12.11.09

chocolate fudge cookies


Estou desapontada com o Amazon - como se uma empresa desse porte se importasse com o desapontamento de uma cliente. Minha encomenda ainda não chegou e está atrasada há 10 dias (na verdade não sei se a responsabilidade pelo atraso é da DHL ou da ECT, pois não sei quem faz a entrega no Brasil, e desde a compra não pude rastrear o pedido, sequer sei quando saiu do EUA). Para compensar, o outro livro que foi encomendado junto, chegou há quase 1 mês, mas infelizmente não era o que estava esperando com mais ansiedade. Entretanto, gostei da idéia do livro, somente com receitas que dispensam o uso de aparelhos elétricos; sempre que possível evito pegar a batedeira do armário, além de fazer barulho, acho que faz mais sujeira. Para estes cookies basta uma única tigela, são deliciosos, desmancham na boca, têm quase a consistência de um bolinho de tão macios. E ficam ainda melhores no dia seguinte!

1/2 xícara manteiga sem sal
200g chocolate meio-amargo, picado
1 xícara açúcar mascavo
2 ovos grandes
1 colher (chá) baunilha
1/4 colher (chá) sal
1 xícara farinha de trigo
1/4 xícara cacau em pó
1 colher (chá) fermento em pó

Pré-aqueça o forno em 180ºC. Numa panelinha, derreta a manteiga e adicione o chocolate picado, derreta tudo. Transfira a mistura numa tigela grande e deixe esfriar por 5 min. Então adicione o açúcar e bata com um fouet por 1 a 2 min, até deixar o creme liso. Gradualmente misture os ovos, baunilha e sal até ficar fofo e cremoso. Adicione a farinha, cacau e fermento e mexa somente para incorporar. Numa assadeira forrada com papel manteiga, coloque colheradas da massa (usei colher de sobremesa), deixando uns 3 cm de espaço. Leve ao forno por 10 -12 min, ou até o cookie ficar estufado, não deixe assar demais, pois ficará ressecado. Deixe esfriar na forma por alguns minutos, depois, delicadamente, transfira para uma gradinha até esfriar completamente.
A receita indica que rende 24 cookies, feitos com 1 1/2 colher de sopa. Eu fiz meia receita, e obtive 18 cookies usando colher de sobremesa.

17 comments:

  1. Tati, não fique assim, a culpa não é da Amazon, e sim dos Correios daqui. Vai chegar, tenha fé - demora, mesmo, mas chega.
    Dá pra ver quando saiu dos EUA no site deles, mas depois disso não dá mesmo pra rastrear. :(

    Os cookies parecem ótimos - mas eu, ao contrário, adoro usar a minha batedeira. ;)

    ReplyDelete
  2. Oi Tati, os cupcakes de natal eu decorei com pasta americana sim...
    ah esse parecem deliciosos, adoro cookies mais macios, acho que vou tentar essa receita num futuro próximo...hehe
    beijinhos

    ReplyDelete
  3. realmente essa receita é demais da conta de boa

    ReplyDelete
  4. Oi Tatiane,
    também não gosto de usar batedeira e liquidificador...
    Ás vezes, chega a doer o braço de tanto bater, mas mesmo assim, compensa pelo monte de louças que acumularia na minha pia.
    os seus cookies estão maravilhosos!
    bjs

    ReplyDelete
  5. Adorei seu blog, ótimas receitas, lindas fotos. Esses cookies devem ser deliciosos, parecem bem macios, do jeito que eu gosto!
    Voy linkar seu blog para voltar mais vezes.
    Bjs

    ReplyDelete
  6. Que lindos cookies! =]
    Só pela foto dá pra ver como são macios...Bjos

    ReplyDelete
  7. Super prático e delicioso! Melhor impossível! Adorei! Bjinhos e um ótimo final de semana!

    ReplyDelete
  8. Posso pegar um????? hahahaha
    Amei Tati! Delícia de receita!
    Beijos!

    ReplyDelete
  9. Que pena que seu livro ainda não chegou, Tati! Mas olha, o meu Perfect Scoop demorou mais de 1 mês mas chegou direitinho! Depende mesmo de várias coisas..

    Acredita que eu postei uma receita do mesmo sorbet de limão do seu?!! Hehehe, que coincidência!!!!! Mas é delicioso, né, amei!

    Passa lá depois!

    Beijinhos!

    ReplyDelete
  10. Olá,obrigado por ter passado lá no meu cantinho p/ me dar os parabéns!!!

    Bjs...E uma ótima semana!!!

    ReplyDelete
  11. Foi do David Lebovitz sim Tati, ficou maravilhoso!!!!! Infelizmente não tenho a foto, mas assim que fizer de novo (não vai demorar) posto a receita direitinho.

    Sobre o molho de tomate, esse fica pronto super rápido. Deve dar uns 20 minutos ou menos de cozimento!

    Beijinhos!

    ReplyDelete
  12. Uai, o meu ficou direitinho! Eu usei 200 ml de creme de leite de latinha mais 450 ml de leite semidesnatado.. E a mesmíssima manteiga de amendoim.. Estranho, né?! Mas com certeza faço esse fim de semana de novo e posto.. Quanto às macadâmias, deram SUPER errado! Ficou uma massaroca de açúcar intragável. Tivemos que tomar o sorvete e cuspir o resto! Heheheh!


    Beijinhos!

    ReplyDelete
  13. Ola Tati,

    Acabei de acessar seu blog e adorei suas fotos, Nunca fiz cookie, mas acho que ja esta na hora né...kk. Linkei vc no meu blog, de uma passadinha por lá tbém.

    Bjs,
    Dani

    ReplyDelete
  14. Pati, com a época da festas chegando, aí que deve demorar mais; mas parece que depois um prazo, o Amazon reenvia pela entrega expressa.

    Pam, faça sim, estes cookies são ótimos. Acho que vou tentar os cupcakes sem a pasta americana, só usei uma vez e me atrapalhei toda.

    Welze, obrigada :)

    Fabiana, acho que eu levo mais tempo lavando os batedores que batendo a mão, rs.

    Tati, obrigada! Seja bem-vinda!

    Dani, são muito macios. Obrigada.

    Paula, obrigada!

    Thais, pode pegar todos! rs

    Manu, obrigada você pelo carinho, também entrei aos 30 semanas atás.

    Renata, o livro encomendei pela entrega de 15 dias úteis, já são quase 2 meses...

    Manjericota, quando você começar com os cookies, será difícil parar! Obrigada pela visita!

    ReplyDelete
  15. Tati, hj posto o sorvete!

    Beijinhos!

    ReplyDelete
  16. Oi minha flor!
    Estou em falta...
    Que Deus abençoe ricamente sua vida e dos seus... e que o novo ano (2012) seja repleto de muitas alegrias.

    Vim agradecer pela receita, não ficaram bonitos como os seus... mas ficaram deliciosos. Postei e dei os créditos, viu?!

    Um bejim!

    ReplyDelete