21.7.20

coxinha (com massa de batata)


Descobri com essa vida de imigrante que certas saudades a gente não ameniza, outras saudades a gente cura com comida. Dia desses zapeava o instagram e vi a foto apetitosa de uma tigela com pinhões cozidos, o cheiro e sabor do pinhão vieram com intensidade na minha memória e fiquei sinceramente triste porque não poderia comer. Se eu não posso comer pinhão, jaca, jabuticaba, caju; se as mangas têm sabor de decepção e os maracujás têm cheiro de coisa alguma... ainda assim posso cozinhar alguns pratos preferidos.
Só fiz coxinha duas vezes na vida, mais pela diversão e curiosidade de aprender a fazer, pois sempre há boas coxinhas à venda em algum lugar. Queria esta versão com massa de batata, muito mais saborosa. congelei tudo e comemos coxinhas por uns dois meses às sextas-feiras. Meu marido é o fritador oficial da residência - eu fiquei com toda a parte trabalhosa do preparo e ele fritou à perfeição, com aquela casquinha super crocante :)

coxinha com massa de batata
recheio:
1 peito de frango cozido com osso e desfiado (reserve a água)
1 cebola picada
1 colher (sopa) extrato de tomate
caldo do cozimento
sal, pimenta
salsinha picada

massa:
1kg batata cozida e amassada
50g manteiga
2 gemas
1 cebola pequena, ralada
sal
¾ xícara caldo de cozimento do frango
9-12 colheres (sopa) farinha de trigo - medida aproximada

para empanar:
2 claras
farinha de rosca

Comece pelo recheio. Refogue a cebola com um pouco de óleo, junte o frango, extrato de tomate e um pouco do caldo do cozimento. Tempere com sal e pimenta. Deixe a água secar, enquanto os ingredientes pegam gosto. Não deixe o recheio muito úmido, pois isso dificultará no momento de enrolar as coxinhas. Finalize com a salsinha picada e deixe esfriar.
Para a massa, numa panela grande refogue a cebola na manteiga com um pouco de sal, deixe ficar transparente. Coloque as batatas, vá mexendo e junte o caldo do cozimento aos poucos, enquanto mistura bem, até sentir que esse purê começou a "secar" na panela. Adicione a farinha de trigo aos poucos, sempre mexendo bem. Retire a panela do fogo, junte as gemas e volte ao fogo para cozinhá-las. Quando desgrudar do fundo da panela e formar uma bola, está no ponto. Retire a massa da panela, transfira para uma tigela para esfriar. Se depois de fria a massa grudar nas mãos para enrolar as coxinhas, adicione mais farinha e misture bem. Molde as coxinhas.
Para empanar, passe primero as coxinhas na farinha, depois nas claras (dissolvidas com um tiquinho de água) e por fim na farinha de trigo.
As coxinhas ficarão mais firmes se você fritá-las no dia seguinte.