terça-feira, 19 de janeiro de 2010

pudim chocolate-baunilha


Este pudim me chamou a atenção pela camada de chocolate, mas quando experimentei a camada de baunilha lembrei imediatamente da minha avó, que sabia preparar um creme muito parecido, especialmente enquanto o creme ainda estava quente. Quando era criança ficava na cozinha assim que ela começava a preparar alguma coisa, gostava de ficar olhando o capricho e a paciência com que ela fazia tudo, e quando ela deixava, experimentava algo que ainda não estava pronto. Infelizmente convivi com ela até meus dez anos, apesar da sua idade avançada, ela se foi cedo demais para mim, que sou a caçula da família. Entre outras coisas, a lembrança da sua comida permanece, e em alguns momentos ela é despertada, como neste simples pudim de baunilha que me deixou cheia de saudade e nostalgia...

split-level pudding (daqui)
camada de chocolate:
56g chocolate meio-amargo, bem picado
1/3 xícara creme de leite fresco

camada de baunilha
2 1/4 xícara leite integral
6 colheres (sopa) açúcar
3 colheres (sopa) amido de milho
1/4 colher (chá) sal
3 gemas grandes
2 colheres (sopa) manteiga sem sal, cortada em 4 pedaços, temperatura ambiente
2 1/2 colher (chá) extrato de baunilha

Comece pela camada da chocolate. Coloque o chocolate picadinho numa tigela de vidro, com capacidade para 1-2 xícaras. Leve o creme de leite para ferver, quando aquecer, despeje sobre o chocolate, deixe por 30 segundos, então misture delicadamente até o chocolate derreter. Divida a mistura entre as tacinhas de servir e reserve.
Para a camada de baunilha, coloque numa panela média 2 xícaras do leite e 3 colheres (sopa) de açúcar e leve ao fogo médio. Enquanto o leite aquece, coloque no processador o amido de milho e o sal, deixe bem fininho. Retire o amido, e reserve. No processador, agora coloque as gemas e o açúcar restante, misture por 1 min, coloque 1/4 xícara do leite e pulse somente para misturar, adicione o amido + sal, e pulse algumas vezes. O meu processador é daqueles pequeninos e daqui em diante segui no liquidificador. Com o processador funcionando, coloque lentamente o leite quente, pulse por alguns segundos, e leve tudo para a panela. Deixe em fogo brando, mexendo sempre, até engrossar, mas não deixe ferver. Retire do fogo, coloque novamente no processador, pulse mais algumas vezes. Adicione a manteiga e a baunilha e pulse até a manteiga incorporar. Despeje o creme nas tacinhas, sobre a ganache, coloque lentamente, senão a ganache se mistura com o creme de baunilha. Cubra com filme plástico, deixando grudado no creme, para não formar película. Leve à geladeira por 4 horas antes de servir.
Rendimento: 4 a 6 porções.