11.6.20

biscoitinho amanteigado


Quarentena dia 90. Sim, faço questão de contar todos os dias dessa loucura coletiva que vivemos. Algum grau de liberdade já conseguimos por aqui, como poder transitar num raio de 20km e os poderes policiais de prender quem furar o lockdown foram removidos. Assim como todos, também estou mental e emocionalmente esgotada desse cenário. Cheguei a cometer o mau gosto de escrever um texto imenso descrevendo minhas angústias, temores, dúvidas e reclamações sobre "tudo isso", mas o bom senso me chamou de volta e apaguei. Agora eu só quero um bom corte de cabelo para me livrar das pontas secas quando os salões reabrirem e sentir cheiro de maresia à beira-mar, mesmo com frio e chuva.
Por enquanto ainda não posso cortar cabelo com profissional, (ver o mar será possível no final de semana) mas posso comer estes biscoitinhos quando quiser. Eles são bem fáceis de fazer, basta ter manteiga em temperatura ambiente, e eu faço do jeito mais preguiçoso: uma tora de massa bem gelada e vou fatiando os pedaços para colocar na assadeira. Estes da foto eu usei cortadores porque foi um jeito de entreter minha filha por alguns momentos. Receita do livro Baking Unplugged, da Nicole Rees.

biscoitinho amanteigado
220g manteiga sem sal, temperatura ambiente
¾ xícara açúcar
½ xícara açúcar de confeiteiro
1 ovo grande
1 colher (chá) baunilha
pitada de sal
3 xícaras farinha de trigo
½ colher (chá) bicarbonato de sódio

Numa tigela grande coloque a manteiga e os açúcares, mexendo vigorosamente por 1-2 minutos. Junte o ovo, baunilha e sal e mexa até a massa ficar macia e cremosa. Junte a farinha e bicarbonato e mexa até ficar a farinha ser absorvida e formar uma massa. Divida a massa em dois, faça uma tora de massa com cada parte, embrulhe em filme plástico e deixe na geladeira por uma noite (2 horas também serve). Se preferir gele a massa e depois abra com um rolo e use cortadores. Pré-aqueça o forno a 180℃. Forre duas assadeiras com papel manteiga. Corte a massa em fatias de 1cm, disponha sobre as assadeiras e leve ao forno por 13-15min, ou até dourar levemente nas bordas dos biscoitinhos. Deixe esfriar bem numa gradinha e guarde em pote hermético.