10.12.09

biscoitinhos pacman


Só joguei videogame na infância, e quem tem por volta de 30 anos sabe que o videogame da época era o Atari. Os jogos vinham no formato de um cartucho que a gente espetava no aparelho e jogava até quebrar o joystick, trocava os jogos com as outras crianças da vizinhança. Depois de um tempo meu irmão quebrou o aparelho, quando cursava eletrônica no colegial, anos mais tarde ele me compensou com um disquete com todos os jogos de Atari, para jogar no computador, mas coordenação motora nunca foi meu forte, e não tinha o joystick, então desisti de jogar. Atualmente aqui em casa figuram dois games desses mais modernos e o máximo de interação que eu tenho com eles é tirar a poeira (também me falta coordenação para mexer com todos aqueles botões). Daí que senti saudade do Pacman quando vi estes cookies do Snack or Die, e resolvi fazê-los, lá tem o passo-a-passo. Como não tenho cortador de fantasma, nem sei se tem para vender por aqui, eu risquei na faquinha mesmo. A massa é do meu caderninho, uso há vários anos e sempre dá certo, o que me deixa com preguiça de testar outras massas de sugar cookies. Para a brincadeira ser completa, eu queria retirar as assadeiras do forno com esta luva =D



massa
75g manteiga, pode ser gelada
125g farinha de trigo, peneirada
50g açúcar
1 gema
1 colher (café) fermento em pó
1 colher (café) essência de amêndoa (ou baunilha)

Misture a manteiga, farinha e açúcar, até obter uma farofa. Acrescente a gema, fermento e essência, e misture até a massa ficar homogênea. Enrole a massa em filme plástico e leve à geladeira por 30min (mais ou menos tempo, depende da temperatura do dia). Abra a massa com um rolo, aproximadamente 0,5cm de espessura, sobre uma superfície enfarinhada, e use os cortadores. Leve ao forno em assadeira forrada com papel manteiga (papel alumínio também serve), e deixe no forno pré-aquecido a 180ºC, até dourar. Deixe esfriar na assadeira, e então transfira para uma gradinha até esfriar completamente. Só então empregue o glacê.

glacê real (daqui)
2 1/4 xícara açúcar de confeiteiro, peneirado
7 1/2 colheres (chá) merengue powder
1/4 xícara água

Coloque na batedeira todos os ingredientes, e bata em velocidade baixa por 10min. Pode ser necessário acrescentar mais água. Divida o glacê em potinhos, coloque o corante. Usei saquinhos de plástico, e fiz um furinho para passar o glacê nos biscoitinhos. Passe o glacê no entorno nos biscoitos, depois faça zigue-zagues no interior, e preencha toda a área com o auxílio de um palito de dente. Espere secar antes de guardar em pote hermético.