5.5.16

pudim de caqui


Ando com um certo bloqueio para escrever posts, começo várias linhas, apago, começo de novo, apago, dou um tempo, volto, escrevo, apago... Parece que depois de mais de 450 posts os assuntos ficam redundantes, os adjetivos não variam, as histórias se repetem. Não quero fugir da proposta do blog, que é compartilhar receitas, não quero que seja apenas um fichário impessoal com receita-foto, também não quero fazer do blog um "querido diário", porque aqui é para mostrar receita (blog pessoal já tenho um há muito tempo, devidamente lacrado). 
Mas né, sou o que sou, e lá vai: caqui velho e passado, folheando livro à procura dos rolinhos de ameixa seca que vi no eat your books achei este pudim, achei interessante, achei diferente, fiz. Também achei feio e não queria postar, mas também achei gostoso. Acordei cedo no sábado, não queria fazer barulho para não acordar o resto do pessoal, então fui fazer foto do pudim para o instagram, gostei da foto, gostei do pudim, e por que não? Ah, coloquei noz moscada demais, achei muito ardidinho e combinei com doce de leite, mas na receita recomenda creme de leite batido. Desse livro.

pudim de caqui
2 caquis grandes, e beeeem passados (usei fuyu)
3 colheres (sopa) manteiga
2 xícaras leite
3 ovos grandes
¾ xícara açúcar mascavo claro - aperte para medir
¼ xícara açúcar
1 colher (chá) baunilha
1 xícara farinha de trigo
1 colher (chá) fermento em pó
1 colher (chá) bicarbonato de sódio
1 colher (chá) canela em pó
½ colher (chá) noz moscada
pitada de sal

Pré-aqueça o forno a  180ºC. Num refratário alto de 20 cm, coloque a manteiga e leve ao forno até derreter. Bata os caquis no processador até formar um purê, você precisará de 1½ xícara do purê da fruta. Numa tigela grande coloque o caqui, a manteiga derretida (deixe um pouquinho no refratário, para untar), leite, ovos, açúcares e baunilha, misture bem. Peneire a farinha, fermento, bicarbonato, junte a canela, noz-moscada e sal. Coloque todos os ingredientes secos na tigela e misture. Transfira a mistura para o refratário e asse por 40 minutos, ou até ficar dourado e seco no centro. Sirva com creme de leite batido.
rende: 8 porções, fiz meia receita.