca usei no bolo: café e canela.
vou levar a receita..
bjs
Oi querida
ReplyDeleteO aspecto este bolo é otimo, esta cobertura parece divida e imagino o perfume! Adoro canela.
Um grande abraço
Léia
ce gâteau gourmand doit être divin, j'adore
ReplyDeleteil est superbe
bonne journée
Tatiane,
ReplyDeleteDescobri seu blog a pouco e já "devorei" todinho, até o início! Amei! As fotos são um luxo e as receitas, nem se fala! Esse bolo de canela com certeza vai aparecer lá por casa, Maridão é louco por canela. Se puder, me faça uma visitinha no www.mariapirao.blogspot.com
Beijos!