15.1.18

crumble de cereja com amêndoa


Final do ano comprei mais cerejas do que conseguiria comer (sério, e eu amo cerejas!), e depois de mais de um quilo comido in natura já era hora de arrumar outro destino para estas frutinhas que só encontrarei novamente no fim de ano. Fiz este crumble sensacional, e com um pouquinho que restou preparei uma compota. Receita do Nigel Slater, Kitchen Diaries II.

crumble de cereja com amêndoa
750g cerejas
4 colheres (sopa) água
4 colheres (sopa) açúcar
1 colher (chá) amido de milho
suco de ½ limão

crumble:
1 xícara farinha de trigo
6 colheres (sopa) manteiga, gelada e cortada em cubos
4 colheres (sopa) açúcar demerara
¼ xícara farinha de amêndoa
2 colheres (sopa) amêndoas lascadas

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Lave as cerejas, retire os cabinhos e os caroços. Coloque-as numa panela com água e açúcar e deixe cozinhar, em fogo baixo, por 10 minutos. Coloque o amido de milho num copinho e retire cerca de 2 colheres de sopa do líquido do cozimento das cerejas e dissolva o amido. Despeje na panela, mexendo sempre até engrossar um pouco. Desligue o fogo, junte o suco de limão e coloque as cerejas num refratário previamente untado.
Para a farofinha, misture a farinha com a manteiga e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa úmida, lembre-se de deixar alguns pedaços de manteiga um pouco maiores. Junte o açúcar e a farinha de amêndoa. Coloque por cima das cerejas e por último, salpique as amêndoas lascadas. Leve ao forno por 35-40 minutos, ou até o crumble dourar levemente.
serve: 4 porções.