15.12.09

muffin de laranja e papoula

Desde que soube que a produção das sementes de papoula está proibida no país, fiquei muito mais parcimoniosa no uso das sementinhas, pois só tinha meio vidro. Eis que arrumando minha prateleira de temperos, descubro que seu prazo de validade está prestes a expirar, e para não perder o pouco que tenho, procurei alguma receita para usá-la, e gostei bastante destes muffins. A massa é bem saborosa, e mesmo sem a papoula, talvez fique bom com nozes moídas, pois acho as nozes bem parecidas com o sabor da papoula.

Update: Pelo que soube, a proibição é referente à produção da papoula (por causa do ópio), a importação está liberada, mas parece que há tanta burocracia que muitas empresas deixaram de importar. Procurando por aí, encontrei neste site papoula para vender, tudo bem que é um site de produtos para pássaros, diz que as sementes são esterelizadas, pelo menos tem no estoque.

150g manteiga, temperatura ambiente
200g açúcar
2 ovos
1 xícara iogurte integral
1/4 xícara suco de laranja
1 colher (sopa) raspas de laranja
335g farinha de trigo
2 colheres (sopa) papoula
1 colher (chá) bicarbonato de sódio
1 colher (chá) sal

Misture manteiga + açúcar e bata até ficar homogêneo. Adicione os ovos, um a um, batendo bem após cada adição. Acrescente o iogurte, suco e raspas. Noutra tigela combine a farinha, papoula, bicarbonato e sal. Acrescente esta mistura seca à outra, e misture tudo, mas não bata demais, senão os muffins ficam duros. Coloque em forminhas e leve ao forno pré-aquecido até dourar.
Para não variar, fiz meia receita acima, e rendeu 9 muffins.

10 comments:

  1. Tati, você ainda teve sorte de ter meio vidro dessas sementinhas deliciosas, quando soube da proibição delas por aqui! Comigo, infelizmente não foi assim, e eu fiquei sem.. :(
    Seus muffins estão maravilhosos.. as papoulas dão uma crocância toda especial, não é?
    Bjão,

    Mari

    ReplyDelete
  2. Nao sabia da proibiçao da papoula! Imagino que comera' esses muffins deliciosos em camera lenta, heim?! Que delicia de receita.
    Um abraço
    Léia

    ReplyDelete
  3. Oi, Tati,
    Esses muffins devem ficar bem saborosos! A aparência é muito convidativa. Todavia, receio que não poderei reproduzi-los pois já não se acha semente de papoula em nenhum lugar! Sinceramente, achei essa medida do governo um tanto babaca! A pergunta a ser feita é, porque proibir a semente de papoula e não o álcool?
    Olha, se você copiou a receita do biscoito de Natal que postei hoje, faça-me o favor de desconsiderar a primeira instrução de rolar os biscoitos no açúcar de confeiteiro, pois isso só é feito depois que eles assam. Esse lapso decorreu do fato de eu ter redigido o post altas horas da noite, dispersa e sonolenta. É que alterei a redação do post, sem suprimir aquela frase, que ficou solta. No final não deve dar muito diferença, mas seria um trabalho dispensável. Desculpe-me o equívoco, já o corrigi. Ah, e os biscoitos realmente ficam úmidos!

    Beijinho e boa noite.

    ReplyDelete
  4. Olá, obrigado por sua visita lá no meu cantinho!!!
    Depois de quase um mês aparecer por aqui, me deparo só com delícias!!!

    Bjs...

    ReplyDelete
  5. Tati, acredita que eu nunca experimentei semente de papoula? Não sei por que, mas imagino uma coisa meio.. sei lá.. esquisitona!!!

    Vou postar teus biscoitinhos hoje no blog, fiz e ficaram delícia!!

    ReplyDelete
  6. Tati,

    Sabe q eu ja fui fazer uma receita, ja faz um tempinho, e levava a tal da semente de papoula. Pena q aqui a venda esta proibida, não consegui achar. Tbém não conheço o sabor. Bem fofinhos teus muffins :o)

    Bjos,
    Dani

    ReplyDelete
  7. Obrigada pela dica sobre o corante natural, ajudou sim. Ainda vou pesquisar melhor sobre isso. :)
    Estes muffins são LINDOS e parecem mesmo deliciosos. Ficam um charme com as sementes de papoula, né? Adoro!
    É lamentável não encontrar mais no Brasil.

    Beijos!

    ReplyDelete
  8. É mesmo uma pena a proibição - sabe que uma leitora me deu a dica deste site, mas fiquei meio receosa, por ser comida de passarinho... :S

    Seus muffins ficaram lindos, Tati - adoro baking com laranja, apesar de não fazê-lo muito.

    ReplyDelete
  9. Mari, que pena que vc ficou sem, soube da proibição por acaso. bjs!

    Léia, nem fale! Tenho papoulas só para mais uma receita, estou escolhendo com muito cuidado, rs.

    Marly, tb não entendi a proibição, já que as sementes são desgerminadas, ou seja, ninguém vai plantar ópio no jardim de casa! Obrigada por avisar, já copiei a receita modificada. bjs

    Manu, obrigada vc pela visita :)

    Renata, ainda acho que papoula lembra nozes, é o mais perto que consegui relacionar...

    Dani, os muffins valem a pena mesmo sem as sementinhas! bjs

    Lau, o jeito é comprar comida de pássaros :(

    Pat, desse site achei meio caro, porque ainda tem o frete, mas sempre lembro da MFK Fisher: não dê algo ao seu bichinho que vc mesma não comeria, rs. bjs

    ReplyDelete
  10. backlink search engine seo experts backlinks backlink software

    ReplyDelete