terça-feira, 30 de março de 2010

pudim de ovomaltine


Semana de páscoa e várias receitas com chocolate na fila de postagem esperando sua vez. Este pudim fiz num dia que o calor deu uma trégua, mas com os dias quentes das últimas semanas, nunca me parecia uma boa ocasião para postá-lo. Agora sim, uma discreta queda de temperatura por aqui, semana de páscoa, chocolate... este pudim me pareceu mais uma versão chiquetosa do bolo de caneca - aquele feito no microonda - tem uma textura mais para bolo que pra a cremosidade aveludada do pudim, o que dá para verificar na leitura dos ingredientes. Receita fácil daqui.

135g manteiga amolecida
1 ¼ xícara açúcar
2 ovos
1 ½ xícara farinha de trigo
2 ¼ colheres (chá) fermento em pó
½ xícara cacau em pó
½ xícara avelãs moídas
¼ xícara ovomaltine
1 xícara leite
ovomaltine extra para polvilhar
calda:
2/3 xícara açúcar mascavo
2/3 xícara ovomaltine
1 ½ colher (sopa) cacau em pó
1 ½xícara água fervente


Bata na batedeira a manteiga + açúcar até ficar um creme bem claro, adicione os ovos, um a um, e bata até ficar homogêneo. Adicione a farinha, fermento e cacau já previamente combinados e peneirados. Adicione então a avelã, ovomaltine, e o leite. Bata bem. Despeje a mistura sobre um refratário untado com manteiga, com capacidade para 2 litros*. Para a calda, combine todos os ingredientes secos, coloque a água fervente e mexa bem. Despeje a calda sobre a massa de pudim e leve o refratário ao forno pré-aquecido a 170C por 45-50 min, faça o teste do palito, que deverá sair seco. Polvilhe ovomaltine sobre o pudim ainda quente. Sirva morno.

*fiz meia receita e coloquei em 4 xícaras com capacidade para 200ml.

12 comentários:

  1. Tati,
    Aff, salivei! Adoro ovomaltine e outro dia até inventei um muffin usando esse ingrediente. Nem vou falar mais nada, só levar a receita, rsrs.
    Beijinho e bom dia.

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro ovomaltine! O Milkshake do Bob´s de ovomaltine é uma das minhas porcarias preferidas kkkkk...
    Esse pudim deve ficar delicioso! Adorei!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Hum, tá um perigo esta receita, ainda mais com ovomaltine, como você disse vou esperar também um tempinho mais ameno e fazer essa receita, adorei.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Nossa Tati, agora você me matou! Sou uma maníaca por ovomaltine! Este pudim deve ser irresistível!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  5. tá vendo o que vc faz? toooodo mundo babando em cima do teclado do computador.

    quero pra hj!
    e acho que vou fazer mesmo! eba!
    =***

    ResponderExcluir
  6. Oi querida
    Você sempre com receita fácil e saborosa!

    Por aqui o frio esta' grande, então como chocolate quase todos os dias! Adorei a receita.
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir
  7. Quer colocar um sorriso enorme no meu rosto? Me dá alguma coisa com Ovomaltine. Ou então me dá o danado puro mesmo e uma colher. :)

    Tati, delícia de sobremesa - sabe que semana passada fiz uma receitinha desse livro (depois de anos sem tirá-lo da prateleira) e pensei em ti?

    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Nossa Tati que pudim maravilhoso! Pena que não posso nem pensar, mas parece que estou sentindo o cheirinho deliciosos desse chocolate aqui em casa.. Hmm!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Sobremesa confort...vontade de sentar com duas (duas???? KKKKK) canecas e colocar um drama bem meloso pra assistir...

    ResponderExcluir
  10. Tati, tô babando aqui! Que sobremesa deliciosa! Ovomaltine por si só já é uma tentação para mim, agora, em forma de pudim....afff, amei!!!
    beijocas!

    ResponderExcluir
  11. Tati, esses pudins tão com uma linda carinha de souflé! Mas tem textura de bolo, vc disse, né? Enfim, eu adoro ovomaltine, adoro chocolate, então não tenho duvidas quanto gostar dos pudins, né? Com cvalda em cima ele deve ficar molhadinho, né?

    Bjo moça! :D

    ResponderExcluir
  12. Estava tentando comentar no seu blog mais ou meos uns 5 minutos antes devc comentar no meu e eu não estava conseguinda!!!Agora sim!!!!
    Haaaa, pode fazer que vc não vai se arrepender, pelo contrário vai querer comer o bolo inteiro, assim como eu fiz(quase todo)rs!!!É verdade!!!

    Bjs...

    ResponderExcluir