17.9.09

bolo de chocolate branco


Sábado à noite, depois que deixei o sorvete de coco com minha mãe, percebi que não havia docinhos em casa. Queria algo fácil, rápido, que não fizesse sujeira, nem barulho, este bolo me impressionou pela facilidade - de fazer e de comer. O bolo fica super macio, é doce na medida. Todos gostaram, inclusive os felinos!
Daqui

185g manteiga picada
1 xícara de leite
1 1/2 xícara de açúcar
150g chocolate branco picado (usei Opereta)
2 xícaras farinha de trigo, peneirada
1 1/2 colher (chá) fermento em pó
1 colher (chá) extrato de baunilha
2 ovos

Pré-aqueça o forno em 160ºC. Numa panelina coloque manteiga, leite, açúcar e chocolate e leve em fogo baixo, mexendo até a manteiga e o chocolate derreterem. Numa tigela grande, coloque a farinha, fermento, baunilha e ovos. Despeje a mistura de chocolate nesta tigela e misture com um fouet até ficar homogêneo. Coloque numa forma redonda de 22cm*, forrada com papel manteiga e leve ao forno por 50 min, ou até passar no teste do palito. Espere esfriar para desenformar, e coloque a cobertura.

Fiz uma cobertura que uso normalmente em bolos de cenoura, não tem muitas medidas. Dessa vez eu medi:
100ml água
100ml leite
2 colheres (sopa) cheias de açúcar
2 colheres (sopa) cacau em pó
1 colher (sopa) manteiga

Coloque numa panelinha e leve tudo ao fogo, mexa de vez em quando, depois de uns 30 min vai engrossar, tire do fogo, bata por uns 3 min , e despeje sobre o bolo, fica uma cobertura mais cremosa, pela adição do leite.

*fiz metade desta receita, e coloquei numa forma redonda de 15cm.