15.5.18

granola com cardamomo


Mais uma granola simples, esta feita com ingredientes que não costumo usar com frequência, como o cardamomo colocado no final da preparação e que deixa um aroma bem especial. Na receita sugere servir com iogurte com pistilos de açafrão, mas eu preferi iogurte com compota de morangos :) Receita um pouco modificada do livro Masala & Meatballs, da Asha Shivakumar.

granola com cardamomo
2 xícaras aveia em flocos
½ xícara amêndoas laminadas
2 colheres (sopa) gergelim
pitada de sal
¼ xícara melado de cana (ou maple syrup)
¼ xícara óleo de coco
½ colher (chá) cadamomo moído
⅓ xícara castanha-do-caju sem sal
⅓ xícara nozes
¼ xícara coco ralado (usei fitado)
⅓ xícara uva passa
⅓  xícara cranberry seca

Pré-aqueça o forno a 160ºC. Forre uma assadeira grande e baixa com papel manteiga. Numa tigela grande coloque a aveia, amêndoas, gergelim, sal. Numa tigelinha coloque melado e óleo de coco, se for necessário derreta o óleo de coco previamente. Junte a mistura de melado à mistura de aveia, mexa bem, até tudo estiver bem envolvido na mistura líquida. Junte a castanha-do-caju, nozes e coco ralado, misture. Coloque tudo na assadeira e espalhe bem, leve ao forno por aproximadamente 40-50 minutos, mexendo toda a granola a cada 10 minutos para uniformizar a mistura. Retire do forno, adicione o cardamomo e mexa bem, por último coloque as passas e cranberries. Deixe esfriar e guarde em pote bem fechado.
  

1 comment:

  1. Olá Tatiane, não vivo mais sem granola, sempre tenho um pote dessa delícia para comer no meio da tarde, quase sempre com iogurte natural. A que tenho hoje é bem parecida com essa sua, a diferença é mesmo o cardamomo e irei acrescentá-lo na próxima vez para experimentar.
    Bjo e boa semana!

    ReplyDelete