17.10.16

ginger ale caseiro


Sempre tive muita vontade de experimentar ginger ale, ou refrigerante de gengibre. Até que achei uma lata da Canada Dry, numa lojinha no bairro da Liberdade, aqui em SP. Confesso que não gostei muito, não. Achei doce demais e sem o sabor de gengibre que eu esperava. Decidi partir logo para a versão caseira, e adorei a ideia de fazer meu próprio refrigerante, cada vez que misturava água com o xarope testava uma versão diferente, mais concentrada ou mais suave, dependendo do dia, do clima, do prato que comia junto. Enfim, gostei muito, e achei bem propício postar nestes dias de calor intenso que está por aqui. Receita do livro The Best Recipes in the World, do Mark Bittman.

¾ xícara gengibre, picado em rodelas
1 xícara açúcar
2 xícaras água
água com gás, para servir

Numa panela alta coloque o gengibre, açúcar e água, deixe em fogo médio até levantar fervura, abaixe o fogo e deixe por 10-15 minutos fervendo (fique atento pois a fervura sobe muito rápido, ou use uma panela grande e alta). Espere esfriar, coe e guarde na geladeira por até 2 semanas.
Para servir coloque 2 a 3 colheres (sopa) da calda de gengibre (depende do seu paladar), complete o copo com água com gás, gelo e rodelas de limão, se assim desejar.
Aqui em casa a quantidade de xarope rendeu 3 litros da bebida.