
No maravilhoso livro do Lebovitz consta que há dois processos básicos para fazer sorvete: o estilo francês, em que é feito um creme com gemas (custard), deixando o sorvete mais macio e cremoso, pois as gemas agem como emulsificante; e o estilo Filadélfia, mais simples, com um sorvete bem mais firme. Depois de ter aprendido a fazer custard direitinho (errei váárias vezes, deixando talhar), decidi experimentar este sorvete, ao estilo Filadélfia, pois ao ler a lista de ingredientes, pensei, é impossível ficar ruim. É um sorvete bem denso, mesmo meio derretido ainda fica firme, mas é bom usar chocolate amargo, creio que o meio-amargo deixará muito doce. Só tenho mais uma coisa a dizer: se de alguma forma sorvete de chocolate é importante para você, não deixe de fazer!
560ml creme de leite*
50g cacau em pó
200g açúcar
pitada de sal
170g chocolate amargo (usei 72% cacau), picado
250ml leite integral
1 colher (chá) baunilha
Numa panela grande, misture o creme de leite, cacau, açúcar e sal. Aqueça a mistura, mexendo sempre, até abrir fervura e ficar espumoso. Retire do fogo e coloque o chocolate picado, mexa até derreter completamente, misture o leite e a baunilha. Coloque a mistura no liquidificador por 30 segundos, ou até ficar bem cremosa. Leve à geladeira por algumas horas, então passe a mistura na sorveteira de acordo com as instruções do fabricante. Leve ao freezer em pote hermético.
*Não queria comprar duas garrafinhas de creme de leite para esta receita, vi que tinha a marca Salute com 550ml, nunca tinha usado e foi uma grata surpresa, pois foi o melhor creme de leite que já experimentei.
Tatiane,
ReplyDeleteFicou com um aspecto muito bonito e apetitoso, esse seu sorvete! Delícia!
Beijinho
Tati, já usei este creme de leite algumas vezes, também gostei!
ReplyDeleteFiz o outro sorvete de chocolate dele, o com base de custard - é uma delícia. Os sorvetes preferidos do João são chocolate e flocos, já fiz cada receita umas 10 vezes ou mais (sem exagero).
Preciso testar esta receita, agora!
valeu a dica da SALUTE. e o sorvete parece bem cremoso mesmo.
ReplyDeleteTati que lindo teu sorvete! Eu já fiz o outro, com custard, e fica realmente maravilhoso. Meu marido comeu e disse que foi o melhor sorvete de chocolate que ele tomou na vida!!! Pense!!! Ficou tipo uma mousse congelada..
ReplyDeleteMas o seu parece delicioso, fora que é bem mais simples do que o outro né?! Vou tentar fazê-lo!
Estou procurando agora uma receita com cerejas, comprei umas frescas e não sei o que faço com elas..
você tocou no meu ponto fraco. Adoro sorvete e de chocolate então, é demais!!! Acho que é tudo de bom!!!Ai que vontade....
ReplyDeleteNão é dos meus sorvetes favoritos mas não digo que não :)
ReplyDeleteVim agradecer o comentário que deixaste no meu blog :)
Eu não tenho sorveteira :( hehe
ReplyDeleteQualquer dia ainda compro uma pra mim.. não sou fã do de chocolate não, prefiro os clarinhos e menos doces.. um q eu gosto mto é de goiaba com natas, delícia! Mas no verão eu topo qualquer sabor..rs
Beijocas
Tatiane,
ReplyDeleteEu ja fiz o sorvete com a primeira base q vc comentou, a custard. Qdo faço com frutas, usualmente falo do segundo modo. O seu tá perfeito! Q textura!
Bj,
Dani
Marly, obrigada, ficou beeem cremoso! bjs
ReplyDeletePat, nossos maridos foram separados ao nascer, rs. O meu também adorou o de flocos, estava comendo no café da manhã!
Welze, este creme de leite não é muito "amanteigado". bjs!
Renata, tb já fiz este com custard, o marido tb adorou, fiz este mais como experiência, e adorei. bjs
Cristina, esse vale a pena tentar!
Ameixa, obrigada :) Ainda bem que o Matias voltou.
Dani, nunca comi este sabor de sorvete, fiquei com vontade!
Dani, acho que a custard é mais usada, né? Obrigada!
Comeria um pote inteiro deste teu sorvete, que cremoso! Amei, parabéns.
ReplyDeleteBjim
Léia